A C.P.L.P. ( Comunidade de povos de língua portuguesa) é uma organização com princípios diferentes das outras comunidades existentes de países ex-colonizadores e ex-colonizados. Na Commonswealth ou na Comunidade Francófona, o país-mãe tem hegemonia sobre os outros.
Na de língua portuguesa, o modelo baseia-se em valores como a igualdade, fraternidade e solidariedade entre os 8 países que a compõem. Em termos práticos isto resulta em coisas tão simples qto isto: qualquer cidadão de um destes países que se encontre o estrangeiro pode recorrer às embaixadas de um dos outros, caso não haja representação do seu.
O peso de cada país em decisões da comunidade é igual, trate-se de um país pequenissimo como S.Tomé e Príncipe ou do gigantesco Brasil.
Imginemos que este era o modelo seguido pela União Europeia!!
Todos os países ratificariam a constituição, não é verdade?
Enfim, mais uma "ideia a difundir pelo mundo" ( Agostinho da Silva)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Parece que desta vez comungamos da mesma opinião...são princípios extraordinários que só orgulham os falantes de português e vêm dar razão ao visionário Agostinho da Silva...e também comungo de que seria óptimo que os mesmos princípios enformassem a UE.Infelizmente não é assim há o motor franco-alemão, há os ingleses..os espanhois. E nós pequenotes pouca força temos...mandaram-nos destruir barcos,, a nós que temos a maior costa marítina da Europa e vemos hoje os espanhois alegremente a pescar nas nossas costas. Vamos invocar a utopia...pode ser que o exemplo da CPLP vingue...mesmo que daqui a mujitos, muitos anos...quando o AS falou na comunidade de língua portuguesa chamaram-no lunática.É assim que o MUNDO PULA E AVANÇA...para já imensos países querem aderir como observadores...Os francófonos e a Commonwelth((não sei como se escreve)devem estar surpreendios...Hoje estou como tu: viva a utopia!
Eu sabia que tinhamos isso em comum: acreditamos em utopias! :)
As utopias não são mais que previsões futuras!
Também não me consigo conformar que, tendo nós a maior área marítima da europa, sejamos obrigados a virar as costas ao mar...
E custa-me que muitos portugueses aceitem isto como se fosse "normal": os países grandes decidem o que devemos fazer...
É aí que reside a nossa resignação. Merda! Sejamos orgulhosos!
Temos muito mais a ver com os países da C.P.L.P do que com os tais "grandes" do centro europeu. Não está na cara?!
A C.P.L.P. vai dar uma lição ao mundo! E o Agostinho da Silva foi realmente um visonário ...
Tens razão...acho que não temos muito poder reinvindicativo...portamo-nos como bons alunos!E sabes como podemos dar a volta a isso?Com a CPLP...se se fortificar ( e o Brasil vai ser um dos maiores países do mundo em termos económicos...e Angola não tardará a ser a grande potência africana) nós vamos ser mais ouvidos e respeitados.É gira a história...tudo isto tem a ver com os nossos descobrimentos!E isto sem patriotismos balofos mas somos herdeiros do que eles criaram.O Pessoa tem sobre essa m atéria ideias estranhas e cabalísticas mas está na onda mais comezinha que nós defendemos.O AS sim é nesta matéria nosso companheiro
É isso que eu tb sinto: há um retorno. Em apenas 30 anos conseguimos tornar-nos companheiros dos nossos ex-colonos.
Isto deve ser uma coisa única na história!
De exploradores passámos a irmãos.
Nem resquicios do passado....é bonito isto!
O Fernado Pessoa tinha outro tipo de conhecimentos que não dominamos, mas tinha a mesma visão que o A.S.....Chamemos-lhe 5º império, mas um imperio de fraternidade, pq a língua portuguesa é uma pátria com belos valores e um exemplo para o mundo :)
Hoje deu-nos para o patriotismo!Só nos falta a bandeira! Mas não há dúvida que a CPLP é de facto um exemplo para o mundo!
Enviar um comentário