terça-feira, 10 de junho de 2008

Yes, we can!

O fenómeno Obama num país como os E.U.A. não deixa ninguém indiferente. Ainda que não se possa, para já ,gritar por vitória, a possibilidade de um afro-americano com um discurso diferente ( não só economicista) poder vir a ser presidente, representa um enorme "salto em frente" na nossa história, que, seguramente, influenciará outros países do ocidente!

A esperança na mudança está na frase: "yes, we can!"

Seremos tão dependentes do mercado internacional que não há saída para estas sociedade que criámos em que uns esbanjam o que a outros falta?
Obama representa a possibilidade de acreditarmos que há outras saídas...

As crises do capitalismo trazem consequências graves para os mais desafortunados. Quando o desconforto é muito grande e a qualidade de vida passa a não ser mais do que mera sobrevivência ou qdo se atinge o tal "limiar de pobreza", as pessoas revoltam-se, saem para a rua, com mais ou menos agressividade. Ainda que lhes seja dito que têm que ter paciência, pq o futuro será melhor (!), cada um de nós só tem esta vida para viver e não está disposto a abdicar dela por um "futuro" incerto.
Ao longo da história foram estes movimentos de contestação que fizeram mudar o rumo das políticas!

Se surgisse em Portugal um Obama, os portugueses render-se-iam e lutariam, lado a lado com ele, para construir um Portugal melhor, mais justo!

17 comentários:

nelio disse...

em portugal obama não teria hipóteses. ninguém iria votar no sacana do preto armado aos cucos. só uma pequena parcela da intelectualidade... (isto é uma provocação)

reb disse...

será?
pois eu acho que qualquer "d.sebastião" que aparecesse agora por cá levaria multidões atrás :)

Nunca o descontentamento atingiu proporções como as que hoje em dia...

LB disse...

Reb, concordo contigo no essencial.
“Yes we can!!!” Why not???
...criou-se um certo clima de esperança à volta deste homem. No fundo, personifica desejos de mudança de uma grande maioria.
Façamos figas para que ganhe e não lhe limpem o sarampo...será bom para o mundo.
Por cá, não acredito em Dons Sebastiões, esse tem sido um dos nossos crónicos males.
Ficar à espera de um messias que nós há-de guiar e salvar dos nossos males.
Acredito na juventude que cresce neste mundo global, que não se deixe contaminar por este pessimismo e fatalismo reinantes.
O futuro está por escrever, os jovens têm o direito a sonhar e a acreditar!!!

Este modelo de desenvolvimento económico, virado para o crescimento desenfreado e assimétrico, tem os dias contados. Ainda bem.

Vivemos tempos de viragem, os paradigmas e os equilibros económicos estão a mudar.
Saibamos aproveitar as oportunidades que se estes momentos de crise nos abrem.
Agora o conhecimento e o mercado são globais, a periferia já não é desculpa.
Acreditemos em nós, nas nossas capacidades, tomemos o futuro nas nossas mãos, não fiquemos à espera que seja o estado que nos vai resolver todos os problemas.

Yes we can!!!

nelio disse...

agora a sério. não creio que no presente momento obama conseguisse grandes apoios por cá. há muita contestação, é verdade, mas não vejo as pessoas preparadas para uma mudança. não vejo sequer as pessoas com vontade de que esta sociedade funcione...

harumi disse...

Estou cheio de curiosidade para ver (se o Obama realmente ganhar as eleições), até que ponto é que ele não é só um produto de marketing, muito bem embrulhado.
Quem nos dera que não fosse. Que existissem ideias novas e menos belicistas na sua personalidade política. Isto porque me parece que em relação ao candidato republicano McCain, será mais do mesmo.

reb disse...

Pegando nas vossas palavras:
1º- espero que o obama não seja um produto de marketing ( não acredito que seja!). o homem já tinha escrito um livro sobre mudança e esperança antes de se candidatar. Agora o problema é o seguinte: será que o capitalismo americano lhe vai dar espaço para fazer mudanças reais ( ainda há lias li que o bush acaba de repetir que, as medidas de quioto, agora reformuladas, dariam cabo da economia americana).
O que muito apreciei foi a posição da hillay que, qdo o obama ganhou, apoiou imediatamente a sua candidatura, e adoptou o slogan dele: "yes, we can". Fiquei com consideração por ela.
Nélio, alguma vez pensaste que a sociedade americana estivesse "pronta" para aceitar o obama? Ainda há 4 anos o bush foi reeleito...
Por cá, penso que a saturação dos politicos sempre iguais, faria com que um tipo daqueles fosse bem recebido ( essencialmente pelos jovens que vivem completamente alheados de política).
LB, eu e tu e tantos, fazemos tudo o que está ao nosso alcance para podermos vir a ter um portugal melhor para as novas gerações.
Mas, repara, nós, por tradição, temos uma dependencia enorme do estado: dependemos deles para as escolas, a saúde, o ambiente...
Se a aposta é no futuro, então invista-se a serio na educação, como fizeram os finlandeses, por exemplo...
Como é´possivel termos jovens empenhados na construção do futuro, se o seu proprio futuro é uma incognita: qdo poderão ter um emprego em que ganhem mais do que 500 euros? qdo poderão tornar-se autonomos dos pais....ter casa, ter familia, vida propria?
Porque emigram os licenciados? Porque não há formações intermédias para habilitar jovens para profissões medias?

Está tão difícil!
Talvez por isso, eles se tenham desligado da politica...

Eu mantenho a esperança, mas como, no meu canto, só posso ajudar alguns, espero que apareça um lider-tipo-obama que tenha uma outra visão do mundo e arrisque a diferença...

ZIB disse...

Yes we can.

It was whispered by slaves and abolitionists as they blazed a trail toward freedom.

Yes we can.

It was sung by immigrants as they struck out from distant shores and pioneers who pushed westward against an unforgiving wilderness.

Yes we can.

It was the call of workers who organized; women who reached for the ballots; a President who chose the moon as our new frontier; and a King who took us to the mountaintop and pointed the way to the Promised Land.

Yes we can to justice and equality.

Yes we can to opportunity and prosperity.

Yes we can heal this nation.

Yes we can repair this world.

Yes we can.

We know the battle ahead will be long, but always remember that no matter what obstacles stand in our way, nothing can stand in the way of the power of millions of voices calling for change.

We have been told we cannot do this by a chorus of cynics...they will only grow louder and more dissonant ........... We've been asked to pause for a reality check. We've been warned against offering the people of this nation false hope.

But in the unlikely story that is America, there has never been anything false about hope.

Now the hopes of the little girl who goes to a crumbling school in Dillon are the same as the dreams of the boy who learns on the streets of LA; we will remember that there is something happening in America; that we are not as divided as our politics suggests; that we are one people; we are one nation; and together, we will begin the next great chapter in the American story with three words that will ring from coast to coast; from sea to shining sea --

Yes. We. Can.

É empolgante, não? Que força! Oxalá consiga, ganhar e cumprir tudo o que promete!

@Memorex disse...

Nunca é tarde para sonhar, se o Obama tem objectivos traçados quem é que não tem coragem, mais do que ele?

Também sonho, por aspirações em prol de uma melhor qualidade de vida, já estou a encaminhar do papel para a realidade.

Ter sonhos é viver, é dar sentido á vida, é melhorar as virtudes e defeitos, é conhecer diversas culturas, lugares e pessoas para bem ou para mal.

Beijo!

reb disse...

É verdade, esse texto tem uma força impressionante. É difícil não acreditar nele depois de o ler!

Unknown disse...

Estou desiludida com o Obama!Já veio dizer que Israel é que é, que Jerusalém terá de ser de Israel!!Cedências ao lobby judeu esquecendo o horror que se passa na Palestina...e já veio dizer que, se for necessário fará guerra ao Irão!!BOlas...eu que julgava diferente...afinal segue uma estratégia de marketing e coloca bem a voz quando diz yes we can.Tenho pena...ia-me quse apixonando ...fui a tempo de travar1

reb disse...

Atenção, o tipo não tem margem de manobra para mudar tudo, mas, por exemplo, em relação ao iraque tem uma posição diferente do bush. Claro que ele não podia declarar "guerra" a israel, mas nunca o ouvi dizer que, se necessário, invadiria o irão.

Talvez o que se passou com o Lula sirva de exemplo. Das intenções às práticas vai uma grande distância.
Ainda assim, o obama defende valores muito diferentes dos republicanos e fala, pela 1ª vez, numa possivel mudança: Yes, he can!

Unknown disse...

informo a reb que o Obama disse: faremos tudo o que foi prciso se o Irão desenvolver o projecto de energia nuclera...e repetiu: quando eu disse tudo eu queria dizer TUDO...( e tudo é obviamente a guerra):
Não se pede que declare guerra a Israel...mas dizer que estarão com esse país e que Jesrusalém será sempre israelita!Podia não ter dito já que até percebo que se não tenha referido aos palestianos os "novos judeus do holaucasto" e a quem ninguém liga...Israel é porreiro...claro os judeus ajudam com dinheiro a campanha. Triste.
E quanto ao Iraque o que o OBAMA promete é o que todos os americanos (á exepção dos neocons) desajam: sair o mais rapidamente possível daquele atoleiro onde já morreram mais de 3000 americanos.
Esperava outra coisa de alguém que muito admirava.

reb disse...

Tens razão quanto aos palestinianos. O discurso dele não foi diferente do dos outros nesse aspecto. Esperava que os considerasse, embora seja impossível aos EUA afastarem-se de Israel.
Quanto ao Iraque, pelo menos ele fala em retirada....o que depois por lá vai acontecer será provavelmente uma chacina...mas esse mal causado pelo bush ninguém consegue resolver...

LB disse...

Como a REB lembrou num dos comentários acima, ainda há 4 anos o Bush ganhou folgado a presidência dos EUA, tendo como principal arma o medo e, alimentando o sentimento de insegurança que suportou a sua politica belicista.
Este sentimento está mt presente e tem acompanhado a lógica de construção deste país, desde a sua génese.
Se o Obama não mostrasse agora uma posição de força, face às “ameaças” que pairam sobre os EUA (no seu imaginário), por certo teria o mm destino que o Al Gore…
E, cara Té, ele para mudar alguma coisa, necessita primeiro de ser eleito presidente e, para isso ainda falta um longo caminho.
“A politica é a arte do possível”, e dos idealistas não reza a história….

reb disse...

Concordo com tudo o que dizes, menos com a frase final. A história está cheia de "idealistas" ( pelo menos eram-no na época em que viviam) :)

LB disse...

Ó reb, era só uma provocaçãozinha para rematar o meu discurso pragmático e careta.
Nós sabemos que “é o sonho que comanda a vida” ;)))

reb disse...

pois sabemos :))