domingo, 12 de outubro de 2008

A ciência da alma

Li, no "Notícias Magazine" uma entrevista a EDUARDO PUNSET, um investigador científico e escritor, autor dos livros: "Viagem à felicidade" e "A alma está no cérebro".

Alguns excertos:

"O milagre é que tenham decorrido tantos milhares de anos sem sabermos o que se passava dentro de nós. Quando vimos ao mundo dispomos apenas de 7 emoções básicas e universais, positivas como a felicidade e o amor, negativas como a raiva, o stress, o desprezo. Não nos ensinaram na escola que a felicidade é uma emoção básica e universal e que é transitória, não pode durar para sempre."

"Descobrimos que somos menos programados do que acreditávamos ser. Não conheciamos o peso enorme de cada experiência no subconsciente humano, que é tal que deixa uma marca que acaba por transformar a estrutura cerebral.. Estamos programados, mas para ser únicos."
"Daí a reconciliação entre neurologistas e psicanalistas: uns e outros admitem que há leis gerais de desenvolvimento cerebral, mas ao mesmo tempo a experiência quotidiana através do inconsciente marca a estrutura cerebral, o que faz com que cada indivíduo seja único."

"Uma das grandes descobertas que transformará a vida das pessoas nos próximos anos, é que agora sabemos que até aos 5 ou 6 anos de uma criança estamos a decidir o que vai ser a sua vida de adulto."

"O grande desafio de um hominídeo é outro hominídeo..... Se foste bem sucedido em explorar a mente do teu pai, mãe, irmãos, vais querer aprofundar o conhecimento do resto do mundo, ... a busca do amor do resto do mundo. Se isso não funcionar, vais sentir rejeição ou indiferença em relação ao mundo, ou, na pior das hipóteses, serás um psicopata, com vontade de destruir."

"O cérebro só assume o que o diverte, o que lhe agrada. Uma das grandes descobertas da neurologia moderna é justamente que, quando a informação não agrada ao cérebro, determinados circuitos se fecham. Não é que não assimile, simplesmente não ouve."

5 comentários:

Sun Melody disse...

Simplesmente muito interessante, eu digo que a verdadeira alma mora no coração e não na cabeça.

Pois a cabeça é apenas um jogador e o coração agarra o leme da vida.

beijo
Sun

Unknown disse...

para mim o maior problema de psiquiatras e psicólogos é que têm como objecto algo de estranhamente misterioso...o espírito humano, tão complexo e tão único!Acredito que haja caminhos que levem a coisas boas mas em muitos, muitos casos levam a inutilidades perigosas que se alimentam delas próprias, empolam o que é natural, buscam culpados quando eles não existem, levam a um lamber de feridas e a um olhar reflexivo sobre o próprio umbigo..sinto-me céptica o que é no mundo de hoje um sacrilégio.

reb disse...

Buscam, tão somente, compreender...
Não foi isso que a filosofia fez ao longo dos tempos? Interrogar-se para poder compreender...

Maggie86 disse...

essencial a junção da neurologia, medicina com a psicologia, só assim se poderá fazer verdadeira ciência e compreender verdadeiramente o ser humano, cada vez mais há menos preconceito e mais tentativa de coordenação.Quanto aos perigos, é obvio que existem mas com a evolução, serão cd x menores, é questão de confiar em quem tem formação pra poder ajudar.
cá pra mim, a alma está no cérebro e no coração:)

reb disse...

Concordo, a alma está no coração e no cérebro e em todo o lado.
ÀS vezes está na pele... :)

Somos alma em corpo, não é? Impossivel de dividir...