sábado, 28 de junho de 2008

Linguagem, actividade simbólica.

Mais um excerto do João dos Santos:

"As instituições humanas existem, persistem e evoluem, porque o homem pode comunicar com os outros por intermédio da actividade simbólica ou linguagem, utensílio do pensamento que lhe permite CONHECER. Pensamento e linguagem são aspectos únicos da emoção, através dos quais representamos mentalmente o mundo e criamos símbolos. A emoção primitiva já produz no animal e no bebé o movimento expressivo, o gesto, a mímica e a atitude ou "movimento cristalizado", forma de procura no espaço e de expectativa ou de esboço de reflexão que precede a escolha ou acto inteligente."
"A atitude, o gesto, a pantomima manifestam-se de forma exuberante desde as danças primitivas que realizam um ensaio de pensamento e marcam o limiar da vida psíquica, a passagem da animalidade para a humanidade. A palavra continua a atitude, o gesto e a pantomima, mas o eco da emoção apenas deixa rasto no corpo frágil dos humanos".
" O traço, o desenho e toda a actividade gráfica são os primeiros factos de uma história natural do homem que se afirma e se impõe à posteridade. Não é só a emoção simples perante o objecto como no caso dos seres primitivos, mas a representação mental que intencionalmente deixa o vestígio de um gesto significando emoção, experiência vivida, conhecimento."
"Nenhuma ciência humana pode ignorar que as reacções do homem, são ou doente, culto ou ignorante, mas inteligente, não são nunca unicamente biológicas, e que uma PERSONALIDADE se exprime por toda uma sucessão de símbolos, que vão da atitude ao gesto e à palavra, e do traço à obra."

in "O desenho, linguagem infantil."1953

1 comentário:

reb disse...

Quando se pede a uma criança que faça o desenho de uma família, ela "fala" da sua família.
Aquilo que ainda não consegue dizer verbalizando, fá-lo desenhando.

Serão os artistas plásticos adultos tão "sinceros" como as crianças?
"o poeta é um fingidor"...