sexta-feira, 12 de setembro de 2008

"A partícula de Deus"

Imagino que físicos de todo o mundo estejam com os olhos postos em Genebra, onde decorre uma experiência destinada a reproduzir, com um acelerador de partículas, as condições físicas da origem do Universo.
A ideia é extraordinária e só hoje, ao ler uma pequena notícia no jornal, percebi um pouco do que se espera encontrar.
Segundo li, espera-se confirmar a teoria de Higgs sobre a existência de uma partícula com o seu nome ( bosão de Higgs), que é conhecida como a "partícula de Deus", e que originou a explosão prevista na teoria do Big Bang.
Este físico de nome Higgs ( actualmente com 79 anos) tem como rival um outro físico, Stephen Hawking que apostou 100 dólares em como o tal bosão de Higgs não existe. ( Acho pouco para uma aposta destas:)

Imagino a ansiedade dos 2 senhores...
Eu, que nem sei o que é uma partícula subatómica, partilho da curiosidade dos "não-físicos" e, já agora, gostava de saber se sempre houve Big Bang ou não...

2 comentários:

nelio disse...

duvido muito que se chegue a alguma conclusão. duvido muito que esse tal acelerador consiga mesmo reproduzir as condições existentes aquando do big bang... nisto sou mito céptico e acho uma pretensão enorme nossa em pensarmos que alguma vez vamos entender toda a realidade. somos apenas um bichinho pensante (às vezes muito pouco pensante) aqui num cantinho do universo. temos apenas 5000 anos de civilização e já queremos absorver o todo? só uma espécie de saber limitado pode pensar que seu saber é ilimitado.

reb disse...

Ainda que não cheguem a nenhuma conclusão, acredito que seja muito excitante para esses investigadores que tratam essas partículas por tu :)