segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Animais que sentem compaixão

Ainda retirado do livro do Damásio:

"A essência do comportamento ético não parece ter começado com os seres humanos. Há estudos feitos com aves ( como os corvos) e em mamíferos ( como os morcegos, lobos e chimpanzés) que indicam claramente que espécies não humanas se parecem comportar, aos nosso olhos sofisticados, de uma forma ética. Exibem simpatia, apegamentos, embaraço e vergonha, orgulho dominante e humilde submissão. São capazes de censurar e recompensar as acções de animais congéneres."
" Numa experiência notável executada por Robert Miller e discutida por Marc Hauser, os macacos deixavam de puxar uma cadeia que lhes trazia comida, caso esse acto fizesse com que um outro macaco recebesse um doloroso choque eléctrico. Em tais circunstâncias, alguns macacos PASSARAM DIAS SEM COMER. De forma bem sugestiva, os animais mais susceptíveis de se comportarem de forma altruística eram aqueles que tinham conhecimento social prévio do animal que receberia o choque. "
in Ao encontro de Espinosa, António Damásio

2 comentários:

Margarida B. disse...

Olá REB, mais uma vez, obrigada pela teu comentário simpático no Monólogo.
É extremamente gratificante constatar que existem pessoas que se interessam, indirectamente, pela temática da Surdez. E fico, e outros surdos tb, satisfeita por esclarecer as questões que considere pertninente. Acima de tudo, somos pessoas como os ouvintes, apenas somos diferentes por não ouvirmos, e cm tal, as nossas vidas não serão muito, muito semelhantes às vossas. Apesar de tudo, considero-me afortunada, visto que existem muita, mesmo muita gente ouvinte ou não,em piores condições que a minha.

Já estou a alongar demasiado, mas hj deu-me pica, há bocado, para escrever demasiado:P

As minhas férias foram boas...e mt curtas...Espero que as tuas tenham sido óptimas, também desejo-te um bom regresso (sabes k admiro os "stores") e boa sorte com as aulas :D

Um abraço fraterno, estarei,qd puder, disponivel, para mais estorias sobre as minhas vivencias.

Qd tiver tempo, leio c mais calma o teu blogue, pk é um bocado filosófico e nao é atraves de "leituras na diagonal" k comente :)

Platão disse Não disse...

Bem me parecia que existiam animais mais educados e simpáticos do que nós ditos humanos! =)