sexta-feira, 16 de maio de 2008

Autismo "savant"

De um artigo da VISÃO:

"Aos 8 anos, Stephen Wiltshire vendeu o 1º desenho ao antigo 1º ministro britânico, Edward Heath. Só começou a falar aos 5 anos e as únicas palavras que disse até aos 9 anos foram "lápis" e "papel". Hoje, com 33 anos, tem ainda grandes dificuldades em exprimir-se verbalmente, mas traça de memória e com todos os pormenores, vistas aéreas de cidades tão complexas como Londres, Roma, Jerusalém, Tóquio, Hong-Kong, Los Angeles ou Nova Iorque."
"O psicólogo Baron Cohen, da Universidade de Cambridge, em Inglaterra, diz que Stephen é um dos 100 autistas "savant" do mundo. O termo define uma desordem neurológica que o impede de manter relações sociais, mas que lhe dá um talento excepcional para outras coisas, neste caso para desenhar. A rapidez com que o faz deve-se a uma rara mistura dos sentidos, conhecida como sinestesia, que tornam extrememente rápidos o raciocínio e a capacidade de memorização. O filme "Encontro entre irmãos (Rain man) protagonizado por Dustin Hoffman em 1988, conta a história de um autista savant que era um génio da matemática"

O artigo traz desenhos deste homem. São autênticas fotos de grandes cidades. Para desenhar Londres, bastou-lhe um passeio de 5 minutos!

Por falar em "mão esquerda", aqui está um exemplo (patológico) de alguém que tem uma mão direita excepcional, contrastando com uma esquerda inoperante ( a comunicação) ... :)

26 comentários:

idadedapedra disse...

pois... tem os neurónios desarranjados.
Tenho curiosidade de saber como seriam os autistas na idade das cavernas...

nelio disse...

logicamente, eram homens sagrados, IP

reb disse...

Já haveria autismo no tempo das cavernas? :)
Ali, se calhar estavam todos ainda em fase mais ou menos autista :)
E depois deveriam existir os tais "homens sagrados" que faziam as pinturas rupestres e se isolavam dos outros :)

idadedapedra disse...

eram os feiticeiros, de certeza :)
Provavelmente o autismo não seria tão notado porque é uma doença da comunicação... era aí que eu queria chegar :)

reb disse...

Sendo o autismo uma deficiencia neurológica, será que conseguiam sobreviver?

Um lugar ao Sul disse...

reb, sinto-me descriminado com o teu comentário no final, porque associas o direito ao perfeito e o esquerdo ao... enfim, desajeitado!

Também és daquelas que dizer: "Cruzes canhoto"

TãoSóUmPai disse...

... vi um documentário na televisão sobre este personagem ... é que o rapaz é mesmo fantástico ... e não lhe percebi grandes dificuldades de comunicação ... apenas que alia à capacidade de desenho, artístico, uma memória fotográfica que parece quase ilimitada ... basicamente, há cidades para as quais o google não precisaria de actualizar as fotos por satélite ... uma vez que os desenhos deste moço estão muito mais actualizados ...

Fica-me uma questão: um canhoto que seja obrigado a tornar-se destro, que género de pessoa se torna? Que conflitos internos terá de gerir para o resto da vida? Que equilíbrios procura? Será que se apercebe deles?

Seriam o einstein, picasso ou o Dali, originalmente canhotos?

Por outro lado, que conflitos tem um canhoto de gerir, no seu dia a dia, neste mundo de destros? Porque, por norma, usam os canhotos a faca e o garfo como os destros? Porque há destros que usam a faca e o garfo ao contrário? Afinal, que raio de coisa somos nós?

Do mesmo modo, porque aguenta o rapaz aqui referido, uma entrevista televisiva, quando outros autistas não o conseguem?

Será que o autismo é algo que todos temos de uma forma mais ou menos controlada? Será que nos podemos tornar autistas? Porque desenvolvem algumas pessoas que trabalham longas horas em solidão, (nomeadamente os que o fazem em frente ao computador, dificuldades de comunicação e expressão verbal? Pode um autista ultrapassar-se pela escrita? :)

idadedapedra disse...

tsup: :) é engraçado as questões que pões. As doenças do espectro do autismo são ainda muito desconhecidas e estão actualmente na moda. O Asperger por exemplo, não miúdo que não tenha se for investigado para isso :) Aliás não há tb adulto que não tenha :) Quando se responda a um questionário de diagnóstico de asperger percebe-se o porquê. Eu tenho asperger de certeza pelos critérios de diagnóstico :)
E depois o diagnóstico não é nada importante, excepto pela parte negativa que é ter um rótulo para o resto da vida. Aquilo que é preciso fazer nestas doenças dos neurónios, enquanto não soubermos mais sobre elas, é ir trabalhando a parte mais disfuncional; para isso não é preciso chamar um nome à doença; é preciso saber actuar com terapia comportamental, terapia ocupacional e etc etc.
Hoje estou a trabalhar, mas se me der tempo ainda procuro na net os critérios de diagnóstico do asperger para vos mandar :)

reb disse...

nuno, a "mão esquerda" do meu texto era em sentido figurado e vinha do texto da matemática :)
Todos temos áreas fortes e fracas, e como a maioria da população é dextra, existe esta expressão "a minha mão esquerda", para falar das nossas inabilidades :)

Qto à questão levantada pelo ts1pai, realmente o mundo está feito para "dextros" ( são as maiorias que valem sempre) o que faz com que os canhotos, desde cedo, se tenham que habituar a isso. Muitos são ambidextros, e mesmo os que não o são, desenvolveram mais o outro hemisferio do cerebro do que nós, os "adaptados".
Tenho uma filha canhota e desde pequena sempre fez várias coisas com a mão direita, como, exactamente, usar os talheres. Eu não teria força na minha mão esquerda para cortar com a faca.

Uma coisa engraçada: a minha prof de pilates, um dia, desafiou-nos a começar a usar a mão contrária ( dependendo da nossa lateralidade) em pequenos gestos do dia a dia como seja: abrir a porta de casa com essa mão. Tentei umas 3 ou 4 vezes e desisti. Tinha sempre que parar para pensar para que lado era a rotação :)
Qualquer canhoto, qdo guia, usa a mão inábil para meter as mudanças e nunca os ouvi queixarem-se disso :)

Qto a estas doenças muito estudadas mas pouco compreendidas, como o autismo e outras, é um facto que todos temos algo delas, a questão está no grau de "deficiência". Este rapaz não conseguiu aprender a ler, mas desenha como se fosse uma máquina fotográfica. É uma desordem neurológica que nós não temos...

É por isso que costumo dizer: tomara que as crianças sejam medianas em tudo: aprender, rir chorar, brincar, preguiçar, etc...
Qdo uma área está hiper-desenvolvida, em geral há outras que estão atrofiadas...

Tão só, um Pai disse...

... :):) ... onde fico eu e o meu diálogo interior, em solidão que é só minha, no meio disto? :( ... e onde ficam os existencialistas Camus, Vergílio Ferreira e Sartre? ...

Tão só, um Pai disse...

:) REB, não te esqueças de que, em muitos, mas mesmo muitos países deste mundo, se conduz à esquerda. Logo, o volante é agarrado com a mão direita e as mundanças engrenadas com a esquerda :)

Comer com a faca e garfo ao contrário é fácil ... desde que cruzes as mãos ... :)

reb disse...

Realmente, nos países anglo-saxónicos a condução é ao contrário, e até já pensei se será pq, nesses países, há predominância de canhotos.....será?
É frequente vermos, nos filmes ingleses ou americanos, pessoas a escreverem com a mão esquerda.

TS1pai, os existencialistas de que falas eram tb pouco adaptados à sociedade em que viveram...
qto ao teu silêncio interior ( eu tb tenho isso:))...o que podes fazer é torná-lo criativo :) Experimenta escrever um livro ou pintar um quadro ou compôr música :)
depende que qual a tua mão direita :)

Tão só, um Pai disse...

... :) em miúdo, aprendi umas coisa de piano, joguei hóquei em patins, basquete, aprendi dactilografia, umas coisinhas de guitarra e ... tudo isso exigiu muito da mão esquerda :) ´... hoje, aliás, desde que apareceram estas máquinas infernais, redijo tudo no computador, para o que me valeram as aulas (obrigatórias, com bastonadas e tudo) de dactilograia. Por isso, até nem sei bem qual é a minha mão direita ... quando somos miúdos, é muito mais fácil pormos a mão esquerda a trabalhar :)
... agora, diz-me, se tudo o que referes, no que toca aos processos criativos, não o são, também, actos incompreendidos de solidão, como extensões do nosso silêncio interior, e que serão, sempre, horrivelmente incompletos? De certa forma, toda a expressão será sempre incompreendida, ou porque nos faltam as palavras, ou as cores, ou as notas ... ficamos sempre com o mal-estar de não nos exprimirmos na plenitude do que somos ... :(

reb disse...

é mais difícil qdo não consguimos criar a partir da solidão...

no fundo, todos precisamos do "outro"...ou seja, de sermos compreendidos...

reb disse...

os artistas com projecção mundial conseguem uma coisa espantosa: serem compreendidos por milhares de pessoas em todo o mundo....embora mtas vezes isso só aconteça depois da sua morte e, em alguns casos, umas gerações mais tarde...

reb disse...

E agora vou ver o filme dos Rolling Stones que, há 30 anos ( ou será mais?) são "compreendidos" e apreciados por várias gerações :)

Tão só, um Pai disse...

:) .... hum ... pois vais ver bem ... :) ... não é assim,IP?

reb disse...

já viram?

hmmm, o filme é uma emoção!
já os tinha visto ao vivo no estádio de alvalade, mas no filme pude apreciar cada detalhe daqueles homens em palco.
que idade têm? 60 e muitos, não é? Magros, cheios de rugas, e com a mesma energia dos 2o anos!
Quem diz que se envelhece? Só quem se deixa envelhecer....quem deixa de gostar...
Estes 4 mantêm a mesma cumplicidade, a mesma paixão pela música. Que bom aquele rock, tão rock :)
Os saltinhos do mick jagger, aquela energia inesgotável, fez-me esquecer que tinha uma idade qualquer....aquele homem não tem idade!!
Naõ me venham dizer que é só speeds. Os speeds não mudam as pessoas...

Adorei ouvir uma das minhas músicas de sempre: "as tears go by..."


foi bom :)

idadedapedra disse...

tsup: A IP ontem foi pá caminha às 10 da noite porque trabalhou muito e quando chegou a casa tinha para além das filhas, os filhos pequenos da minha colega que dormiram cá para ela poder ir sair. Ora eu vinha cansada e fartinha de putos :) Deixei-os entregues às minhas filhas e dormi que nem uma santa :)

Os rolling stones no post sobre autismo... hum...
Eles mantêm-se assim porque não trabalham 8 horas por dia, não chegam a casa e têm filhos e a casa para tratar e em vez disso são acordados por uma personal trainer que os massaja e a seguir lhes prepara um pequeno almoço energético e depois o convence com mimos a tentar apanhá-la e ela desata a correr e só pára duas horas depois :) Para além disso há a cocaína durante o espectáculo garantidamente :)

Tão só, um Pai disse...

:) ... pois, dos RS não tenho uma, mas muitas preferidas ... tenho que ir ver esse filmaço, embora prefira versões mais antigas e "rough" do que eles tocam nos espectáculos (sim, já não são "concertos") mais recentes. :)

IP,

A malta podia escrever a estes mânfios para nos deixarem acompanhá~los, um dia, nos bastidores da "festa". ... hum ... e a ideia do despertar aos mimos duma "personal trainer" ... é fantasticamente ... emocionante ... :) ... enfim, um pensameto autista, certo?
Mas olha que eles já não andam nem na heroína nem na cocaína. Agora, é só produto natural importado da Colômbia ... que, se calhar, até plantam em casa, para as "faltas" ...

Ó reb, tu até me surpreendes, então és uma "screamer" dos stones? Bem ... estou a imaginar-te ires abana o capacete mesmo ali em frente às colunas ... :)

reb disse...

Acordar com massagens de um personal trainer :)))))

a ideia é brilhante!!!

também queroooo!!! :))

Tão só, um Pai disse...

:):):):) reb ...

... pois, mas,

http://www.youtube.com/watch?v=qQNNa9UUizI&feature=related


:):):)

p.s.: procurei, desesperadamente, pela minha versão favorita, ao vivo e de 1977, mas não a encontre :(

reb disse...

ts1pai, os stones são uma referência...mas gosto de alguns outros.
Os ultimos concertos que vi foram dos red hot e dos pearl jam...
Gosto muuuiiitoooo :)

Tão só, um Pai disse...

:) ... pázinha, para os Pearl Jam, conta comigo. :) ... aliás, sempre me fizeram lembrar os led zeppelin dos primeiros tempos. :) ...quanto aos "Californication", boas líricas, mas tornaram-se, para mim, demasiado depressivos, como a malta de Seatle ... foi por isso que deixei de ouvir a RFM ... :(

reb disse...

os red hot não são nada depressivos, aquilo é energia pura :)
que o digam os meus sobrinhos :)

Tão só, um Pai disse...

:) ... acredito que sim mas ... olha, quando tiveres pachorra, passares pela fnac ou ambos, dá uma ouvidela a apenas duas canções do album Minutes to Midnight, canções essas que são Given Up e Bleed it Out. O grupo? Linkin Park. Ou seja, a minha fasquia de "energia" anda daqui para cima :)... já as outras faixas do album são bonitas mas ... enfim, demasiado depressivas para o meu gosto ...:(