sexta-feira, 28 de março de 2008

"A verdade é inacessível aos olhos...", Saint-Exupéry

Dizia a raposa ao Principezinho, quando lhe explicava como eram os sentimentos dos humanos: "A essência capta-se com o coração, é inacessível aos olhos".
Muito tenho pensado nesta frase, e se há mtos anos me parecia completamente verdadeira, hoje tenho dúvidas. Acho que o que há de mais verdadeiro num ser humano é o olhar. A questão é: sabemos nós olhar nos olhos do outro e ver?

As palavras servem para mentir, mas os olhos não têm essa capacidade...

17 comentários:

Maggie86 disse...

nao concordo muito, penso q esses olhos que aparecem no principezinho são o interior da pessoa e não os olhos em si, o q ele queria dizer era q numa primeira impressão, não se vÊ como uma pessoa é realmente.
mas sim, nos olhos está a verdade, ninguém consegue mentir com eles...

reb disse...

Compreendo este comentário. Há a célebre frase: "As aparências iludem". Ainda assim, penso que, com o tempo e a experiência, desenvolvemos a nossa intuição, e passamos a conseguir "ver" melhor o que está dentro daquela aparência...
Ainda nos enganamos às vezes, mas cada vez menos...

ZIB disse...

Completamente de acordo, “as palavras servem para mentir, os olhos não têm essa capacidade”. Os olhos são “o espelho da alma”, e aqueles que mentem, que não estão a ser sinceros, não conseguem “manter” o olhar quando alguém os encara. Mas os olhos vêem e falam, mas não sentem, apenas podem transmitir aquilo que sentimos.
E sobre a frase de Saint-Exupérit, eu interpreto que “a essência que se capta com o coração e que é inacessível aos olhos”, se refere aos sentimentos que só são sinceros quando os sentimos com o coração. Os olhos vêem, e muitas vezes delatam-nos se mentimos, mas se só “olharmos”, não sentimos. “Sentir” é mais profundo, por isso ele diz que a essência só a capta o coração. A vista é um dos 5 sentidos que, tal como o tacto, são a porta de entrada para o que depois o coração capta e transforma em essência, em sentimento. Não o vês assim?
ZiB

reb disse...

Tem graça como cada um de nós ínterpreta esta frase de maneira diferente. Tu, zib, colocas a questão no "eu" e eu colocava no "outro". Ou seja, eu intepretava assim: com os meus olhos eu posso ver mais do que a aparência do outro, se tiver olhos que vêem o que os olhos do outro me estão a transmitir( esteja ele a mentir ou não); e tu colocas a tónica no "eu", se eu "vir" o outro com o meu sentimento por ele, descubro muito mais coisas nele do que se o vir sem o sentir. Penso que a tua interpretação é que está correcta, e finalmente consegui compreender a frase :)
Talvez a maggie quisesse dizer o mesmo que tu...

idadedapedra disse...

pois... eu também sempre interpretei como a zib...
Por outro lado acho também que há pessoas que mentem também com os olhos, até porque muitas vezes mentimos aos outros quando estamos a mentir a nós próprios...

Tão só, um Pai disse...

A verdade é uma mentira em lista de espera. O outro, o que ele é ou não o é, será sempre o que nós quisermos. Mas, senti-lo, ao outro, sentimo-lo , aqui dentro, respirando-o, até nos silêncios dos olhos vazios de um cego.

reb disse...

Mentimos tb a nós próprios- é verdade, concordo!
Mas, olhos mentem menos que palavras, não é?
Penso que o olhar é uma das expressões corporais, mas há mtas outras, como diz o último comentador, ao falar na intensidade do silêncio dos olhos vazios de um cego.
Já me aconteceu estar a ouvir "mentiras" de uma pessoa que não sabia que estava a mentir, e sentir isso no seu olhar fugidio e na expressão do seu corpo...

idadedapedra disse...

adorei a frase "a verdade é uma mentira em lista de espera". estou absolutamente de acordo.
E também que o outro é sempre aquilo que fazemos dele, obviamente... o problema é que até que cheguemos a essa conclusão demoramos pelo menos 40 anos :)

reb disse...

Também fiquei a pensar nessa frase. Não há dúvida que é "potente"....mas, não a sinto com o coração, só a entendo com a cabeça :)

Tão só, um Pai disse...

Não acredito que as verdades de hoje o serão amanhã. Guiamos a vida com crenças e meia dúzia de valores. As "nossas" verdades são aquelas, das muitas disponíveis, em que queremos acreditar.

reb disse...

Agora compreendi-o melhor. Ainda assim: há valores que permanecem pouco alterados ao longo do tempo ( como referi no meu post: o Tempo)

nelio disse...

há pessoas que mentem com os olhos. treinam o autocontrolo até ao pormenor. são pessoas que pensam que o homo sapiens é um predador solitário...

reb disse...

Estava à espera que alguém dissesse isto: há pessoas que mentem com os olhos!
Isso é verdade!
Ainda assim, um bom observador consegue encontrar sinais da mentira num olhar disfarçado, não acha?
É que o olhar é menos domável do que as palavras...

Tão só, um Pai disse...

Sabes, não é por acaso que existem octores melhores que outros. Ora nos fazem chorar, ora nos fazem rir.

idadedapedra disse...

menina Reb, eu já tinha dito isso, vocelêcnia não me lê: já tinha dito que há quem minta com os olhos

idadedapedra disse...

desculpe, é vosselência, não é vocelência porque vem de vossa excelência :)

reb disse...

Tem razão, menina idadedapedra!
O que eu retive, desse seu comentário, foi que às vezes mentimos a nós próprios e foi esse o caminho que segui no meu comentário seguinte :)
Isto é mta informação pra digerir num instantinho :)
Qdo apareceu o nelio a falar do auto-controle, até do próprio olhar, pensei: isso é verdade, mas não será detectável por alguém atento?
Uma frase dele deixou-me intrigada, pq não a percebi: "são pessoas que pensam que o homo sapiens é um predador solitário"...