domingo, 29 de junho de 2008

Auto-suficiências...e em África como é?

Mais um artigo de Tomás de Montemor, a propósito de África:


" A África de há 20 anos era uma exportadora de produtos alimentares e agrícolas. A globalização e os consequentes baixos preços dos alimentos nas ultimas décadas alteraram a situação -com uma agricultura pouco eficiente e um sistema de distribuição incipiente, é mais barato importar. Isto levou à migração das populações rurais para as cidades ( ou para campos de refugiados), a reformas agrícolas mal conduzidas e à transformação da agricultura numa actividade se subsistência sem efeito na economia dos países. As alterações climáticas, as guerras e a corrupção não ajudam. Tudo isso fez que a situação se invertesse - África, de exportador líquido, passou a importar mais de 25 mil milhões de dólares em alimentos por ano, para além de depender cada vez mais de ajuda."
"A melhor saída para esta crise seria apostar no desenvolvimento sustentável da agricultura que tem potencial de crescimento em mtos países africanos. Para isso é preciso que muitos dos que lá mandam sejam removidos porque a história mostra que boicotam qq iniciativa em que não são os principais beneficiários. O que Bob Gelgof disse em Lisboa chocou mais pela frontalidade do que pela novidade."
"O coordenador da FAO ( Food and Agriculture Organization), organismo da ONU, disse recentemente que África poderia quadriplicar a sua produção agrícola desde que adoptasse algumas medidas, como melhorar a irrigação, usar fertilizantes e sementes de qualidade, incentivar a fixação das populações rurais, etc. Disse ainda que esta revolução é urgente e que não precisa de organismos geneticamente modificados para se concretizar. "

Sem comentários: