segunda-feira, 29 de setembro de 2008

É o mercado, estúpida!

O congresso americano chumbou o plano Bush para "resolver" a crise! Com eleições à porta, ninguém se queria responsabilizar pelo descontentamento dos cidadãos que veriam os seus impostos agravados.
Eu, estúpida que sou nestas matérias, pergunto: "O que se está a passar?" "Para onde foi o dinheiro?"

Então, a lógica era o mercado livre, o estado não teria que regular coisa nenhuma, quem sabia do assunto eram os "senhores do dinheiro"...e agora deparamos com nacionalizações de bancos, até na europa?!
Man, o socialismo vem salvar o capitalismo da crise do capital??

Somos nós, contribuintes, que teremos de pagar a recuperação da banca, sob pena de nos cair a crise em cima??

Alguém entende alguma coisa disto?

7 comentários:

Woody disse...

É mesmo paradoxal chegarmos a um ponto em que é a intervenção do Estado na economia que vem "salvar" o Capitalismo.
E chega a ser hilariante como devido a uma espécie de orgulho capitalista ferido vêm vender estas medidas às pessoas como sendo potencialmente criadoras de riqueza...

reb disse...

É o total paradoxo não achas?
Diziam horrores das intervenções do estado e agora recorrem a elas?

Sabes explicar-me o que aconteceu ao dinheiro todo que tinham? Que eu saiba, há bem pouco tempo falavam de grandes lucros e davam indemnizações escandalosas aos que de lá iam saindo...
Não percebo esta lógica, se é que há alguma...

Unknown disse...

a lógica é a do capitalismo!! o que dá lucro deve estar com os privados e o que não dá com o EstadoiPois minha cara Reb, não é e que eu saiba muito do assunto mas o que sei dá para entender: os mercados são livres, há a globalização...a concorrência, é preciso ter lucro ,daí a invenção do subprime que corresponde a um quadro virtual.fazem-se empréstimos com juros altos , vendem-se as dívidas e joga-se na bolsa ,conseguindo-se lucros fabulosos e assim sucessivamente. Mas quem está na base- as pessoas. atafulhadas de dívidas provenientes dos empréstimos deixam de poder pagar e aí e´que a porca torce o rabo porque não há dinheiro na base da pirâmide...entretanto os bancos já pagaram ordenados loucos aos seus quadros e aos accionistas ...de repente tudo se altera .Os bancos que não têm dinheiro colapsam em cadeia e as acções caem a pique!Aqui del rei que venha o estado pagar com o dinheiro dos contribuintes..e o pecado da nacionalização socialista passou a ser a salvação.Curiosa a situação!! São princípios socialistas que vão salvar o capitalismo11

reb disse...

O conceito de subprime é uma coisa que não consigo entender bem. Tem a ver com especulação imobiliária, não é?
Até onde vai a virtualidade da coisa? Se tudo fosse virtual bastaria injectar, virtualmente, milhões nas bancas falidas. Mas o que lá se injecta é dinheiro ( dos contribuintes).
Do que depreendo, o mercado livre e sem qualquer regulação do estado é uma loucura total, em que a ganância leva a cometer as maiores irracionalidades e, aqueles que sempre defenderam a total autonomia do mercado, agora "sugerem" que o estado os salve do colapso...
O Marx tinha razão quando dizia que o capitalismo continha, em si, a génese da sua própria destruição. Era, realmente, um visionário.

Unknown disse...

tanto quanto entendo o subprime é um lucro virtual...surge principalmente nos bancos de investimento, eles investem um dinheiro que não possuem com os chamados produtos financeiros que prometem lucros fabulosos. Então os bancos aplicam os dinherios dos depositantes nesses produtos com promessa de juros fabulosos...o que é preciso é investir!As hipotecas no imobiliário é outra das facetas mais importantes, emprestimos até 50 anos com juros elevadíssimos e as pessoas esfalfando-se não por pagar as suas propriedades mas os juros que vão directamente para os bancos...loucura total num mundo realmente virtual da especulação....porque quando porque as pessoas se encontram impossibilitadas de pagar tudo entra em colapso...porque a base (o dinheio) deixa de existir

Margarida B. disse...

Eu também nao entendo...lol
Ñ podemos ser "expert" em tudo!
Beijinhos
P.S. Essa crise, tornou-se um bom pretexto a ver se entendo o motivo de a malta dos mercados financeiros pular, agitar, lançar gestos esquisitos aos colegas, usar dois telefones em simultâneo, lançar toneladas de folhas de papel ao chão, berrar e saltar para cima da secretária...

reb disse...

Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é ou o que gerou a crise americana, segue breve relato económico para leigo entender... rsrsrsrs.



É assim:

O Ti Joaquim tem uma tasca, na Vila Carrapato, e decide que vai vender copos "fiados"aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.
Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose do tintol e da branquinha (a diferença é o sobre preço que os pinguços pagam pelo crédito).

O gerente do banco do Ti Joaquim, um ousado administrador formado em curso muito reconhecido, decide que o livrinho das dívidas da tasca constitui, afinal, um activo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o "fiado" dos pinguços como garantia.

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrónimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (os tais livrinhos das dívidas do Ti Joaquim).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e a tasca do Ti Joaquim vai à falência. E toda a cadeia sifu...deu.

Viu... é muito simples...!!!




Acho que fiquei a perceber melhor a coisa :))