sábado, 29 de março de 2008

A minha subjectividade objectiva- Fernando Pessoa

Cada um de nós percepciona o mundo de uma forma muito própria. Levamos uma vida inteira a tentar a objectividade, para podermos comunicar. É fácil estarmos de acordo quanto a designar as coisas pelos seus nomes: um copo é um copo, o mar é o mar. Mas qdo queremos atribuir qualidades a essas coisas, começa a tornar-se mais difícil: o que para uns é bonito, para outros pode ser feio ou assim-assim, o que para uns desperta sentimentos ou emoções, pode ser indiferente para outros.
Às vezes, como por milagre, duas pessoas estão a ouvir uma música e sentem coisas mto parecidas, ou estão a olhar para o mar e sentem que o outro está a emocionar-se de uma forma semelhante.
Quando o nosso "universo pessoal" se toca com outro "universo pessoal", o amor torna-se uma coisa séria :)

10 comentários:

Tão só, um Pai disse...

Percebo pouco do amôr, o dos amantes. Cada vez menos. Do pouco que lhe conheci, percebi, que há o comungar, o respeitar e o adorar as diferenças. Fujo das almas gémeas, procuro um coração gémeo, o que me valoriza a diferença, com infinita confiança e paciência, o que se dá sem exigência, como eu, em sorriso.

idadedapedra disse...

és mesmo um capricórnio ó tão só um pai :).
Percebi há pouco tempo como as almas gémeas podem ser prejudiciais, devastadoras mesmo...
Conheço-te mais aqui do que no teu blog :)

Tão só, um Pai disse...

:) sabes, é que tenho outro blog, mas esse é sombriamente capricorniano :)

reb disse...

Ena, dois capricórnios :) Haja diversidade!
Eu sou gémeos ( talvez por isso precise de uma alma gémea:) )

Para mim, alma-gémea ou coração-gémeo é a mesma coisa. Não são pessoas iguais ( não são clones) são seres em que o que um sente faz eco no outro. O contrário disso, para mim, é a estranheza. Não há nada pior que estar com alguém que "fala outra linguagem", não entende o que estamos a tentar comunicar ou é-nos opaca. Essa sensação é terrível, e eu prefiro mil vezes a solidão a isso!

idadedapedra disse...

O meu último amor foi o único em que eu achei que tinha encontrado uma alma gémea. A sensação era: cheguei a casa. Nunca tinha sentido isso, garanto-te. E depois... foi desastroso. Mas continuo a achar que é minha alma gémea, embora saiba que nunca mais o poderei ver, sob pena de voltar a cair

idadedapedra disse...

para mim alma é aquilo com que nascemos, coração aquilo em que nos vamos tornando...

Tão só, um Pai disse...

nã, nã, rev, um coração gémeo é muito mais difícil de encontrar. As almas gémeas perdem a sintonia, porque ninguém é imutável. Os corações gémeos não, nunca estão sincronizados mas,quando passam um pelo outo, atraiem-se, adivinham-se, sintonizam-se, numa sintonia em que, nem a distância, nem o tempo, os separa. É coisa perigosa, deixa marcas lixadas, que só outro coração gémeo amaina, mas não apaga. Os coraçoes gémeos deixam, para sempre, um bocadinho de si, um dentro do outro. A sua recordação traz-nos um sorriso de saudade, sem mágoa. Às vezes, traz-nos a vontade dum reencontro, sorridente.
Mas, é como vos digo, do amôr não percebo nada porque, quando o sinto já não penso. Fico perdido e demente. Pior. Quando penso que estou livre e seguro, que controlo a situação, de repente levo um encontrão. Com o tempo, aprendi a não cair, logo, no chão, cambaleio, consigo resistir e seguir. A malta tem que proteger o coração ... enquanto pode.

idadedapedra disse...

Meus caros bloguistas, muitíssimo obrigada. Acabei de fazer uma descoberta importantíssima para me gerir.
Aquele que é minha alma gémea não é de maneira nenhuma meu coração gémeo!!!! Conclusão brilhante! Muito obrigada. Nem imaginam o que isso me alivia!
PS: Já conheci em tempos um coração gémeo, mas como era muito novinha não me apercebi disso; somos muito amigos actualmente

reb disse...

Engraçada essa dicotomia que voces descobriram :)
Para mim, é só uma questão de palavras: alma/ coração.
A descrição de coração- gémeo feita pelo "tão só, um pai" é semelhante à que eu faria de alma-gémea.
O que é a alma?
Não é a palvra que usamos para falar de todo o nosso ser ( sem deixar nadinha de fora)?
Falamos de coração quando nos referimos so nosso lado afectivo e de cabeça/ mente qdo se trata do nosso lado racional. A verdade é que amamos com o coração e a cabeça....ou seja: com a alma :)

idadedapedra disse...

bem, por hoje despeço-me, foi muito bom esta coneverseta para ajudar a passar um dia fechada na clínica.
Bem hajam, como dizia não sei quem :)