segunda-feira, 31 de março de 2008

Sexualidade e reprodução

Todos os animais acasalam com o objectivo de se reproduzirem e, assim, dar continuidade à sua espécie. Nos humanos existe uma coisa curiosa: o homem, biologicamente falando, pode reproduzir-se de cada vez que tem uma relação sexual com uma mulher...mas, a mulher é fértil apenas uma semana por mês, e tem órgaõs genitais cuja única função é o prazer, independente da função reprodutora.
Que eu sabia, as fêmeas de outras espécies só copulam no seu período fértil e têm como único órgão sexual externo uma vagina.
O que teria Deus em mente qdo nos fez assim ;)

17 comentários:

Tão só, um Pai disse...

... o Adão deve ter sofrido, quando lhe tiraram esse bocadinho ... desde então, os homens só o querem de volta ...

idadedapedra disse...

... hum... ouvi dizer que não somos as únicas fémeas assim. Tenho que me informar melhor, mas acho que eram as éguas... não tenho a certeza.
Mas isso da nossa genitalia, tem que ter uma explicação científica qualquer.
Ontem estava a ler um livro que dizia assim lá pelo meio: "não devemos tentar encontrar uma explicação para as coisas que a não têm". Não discordo, mas eu sou cientista, certo?, e por isso até prova em contrário terá que me ser explicado duma forma científica. E se não tiver explicação, então é porque a nossa ciência ainda não a descobriu. oruqe a ciência só tenta descodificar o universo. E provavelmente, se a raça humana existisse o tempo suficiente, conseguiríamos explicar tudo o que é transcendente. E acho que a transcendência não ficaria menos bonita por isso. Era assim como fazer uma psicanálise do mundo; perceber as razões; as coisas mantêm-se como estão mas percebem-se

JR disse...

Então e os chipanzés?
E a homosexualidade entre os machos chipanzés?
E as espécies hermafroditas? Estas é que devem gozar...

idadedapedra disse...

ora, a homossexualidade é uma coisa normal entre os animais; eles não têm preferências, acho eu. Só que aquilo só funciona com o sexo oposto, daí que fique garantida a reprodução...
Mas sim, acho que é verdade que há prazer sexual nos animais, mesmo nas fémeas. Por curioso que seja talvez a penetração seja a única coisa que não lhes dê prazer a elas...
Reb, não te queixes do conteúdo, foste tu que falaste de sexualidade :)

reb disse...

:) A homossexualidade é outro assunto, e, sim, concordo que há em outras espécies, embora só entre machos :)
O que acho curioso na espécie humana é, no caso das fêmeas, terem órgãos de prazer independentes da reprodução ( enqto os machos não têm). Penso que somos as únicas fêmeas com uma genitália tão difusa ( não sei como chamar-lhe:))...mas já agora, idadedapedra, gostava que investigasses as´éguas ( embora eu já tenha observado e me pareça que não há ali mais nada :)
Sim, concordo que haja uma explicação científica para quase tudo, embora o "quase" permaneça injustificável provavelmente ad eternum :)
Talvez, com a evolução da espécie, as mulheres tenham aperfeiçoado essa "arte", que se traduziu numa mudança exterior. Como são as nossas primas chimpanzés?

Por alguma razão, em algumas tribos, as meninas são excisadas...

reb disse...

Mais do que psicanálise do mundo, eu gostaria de estudar psicanálise do universo :)
Concordo, perceber as coisas não lhes tira a beleza nem o mistério...

Tão só, um Pai disse...

:) sim senhor ...e eu a tentar explicar-me por parábolas ...

idadedapedra disse...

Bem, ainda não fui investigar nada mas passou-me isto pela cabeça.
Durante o desenvolvimento do embrião (portanto, antes dos 3 meses de gravidez), macho e fémea são iguais, iguaizinhos-zinhos-zinhos. Depois começam a diferenciar-se: nos machos, o pénis desenvolve-se e os testículos, que estavam dentro da barriga tal como os ovários, descem para o escroto; a vagina não se chega a formar e o orifício vaginal encerra-se, deixando aquilo a que se chama o rafe mediano. Nas fémeas o pénis não se desenvolve mas deixa lá o resquício que é o clitóris; os grandes lábios são o resquício do escroto e os ovários ficam onde se formaram; o orifício vaginal não se encerra e forma-se a vagina. Acho que é mais ou menos assim, mais coisa menos coisa. Pronto, até aqui é ciência pura, não há que enganar.
Na evolução das espécies será que as fémeas que tinham maior sensibilidade clitoridiana estavam mais receptivas à corte dos machos e portanto acasalavam mais e portanto propagaram mais os seus genes do que as outras?
Não faço a míinima ideia se isto é assim, mas vou tentar investigar na net se há alguma coisa sobre isso
(hehehe, sou mesmo cientista carago!)

idadedapedra disse...

http://news.softpedia.com/newsPDF/The-Largest-Clitoris-in-the-World-45527.pdf
Espreitem este link (Reb, tens que fazer copy e pôr lá em cima no sítio dos endereços, ok?:)).
A hiena tem um clitoris tão grande que chega a parir por ele!!!
Ao que parece todas as fémeas mamífero têm clitoris. Não fazia a mínima ideia, mas vi em vários sites e dizam o mesmo.
Estudar medicina na net eu sei porque sei quais são os sites fiáveis, agora isto é mais veterinária, por isso não sei se é fiável as informações que encontro

Tão só, um Pai disse...

:) parece uma cenoura do entroncamento:)

reb disse...

Acabei de ver o site e nem queria acreditar!!
Tenho uma mamífera em casa (cadela) que não tem nada disso :)
As tuas têm, idadedapedra? Tu tens de espécies diferentes, importas-te de investigar? ;)
A explicação científica para os órgãos externos tem toda a lógica....de facto há correpondência com os órgãos masculinos...mas, ainda assim, convenhamos que somos o único género que tem órgãos específicos para o prazer independentemente da função reprodutora.
Ah, como eu gosto de aprender convosco:)

idadedapedra disse...

pronto, já fui estudar e já sei: as "mamíferas" têm clitoris sim senhor. Embora não se veja na tua cadela isso é porque aquilo que nós vemos não é o orifício da vagina mas sim a vulva: é o correspondente aos grandes lábios das mulheres. O clitoris fica mais para dentro. http://www.saudeanimal.com.br/artigo95.htm

reb disse...

Está explicado:)

Uma coisa me ocorreu qdo referiste as hienas: pq será que riem tanto? :)

idadedapedra disse...

essa foi muita boa Reb, puseste-me a rir às gargalhadas

JR disse...

Mas olha que as hienas parece que só o fazem uma vez por ano... (sujeito a confirmação)

reb disse...

só riem uma vez por ano? ;)

JR disse...

Não...
Rir riem sempre... Sexo é que parece que é só uma vez por ano...