sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A escola ideal

"Quem está no convento é que sabe o que por lá se passa". É assim o ditado?
Sei que não há ideais... ainda assim, continuo a imaginá-los e a acreditar que são mais realizáveis do que se pensa...

A minha escola ideal seria pequena. Pouco volume de pessoas num espaço aberto. Haveria jardins cuidados, espaços exteriores bonitos, que se veriam das janelas das salas de aula. As salas seriam arejadas e haveria ar condicionado para temperar o calor de verão e o frio de inverno. Haveria conforto e cores claras e os alunos não sentiriam vontade de sujar e destruir. Teríamos 15 alunos por turma. O professor poderia ajudar cada aluno e dedicar-se mais àqueles que têm mais dificuldades. Cada aula duraria apenas 1 hora ( e não 1hora e meia, o que satura tanto alunos como professores). Todos os alunos terminariam as aulas às 15.30 e passariam o resto do tempo em suas casas, ou bairros ou a praticar outras actividades. Não passariam 8 horas por dia fechados na escola.
Não haveria barreiras arquitectonicas. Haveria professores especializados para companhar alunos com deficiências ou grandes dificuldades de aprendizagem. Estariam dentro da sala de aula e apoiariam o aluno, em conjunto com a professora da sala. Haveria gabinetes em que estes professores dariam apoio individualizado a quem precisasse.
Respiraríamos tranquilidade e bem-estar, e aprender e ensinar seria , para todos ,aquilo que realmente é: um prazer!

Nesta fase de preparação de arranque do novo ano lectivo, olho para o meu horário e para o horário dos meus alunos. Reparo que as turmas têm 26 alunos, dos quais muitos são repetentes e, sei, pouco motivados. Vejo que tenho algumas turmas ao final da tarde ( qdo já estão saturados de várias aulas seguidas), penso que cada aula dura 90 minutos, respiro fundo e penso: " Lá vai começar mais uma aventura. Espero ser capaz, mais uma vez , de os cativar, de conseguir que todos aprendam alguma coisa do que vou ensinar, espero que não sejam muito malcriados, espero, espero..."

Este início é sempre ambíguo: a curiosidade, a expectativa e aquele "medinho" que se tem das "coisas difíceis" :)

3 comentários:

Margarida B. disse...

Olá!
Quando eu puder, explico com mais detalhe as dúvidas que expôs no meu blogue acerca da surdez. Essa escola ideal...é quase surreal. Por falar em escola...que saudades da minha antiga escola...Mesmo.
Tenho um pressentimento que este ano lectivo irá correr da melhor maneira...pk denoto que deves ser uma excelente professora: preocupas com os alunos,não como um todo, mas como seres individuais. Muitos professores não sabem lidar isso nem com os alunos especiais, e fico feliz por constatar que existe mais uma professora que se interessa pela tematica da surdez e de outras deficiencias. Se precisar de esclarecimentos, fica aqui o meu email egyptian_g1rl@hotmail.com.

Beijinhos :)

reb disse...

obrigada pelo incentivo, margarida!

Embora poucos saibam, a ansiedade do início do ano não é exclusivo dos alunos :)

A minha escola ideal, que parece irreal, é inspirada na escola finlandesa, onde as turmas não têm mais do que 15 alunos e, aqueles que demonstram dificuldades, são acompanhados desde o início por professores especializados. Ninguém fica de fora...

Na minha escola, situada num bairro problemático da periferia de lisboa, tinhamos, até ao ano passado, uma única vantagm: as turmas não podiam ter mais do que 20 alunos. Este ano, todas essas escolas consideradas de "intervenção prioritária" perderam essa benesse. Passaremos a ter turmas de 25/ 26 alunos. Mais 5 ou 6 aluinos problemáticos numa turma não é fácil!
Enfim...há que ter força e coragem e nunca perder o entusiasmo! Estou nessa: a preparar-me para o que aí vem :)

Platão disse Não disse...

ola :)

passando a responder à questão que deixaste no blog, In. R. sou eu :) lol, poderás ler os meus textos aqui (o outro blog que surge):


http://terradosparvos.blogspot.com/