sexta-feira, 30 de maio de 2008

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa é único!
Para mim, existe Fernado Pessoa e existem os outros poetas ( alguns óptimos, claro que sim...) mas com nenhum senti, com tanta intensidade e tanta simplicidade, um eco dento de mim!

De todas as personalidades que nos revelou, a que mais me toca é a de Álvaro de Campos, e o meu poema preferido ( desde a minha adolescência até hoje...) é a Tabacaria.
Não vou transcrevê-lo todo...mas vou seleccionar algumas estrofes que nunca deixam ninguém indiferente...

Tabacaria

Não sou nada
Nunca serei nada
Não posso querer ser nada.
Àparte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

........

Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.

.......

Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Génio? Neste momento
Cem mil cérebros se concebem em sonho génios como eu..

......

Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.

Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.

........



O homem saiu da tabacaria (metendo troco na algibeira das calças?)
Ah, conheço-o; é o Esteves sem metafísica.
(O dono da tabacaria chegou à porta.)
Como por instinto divino o Esteves voltou-se e viu-me.
Acenou-me adeus, gritei-lhe Adeus, ó Esteves!, e o universo
Reconstruiu-se-me sem ideal ne esperança, e o
Dono da Tabacaria sorriu.
(1928)


........................................

1 comentário:

Maggie86 disse...

há o fernando pessoa, e depois há os outros!;) tenho um desses poemas como descrição do meu blog, o dos sonhos!ele consegue fazer-nos sentir o que ele sentiu!um génio!