segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Homenagem aos colegas que partem...

Este ano vou perder a companhia de alguns colegas mais velhos. Foi-lhes dada a possibilidade de se reformarem, ao fim de 30 anos de serviço ( penso ser esta a condição) mesmo que ainda não tenham atingido a idade de reforma. Serão penalizados financeiramente, mas, ainda assim, todos os que estão nestas condições vão aproveitar a oportunidade.O Ministério mete algum dinheiro ao bolso com isto, já que por cada efectivo que sai, colocará um contratado a ganhar menos uns euros. E esta é a única preocupação deles!Tenho pena. Tenho conhecido pessoas muito competentes, muito empenhadas e que, para mim, sempre foram uma referência. Sei que saem antes de tempo, que teriam ainda muito para dar, que ainda gostam de ensinar, mas, perante o estado em que se encontram as coisas nas escolas, quem é que não aproveitaria uma oportunidade destas?Saem antes de começar o ano da avaliação de desempenho de todos os docentes. Saem pq não querem avaliar colegas ou ser avaliados por eles, saem pq não querem perder horas infinitas em burocracias, papeis e mais papeis. Saem pq não querem entrar na farsa de ter que passar todos os alunos. Saem por uma questão de honra! Preferem guardar memórias de uma escola digna, em que cada um dava o seu melhor, em que os professores eram respeitados, em que não havia competições idiotas entre colegas por uma nota melhor. Saem pq ninguém sabe o que nos falta mais aturar da parte deste ministério...Tenho muita pena...com quem vou eu debater a melhor maneira de abordar um texto? Com quem vou eu conferir resultados de testes e verificar, em conjunto, por que razão a maioria dos nossos alunos não entendeu uma questão que nos parecia fácil?Por tudo o que aprendi com os colegas mais experientes, pela disponibilidade de ouvir-me quando os massacro com as minhas dúvidas, um imenso OBRIGADO!

2 comentários:

Margarida B. disse...

Isso é lamentável de se ler...Tive grandes professores, com P maiúsculo. Lembro-me das horas de apoio pedagógico em que estes batalhavam para que eu tivesse as competências da disciplina; aprofundavam a matéria das aulas; falávamos de tudo, da vida, da escola, da surdez. Saía da sala com um grande sorriso. Tenho imensas referncias de vulto no meu coração. Esses Professores eram a derradeira esperança da mudança para um país melhor. As mentes menos iluminadas não entendem isso...Fico preocupada...e o futuro? Os meus filhos terão profissionais competentes e dedicados como os meus antigos professores...As saudades das aulas são tantas...O feedback é sempre, sempre nostálgico. Um bem-hajam para aqueles que mais gostei: os mais exigentes, cultos, correctos, amigos, rectos, sem mais nem meio mais...

reb disse...

É muito bonito o que escreves, margarida...agradeço-te as tuas palavras!
Quanto aos professores dos teus filhos, não sei o que se pode prever, mas eu duvido que voltem os grandes professores. Infelizmente, duvido...
Tenhamos esperança que a nossa voz seja um dia ouvida e os governantes dEste país percebam que essas características que referes: a exigência e a empatia,saõ essenciais e que, mais do que dossiers bonitos para ter boa nota, os professores têm que se sentir bem nas escolas para não perderem a motivação.

Um grande beijo