quarta-feira, 4 de junho de 2008

A pílula contraceptiva

Já aqui se falou das grandes mudanças sociais provocadas pelos movimentos dos anos 60, em particular o Maio68 em França. Tão relevante para a evolução das relações humanas foi tb a descoberta da pílula, nessa mesma década.
É difícil imaginar como se vivia antes de existir a pílula ( e todos os contraceptivos que se lhe seguiram), mas podemos, seguramente, afirmar que, desde que foi comercializada, as mulheres passaram a poder viver a sua sexualidade de uma forma mais livre, os casais puderam fazer o seu planeamento familiar, escolhendo quando e quantos filhos queriam trazer ao mundo, e, acima de tudo, a maioria das crianças que nascem ( em sociedades esclarecidas) são desejadas e bem-vindas.
Uma outra consequência importante foi a possibilidade dada às muilheres de poderem entrar no mundo do trabalho com outra disponibilidade, sem estarem "presas" a sucessivas maternidades.
Hoje em dia, cada mulher ou cada casal podem fazer a gestão da sua vida, optando por ter ou não ter filhos, por adiar a sua vinda e ainda pelo número de descendentes que querem ter.

Se há liberdade, esta é uma das mais importantes!

9 comentários:

Margarida B. disse...

Que saudades em reler as tuas palavras!
De facto,e sem sombra de dúvidas, o surgimento da pílula contraceptiva foi uma autentica reviravolta para a mulher, e também para a propria sociedade...trouxe vantagens, claramente evidentes, porém, favoreceu a promiscuidade, "o fazer sexo" sem se preocupar com as consequencias, com x parceiros. O perservativo tambem contribuiu para essa situação. Desvantagens à parte como essa liberalizaçao das condutas sexuais por muita gente,é verdade que teve vantagens indiscutíveis...Basta comparar os nossos avós com os nossos pais. E, como afirmaste, para as mulheres possibilitou que trabalhassemos fora de casa...o que é fantastico...mas para muitas partes do mundo essa realidade ainda não chegou..

Um lugar ao Sul disse...

Margarida, num se diz "fazer sexo" diz-se fazer "o" amor :p

Pois, graças à pílula é que hoje temos a população envelhecida, e a nossa segurança social está pelas horas da morte, deixaram de ser um rebanho de 10 a descontar para 2 para passar a ser 1 ou 2 a descontar para outros 2.

Claro que estou a brincar um pouco com a situação, pois não é por acaso que a pílula foi considerada uma das melhores invenções do séc. XX. Pelo menos a nível social, talvez tenha sido mesmo a invenção do século.

reb disse...

Acho que as vantagens são claramente superiores às desvantagens:)

Por muito que seja verdade que precisamos de ter jovens
a descontar para a segurança social, e que o descalabro no sistema vem de não termos previsto esta baixa de natalidade....só o facto de as mulheres não terem apenas como destino criar filhos, e de os filhos não virem ao mundo por acaso e sem serem desejados, faz com que, realmente, seja a mior invenção do sec 20!

Margarida, gosto sempre de te ter por aqui :)

p.s. uma desvantagem que poucos conhecem foi-me explicada pela minha filha que estuda biologia marinha: os oceanos estão cheios de hormonas, fruto dos xixis de mulheres desde há 40 anos...

Um lugar ao Sul disse...

Suas porcas, ides para a praia fazer xixi? Xixi faz-se em casa!

reb, eu na escola aprendo que sempre que numeramos os séculos deve ser feito em numeração romana, isso é verdade ou não? Já não é a primeira vez que vejo que numeras com numeração árabe. Está efectivamente convencionado a numeração romana ou foi uma peta que os meus professores me espetaram na escola?

reb disse...

Deve, efectivamente, usar-se a numeração romana, mas a teclar falta-me a paciência e uso o "dialecto net" :)

mj disse...

Reb,agradeço a mensagem de boas-vindas a este blog q admiro pela variedade de temas tratados, não podendo deixar de comentar este texto sobre a pílula, muito útil pela abordagem de n questões a ele inerentes. Seria deveras exaustivo tratá-las todas aqui, como é óbvio,mas uma das mais importantes refere-se à consciencialização feminina, principalmente das jovens, para a toma da pílula,a qual não pode ser feita deliberadamente sem aconselhamento médico prévio, dado os problemas impícitos.
Outra questão prende-se com as contra-indicações existentes, as quais poderiam ser devidamente acauteladas, evitando assim distúrbios "à posteriori".
Infelizmente,continuamos a constatar o incontável número de grávidas adolescentes, o crescer de abortos sem condições e toda essa desinformação e má-formação que abunda descontrolada nos nossos dias!
Ainda há muito a fazer...

reb disse...

Sim, ainda há mto a fazer em termos de planeamento familiar que, ao contrário do que se julga, não chega a todas as raparigas...
Mj, gostava que me informasses sobre as contra-indicações da pílula. As ginecologistas recomendam-na quase sempre ( imagino que seja por considerarem um mal menor)...mas desconheço estudos sobre efeitos negativos da toma prolongada...

anokas disse...

...e o preservativo? O preservativo
é muito mais antigo e estatisticamente o nº 1 em uso contracepção.


PILULA ou PRESERVATIVO

As Pilulas contraceptivas trouxeram sem duvida uma grande revolução ao universo femenino, em consequência
ao universo masculino. Contudo a par da vantagens vieram as desvantagens. Favoreceu a promiscuidade, liberalizando condutas pela despreocupação em engravidar proporcionada por esta aumentou em grande o número de parceiros sexuais. Embora o perservativo tambem tenha contribuido para tal, pelo menos têm protegido os que o usam contra as doenças sexualmente transmissiveis coisa que não acontece com a pilula.

PILULA Versus PRESERVATIVO

Vantagens e Desvantagens:

PRESERVATIVO

Eficácia…
Se usado correctamente, a eficácia é alta, varia de 82 a 97%

VANTAGENS - Preservativo
- Quase todas as pessoas podem usar - protege contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV;
- previne doenças do colo uterino; - não faz mal a saúde, desde que não sejas alérgico ao látex;
- fácil acesso.

DESVANTAGENS

-Tem custo;
-é preciso usar uma camisinha a cada relação

PILULA

TIPOS
Hormonais Pílula Combinada – Monofásica
Bifásica
Trifásica
Minipílulas (Progestogênio de uso contínuo)
Pílula Pós-coital

VANTAGENS - Pilula

Justamente por suprimir a ovulação pode também:
- aliviar dores menstruais , bem como a própria tensão pré-menstrual - regularizar ciclos irregulares . - Pode também oferecer protecção contra uma variedade de doenças dos órgãos reprodutivos,tais como fibróides, inflamações pélvicas, endometriose , cistos ovulares e tumores benignos no seio.
- são beficientes em prevenir a gravidez sem contudo interromper o ato sexual.
-Três a cada 100 mulheres que fazem uso de pílulas engravidam ao fim de 1 ano
- podem diminuir também o risco de câncer uterino e ovariano, cistos ovarianos,
- ciclos menstruais serão regulares, mais brandos, e menos dolorosos.

DESVANTAGENS - Pilula

-a necessidade de lembrar as doses diárias
- efeitos colaterais são as náuseas dor de cabeça leve, sensibilidade mamária, alteração de humor.
- hemorragia irregular nos primeiros meses seguintes ao início do uso de anticoncepcionais
- ganho de peso
- inchação nos seios
- aumento do apetite
- depressão
- enxaquecas
- escassez ou ausência de menstruação
- pressão alta
- vertigem.
- As mulheres que tomam pílulas de controle da natalidade e fumam, especialmente aquelas com mais de 35 anos de idade, têm maior risco de problemas graves como doença cardíaca e coágulos sangüíneos . Os coágulos de sangue podem causar dor nas pernas ou inchação, ou dor no peito.
- não protegem de DST (doenças sexualmente transmitidas) como AIDS. Os preservativos de látex (camisinha) são a única forma segura para proteger contra AIDS.
- requer motivação e uso diário, já que o esquecimento aumenta o índice de falha
- pode postergar o retorno à fertilidade e não protege contra DST e AIDS.

Quando procurar ajuda médica?
Chame o médico se tiver:

- dor nas pernas ou inchação
- perda de visão ou visão dupla
- sangramentos irregulares
- mais enxaquecas que habitual.
Faça verificação da pressão sangüínea depois de ter feito uso de pílulas por 3 meses.

E agora...
...Pilula ou preservativo

reb disse...

Anokas, de todos os efeitos secundários que referes, há 1 que eu sabia: pilula e cigarro, a partir de determinada idade costitui risco de doenças cardio-vasculares. Os outros sintomas: dores de cabeça, etc, penso que existiam mais com as pilulas mais antigas...

Realmente, o perservativo ganha aos pontos à pílula, com a grande vantagem de prevenir contra DST, mas por que será que muitas mulheres continuam a tomar a pílula?
Uma das razões é que, quem engravida são elas e, por isso ,levam o assunto mais a sério, já que o perservativo depende da vontade das 2 pessoas...