quinta-feira, 10 de julho de 2008

A intuição

Vivemos uma época de mudança. O racionalismo que dominou o nosso pensamento desde o Século das luzes começa a ser posto em causa por investigadores de várias áreas. A razão, só por si, não explica toda a complexidade das pessoas e do universo. Em vez do regresso ao obscurantismo religioso e infudamentado e às superstições e outras crenças, começam a cruzar-se estudos de várias ciências que parecem enriquecer-se mutuamente... e talvez comece uma nova era do pensamemto...
O texto que se segue foi-me enviado por email pela ZIB, e é retirado de uma entrevista ao psicólogo alemão Gerg Giegerenzer, a respeito do seu livro: "Se não seguisses a intuição, estarias paralisado" ( tradução livre...)

"A intuição é a inteligência do inconsciente. É uma inteligência sem pensamento consciente. Sem ela estaríamos paralisados e impossibilitados de tomar qualquer decisão."
"Uma decisão 100% racional implicaria pesar inúmeros factores, prevenir todas as consequências, medir todos os custos e benefícios, cruzar friamente milhares de variáveis."
"As minhas investigações revelam que pessoas com altos cargos executivos tomam as suas decisões de modo intuitivo. E revestem-nas de informações de consultoria, dados de assessores, elementos que façam parecer que são decisões racionais."
A intuição era valorizada na Antiguidade: estava vinculada à "inspiração celestial". Quando se enfatizou o raciocínio, a intuição perdeu credibilidade."
"Hoje em dia começa a compreender-se melhor que se trata de uma capacidade humana muito valiosa, uma ferramenta muito poderosa que deve associar-se à razão."
"A intuição, por exemplo, sabe ler num rosto e extrair conclusões instantâneas que a razão não chega a alcançar:"

Confiemos, pois, na nossa intuição! :)

4 comentários:

Sun Melody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sun Melody disse...

Ora nem mais.

Foi através da intuição, que encaminhei ao desconhecido, uma chama ponderosa prendia-me, e senti que tinha asas nos pés, de bailado.

O caminho ao IC, foi precisamente de modo intuitivo, álias tenho contudo uma história descritiva do meu sonho de embalar, um sentimento inexplicável pautado pela mente intuitiva. No fundo o inconsciente fazia-me olhar a cada esquina, replecto de sinais assustadores:


"Tudo começou a encaixar-se como as peças de um simples puzzle, capaz de despertar todas as impressões invulgarmente por um toque e encantamento.

Um sonho povoado de imagens a beber espaços e sinais esculpidos em pormenores intensos, um bando de crianças inocentes pertencentes a um grupo. Ambos carregavam instrumentos musicais, no descampado verdejante, longe de tudo, do rebuliço e da desordem!

Olhei em sobressalto para uma delas, cabelo curto á rapaz, a face arredondada, o primeiro olhar imprevisível, um sorriso encantador, as próteses auditivas bem visíveis.

Contemplava, admirada e boquiaberta. Inerte, de corpo paralisado no impulso que urgia o momento.

Um jogo de palavras silenciosas.

A telepatia, o renascimento de um vulto figurado, uma cópia da minha humanidade, o “eu” existente. Ela é eu. Eu vi-me no seu (meu) reflexo.

Tinha nas suas (minhas) mãos, uma Flauta preta.

Ela é a minha (foi) mensagem, o toque desesperado que em tempos de tempestade emanava um floco alaranjado da minha Surdez. Um homem, desconhecido empoleirado de frases soletradas, a incompreensão e frustração do seu não entendimento fez com que me assustasse ventos ondulantes.

Chamou a criança surda, e pegou num pincel. A acção e os gestos transformaram-se em palavras.

As cores, violeta e azul estampadas na sua (minha) face."

Acordei, com o sol a brilhar no alto do céu, parecia ter feito uma grande descoberta! Interroguei para dentro dos meus botões o significado de toda esta envolvência, e em palavras que não confudem com a sua beleza deslumbrante.

Viva a intuição!

Beijinhos

Pedro disse...

eu, racionalmente estou a montar uma cozinha! hoje os armários superiores estão montados e ficaram lindos!!!

finalmente começo a ver alguma luz ao fundo deste túnel chamado cozinha esventrada :-)

[a poesia seguirá dentro de momentos, qdo eu recuperar a energia de andar a carregar, montar, subir, alinhar, ajustar, descer armários e portas de armários!!]

reb disse...

Sun, tu és uma pessoa liiindaaa!!

Um dia escrevemos um livro juntas :)
Já agora convidamos tb a margarida e a silencebox, ok?
beijinhoss