quinta-feira, 15 de maio de 2008

A Matemática

Desde que me conheço que gosto de ler e escrever. Desde que me conheço que não gosto de matemática.
Os livros sempre me seduziram, falavam comigo, faziam-me compreender melhor o mundo, faziam-me tb sonhar. Os nºs não eram empáticos, eram frios... e eu ia-me afastando deles.
Segui "letras". Na universidade, líamos obras literárias e estudavamos métodos para as analisar.
Pela vida fora, nas aulas de Português,vou analisando, com os meus alunos, textos narrativos, poemas, obras completas. O treino faz com que me seja fácil entender essa linguagem. Ao ler um poema, as palavras e os seus silêncios comunicam comigo...
O contrário acontecia qdo lia o enunciado de um problema de matemática. Aquela linguagem parecia-me opaca, sem voz...
É como se a literatura fosse a minha mão direita e a matemática a esquerda. Já repararam como nós, os dextros, somos inábeis com a outra mão? ( o mesmo para os esquerdinos)
É tudo uma questão de aprendizagem e treino. Se me pedissem para desenhar uma figura humana, faria um desenho infantil, pq foi aí que parou a minha aprendizagem dessa "arte"...

O ano passado, na minha escola, para tentar minimizar as grandes dificuldades dos alunos em matemática, criámos um grupo de trabalho entre prof de português e de matemática. O objectivo era: aplicar algumas das técnicas usadas na interpretação de texto narrativo à descodificação de enunciados de problemas. Tem sido muito giro e todos temos aprendido ( professores e alunos).
Compreendi que o raciocínio exigido para a resolução de problemas é muito específico e implica o reconhecimento dos dados necessários à aplicação de operações e técnicas matemáticas. O resto, é palha...

Comecei a gostar do desafio. Hoje pego em todas as fichas das minhas colegas e tento decifrá-las :)

Afinal, pq não hei-de treinar um pouco a minha "mão esquerda"? :)
Sei bem que nunca a irei desenvolver tanto como a outra, mas pelo menos será menos inútil :)

Este post serve para dizerem o que quiserem sobre este assunto e tb para colocarem problemas ou charadas que tentaremos resolver....se isso nos der prazer :)

80 comentários:

JR disse...

Nunca percebi a aversão pela matemática. Sobretudo o "preconceito" que afasta as pessoas da matemática.
Também nunca percebi o porquê de (salvo raras excepções)quem gosta de português não gostar de matemática e vice-versa.
As minhas melhores disciplinas sempre foram matemática e português. Mas detestava as outras disciplinas de ciências e na área de letras nunca gostei de línguas.
Parece-me também que um dos grandes problemas dos alunos com problemas a matemática começam no português. Quem não sabe português (ou uma linguagem) não sabe interpretar e nunca saberá nada de matemática. Para pensarmos precisamos de uma linguagem. Sem esta, tudo o resto nos é estranho.

reb disse...

Há bons alunos a português e matemática, há os que são bons a portuguès e não o são a matemática e vice-versa.
Os meus colegas de matemática julgavam, como tu, que os problemas na disciplina deles se relacionavam com dificuldade em compreender ( português). Na prática, isso não é verdade: o mesmo aluno, pode interpretar mto bem um texto literário e não descodificar tão bem um enunciado matemático ( eu propria, era um exemplo disso).
Nas aulas que damos em conjunto ( uma disciplina de port/ mat) tem sido muito engraçado verificar pq razão é mais fácil para os alunos entenderem a linguagem matemática qdo ajudados por um prof de português :)

idadedapedra disse...

:) quando és tu a explicar um problema de matemática é porque já conseguiste perceber a lógica dele, o que deve ter sido difícil, por isso consegues explicar por palavras de quem não tem lógica matemática :)
Mas tu não eras boa a matemática no liceu? Eu tinha ideia que sim, vê lá

Um lugar ao Sul disse...

Não sei se foi este o sítio que criaste para discutir as charadas, mas agora o teu texto levantou questões interessantes que quero discutir.

Não gosto dessa tua dualidade, quase como eternos inimigos. Afinal eles até são bem próximos: os resultados dos alunos portugueses, tanto a português como a matemática são, em geral, bastante maus!

Desde pequenino que sou apaixonado pela matemática, ainda não andava na primária e já brincava com máquinas de calcular, e isso tornou-me amigo dos números. Também sempre gostei de ler, comecei com os livros de banda desenhada que o meu pai me comprava ao fim de semana quando comprava o jornal. Depois passei para os livros "Uma aventura" e por aí fora...

Sempre fui um aluno de excelentes notas a matemática, a português era bom aluno, mas faltava-me aquela pontinha para ser excelente. Não o era porque nas análises dos textos fazia a minha interpretação, e não aquela que o professor queria (que era a que ele pensava que era o que pensava o autor), para mim isso era uma tanga pegada. Mas sempre soube interpretar à minha maneira, por vezes era quase como que discutia com o poeta, porque simplesmente não concordava com o que ele escrevia. Nos testes os professores faziam os testes à sua maneira de pensar, e eu fazia-os à minha maneira, e depois pimba, lixavam-me! Mas isso nunca me impediu de gostar de ler.

O que eu acho é que hoje as pessoas não sabem ler, o ensino hoje formata-os para decorar definições, dá-lhes poucas oportunidades para manifestarem a sua originalidade e forma de pensar! Não deixa que o cérebro seja uma massa moldável que nos permita adaptar a novas situações, torna-nos o nosso uma massa rígida e não moldável.

Hoje as pessoas não sabem ler, soletram palavras, mas não percebem o seu conteúdo. E isso é mau para a matemática, pois é necessário um esforço ao cérebro para analisar o mesmo problema de diversos pontos de vista. Quem é bom a matemática tem um cérebro "maleável" enquanto que (da forma que o ensino esta) a português fomenta-se (erradamente) o decorar de definições e análises de texto à virgula não deixando espaço à criatividade. É possível ser um bom aluno a português sem compreender o que se escreve e o que se lê. Na matemática não é bem assim, não se pode decorar exercícios, cada exercício é diferente do outro, ou se compreende ou estamos lixados. (infelizmente há uns professores que, para melhorar os resultados dos alunos, nos dias anteriores dão os exercícios aos alunos, e no teste dão o mesmo com valores diferentes, e isso é um atentado à matemática)

A matemática não é decorar

Um lugar ao Sul disse...

E depois da seca, bem a bonança, aqui vai uma charada simples:

Um gavião vê um bando de pombas a voar e disse-lhes: "Olá cem pombas!"
Uma prontamente, falando por todo o seu bando lhe disse: Cem não, mas nós, outras tanto como nós, mais metade de nós, mais um quarto de nós, mais tu gavião, cem aves serão!"

De quantas pombas era o bando?

idadedapedra disse...

essa é fácil :) É boa para ti Reb

reb disse...

Primeiro vou responder às questões aqui levantadas:
IP, eu era aquela aluna que, no 1º ciclo ( primária) ficava várias vezes de castigo nos intervalos a tentar resolver problemas de matemática:)
Em contrapartida, as minhas composições eram frequentemente lidas pela professora nas aulas e ouvia mtos elogios :)
Só fui boa aluna no 9º ano, pq uma explicadora me conseguiu explicar aquilo que eu, numa turma de 30, não conseguia perceber...
Nuno, enganas-te: os resultados das provas de 6º ano e exames de 9º são totalmente diferentes a português e a matemática. Em português, o ano passado, a média nacional esteve perto dos 70% e a matemática não chegou aos 30%.
Qto a portugues ser uma disciplina de definições, nada mais errado. Há definições como em todas as disicplias, há conceitos próprios, mas o maior peso da avaliação é dado à compreesnão e expressão escritas.
Podes, realmente, "voar" a respeito de um poema que lês, mas, antes disso, tens que entender o que o autor queria transmitir. Há putos que inventam mas não saem do tema e isso até é giro, mas há outros que começam a falar de alhos qdo o texto falava de bugalhos :)
Qto a a matemática ser muito maleávl e tal, digo-te uma coisa: é preciso compreender e treinar muitoooo, para poder "brincar" com ela. Excepção feita àquelas pessoas que nascem com uma intuição matemática e resolvem enigmas quase de imediato. Para os outros, como eu, é preciso um grnade esforço ( pelo menos qdo era pequena sentia isso), e agora que "dou aulas de matemática"com colega dessa disciplina, ainda compreendo melhor a coisa.
Todos temos áreas fortes e áreas fracas, umas coisas são-nos mais fáceis de aprender do que outras :)

Neste blog parece que ninguém tem dificuldades em nada :) São todos cromos :))

reb disse...

Essa das aves é fácil??
cá pra mim, só sei que daria uma expressão numérica assim:
x + x + 1/2 x + 1/4 x + 1 = 100


x = pombas

Um lugar ao Sul disse...

boa reb, agora falta o mais facil, que é resolver...

reb disse...

isso já não sei :)

Um lugar ao Sul disse...

Então reb? Fizeste o mais fácil, vamos lá resolver a equação! Sabes que só podes somar fracções com o mesmo denominador, então põe lá tudo no mesmo denominador

Um lugar ao Sul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
reb disse...

o problema é que eu não sei como somar nºs com x e nºs sem x

dá-me isto:

4x/4 + 4x/4 + 2x/4+ x/4+ 4/4=


até aqui está bem?

Um lugar ao Sul disse...

Está, o 1 (não era preciso transformar em 4/4), como não tem x, passas para o lado esquerdo, assim todas as expressões com x ficam do lado esquerdo e as sem x ficam do lado direito.

Passa então o 1 para o lado direito (sabes que se está de um lado a somar, passa para o outro a subtrair) e somas todas as expressões com x, tipo: 2x/3 + 4x/3 = 6x/3 = 2x. Percebes? Ora faz la as contecas!

reb disse...

11x/4= -1

lolol, que trapalhada :)))

Um lugar ao Sul disse...

Pareces a canalha, não põe as coisas por preguiça e depois esquece-se...

No ultimo post, depois do = falta o 100 que te esqueceste. e agora passaste o 1 para o outro lado (passando para negativo, muito bem) mas falta-te somar o 100...

reb disse...

lolololllll
já estou a rir às gargalhadas :))
fica então assim:

11x/4= 99

certo?

reb disse...

despacha-teeeeeee

Um lugar ao Sul disse...

Sim, como o 1 que estava a somar passou para o outro lado a subtrair, o 4 que está a dividir vai passar para o outro lado a...

reb disse...

dividir :)))))))))
estou ás gargalhadas...a minha filha já veio perguntar o que se passa :))

reb disse...

36???

Um lugar ao Sul disse...

Que idade tem a piquena? Já tem força para dar uns valentes puxões de orelhas? Se sim diz-lhe para te dar, nas duas... Se o 1 estava a somar e passou para o outro lado a subtrair (somar e subtrair são operações inversas) se o 4 esta a dividir vai passar para o outro lado a...

reb disse...

multiplicar :))
mas que 4 é esse?
o denominador???

Um lugar ao Sul disse...

simmmmm

idadedapedra disse...

:))))))

reb disse...

Ip, ajuda-me!!!!!

lolololllllllllll

reb disse...

tou a chorar de tanto rir :))))

não faço ideia que 4 é esse nem o que lhe devo fazer :))

reb disse...

stor, vamos recapitular, tá?
importa-se de escrever aqui em que ponto estávamos? :)

Um lugar ao Sul disse...

tu é que sabes onde te baralhaste! Tinhas passado o um para o lado direito e tinhas--te esquecido do 100

reb disse...

o meu stor fartou-se e eu tenho que me ir deitar...
estas explicações on line são mto produtivas :)
enqto as mensagens vão e vêm vou fazendo outras coisas e vou-me perdendo :)
sorry, stor...amanhã poto-me melhor :)

nelio disse...

:)))

nunca tinha visto uma aula de matemática em diferido... deve ser a isto que chamam a téle-escola... :)

sobre a questão matemática vs português, estou como o nuno, sempre gostei dos dois universos e acho que se complementam. são tipos diferentes de actividade mental, mas ambas indispensáveis para uma boa ginástico neuronal durante o período de crescimento. e também na velhice, para manter as moléculas a funcionar. a matemática organiza o pensamento lógico e facilita bastante o dia-a-dia. o português amplia horizontes, dá acesso a mil mundos. ambas podem ser poéticas. terei duas mãos direitas? :))))

Um lugar ao Sul disse...

Não vais dormir enquanto não acabares os trabalhos de casa...

reb disse...

o meu stor tb ficou perdido :))))

ficámos então assim:
11x/4= 100-1


amanhã continuamos?

adorei a aula e peço desculpa por não ter estado sempre atenta, mas reconheço que é um professor muito paciente:)


boa noite ! bons sonhos!

terei que investir noutros temas tb, senão desaparecem todos os outros comentadores e isto torna-se num blog de matemática surrealista :)

reb disse...

tens sorte, nélio :))
como podes ver, pelo que leste por aqui, a minha mão esquerda é mesmo esquerda :))

mas, com o prof nuno e nesta e.escola ( já não é tele-escola) vou aprender muito e os meus neurónios vão agradecer-me :)
talvez me torne menos dispersa :)

Um lugar ao Sul disse...

reb, de onde veio o 36 de à pouco?

nelio, sobre as duas mãos direitas, eu sou canhoto, e já tive duas maos esquerdas! :)

Quando andava na primária escrevia tão bem com a esquerda como com a direita! Na altura ainda se insistia com os miúdos canhotos para escrever com a direita, e então eu la ia fazendo as coisas com a direita quando me obrigavam, e com a esquerda as escondidas! Só quando me deram a escolher é que eu abandonei a direita por completo.

Mas depois tive pena, porque assim no ciclo podia fazer os trabalhos de português com uma mão, e os de matemática com a outra, e no final sobrava mais tempo para ir brincar :p (era bom que assim fosse não era?)

reb disse...

nuno, não consigo avançar mais

:)))

reb disse...

fiz assim:

11x/4= 99

99 a dividir por por 11 vezes 4 dá 36


nélio, deixa-me copiar por ti :)))

Um lugar ao Sul disse...

tá certo reb.. tu és fantástica...

Vamos agora para o túmulo do Diafonte?

Um lugar ao Sul disse...

Eu estava-te a dizer ao contrário, primeiro multiplicavas por 4 e depois dividas por 11, mas como são operações comutativas podes fazer dessa forma...

nelio disse...

está ceto reb:

36+36+18+9+1=100, substituindo o x por 36 na equação.

reb disse...

yessssssssssssssss!!!

conseguiiii!!!!!!!!!

lol, vou dormir toda contente :)

essa do túmulo ficará para amanhã...

bons sonhos a todos ! :)

Tão só, um Pai disse...

:) ... sempre transformei a matemática em palavras e paisagens ... :) ... por vezes, as palavras não se pautam, mesmo nada, pelo decoro ... :)

Tão só, um Pai disse...

:) sobre o "problema" das pombas, fez-me lembrar a hitória, já velhinh, contada pelo prof de esttatística, um tal Amado da Silva (http://www.icp-anacom.pt/content.jsp?contentId=371251) para explicar o que era a estatística. Acho que, por esta "idade", já todos a conhecemos mas, para aqueles menos recordados, sobre a conversa havida entre o general Custer e os seus batedores, antes de uma batalha com os índios, digamos que o total de aves, no osso caso, seriam de 1010, ou sejam, vinham umas 10 à frente e, mais coisa, menos coisa, umas 1000 pombas atrás.

reb disse...

engraçado: eu sempre associei os nºs a cores.
Por exemplo: o 3 é verde, o 5 é azul escuro, o 4 é amarelo, o 6 é rosa escuro...

Também vos acontece isso? :)

TãoSóUmPai disse...

:) ... acontece melhor ... :)

nelio disse...

números e cores, não. é mais números e pessoas. por exemplo, o 2 sou eu, o 3 é a minha mais que tudo, o 1 é o meu irmão...

nelio disse...

então um probleminha:

uma vaca está a pastar atravessada na linha lisboa-porto. de norte para sul dirige-se um comboio a 180 Km/hora e está a 2 Km da vaca. de sul para norte dirige-se um comboio a 140 Km/hora e está a 1,5 Km da vaca.

agora calcula lá.

idadedapedra disse...

é para calcular o quê? Qual deles é que lhe bate primeiro?
E porque raio é que uma vaca pasta na linha férrea, hein? É suicida? ou haveria por ali uma daquelas ervas nas quais elas são viciadas? :)

nelio disse...

:)

calcula o tamanho do susto que a vaca apanhou...

esta é velha...

idadedapedra disse...

pois eu não conhecia... ainda bem que não me pus a fazer contas, hehehe

reb disse...

lol, este problema faz-me lembrar uma anedota malandra :)

Então querias que calculassemos o susto da vaca ? ;)
imagina que, como diz a IP, iamos começar a fazer contas:))
Naõ se brinca com coisas sérias ;))

Um lugar ao Sul disse...

nélio, é possível que os comboios cheguem ao seu destino, a vaca permaneça na linha toda tranquila vivinha da silva!

Mas também é possível que a vaca se não se desviar acabe por ser trucidada!

É tudo uma questão de como definires o teu eixo de coordenadas! Mas, se o problema for abordado pela segunda parte, eu não gostava de ir em nenhum dos comboios, e não era por causa da vaca...

idadedapedra disse...

mas quem é que vos disse que os comboios íam colidir... podem estar a afastar-se um do outro, em vez de se aproximarem!

reb disse...

até podem ir em linhas diferentes :)

nelio disse...

que é saiba a linha lisboa-porto é dupla em toda a sua extensão...

vocês estão-se a passar :)

nelio disse...

acho que quem andou a consumir erva foram voces e não a vaca...

reb disse...

eu estava a imaginar o Alfa pendular e o tgv ( mas esse iria a mais q 180 km hora :)
só há uma linha?? :)

reb disse...

Nélio, é engraçado que associes os n´ºs a pessoas :)
Achei curioso que te associasses ao nº 2 :)
é um nº par :)
só és pessoa enqto par? :)

achei ainda mais curioso que associasses a tua mulher ao 3 :)
quem é o 3º? os filhos? :)

o que achei mais compreensivel foi associares o 1 ao teu irmão. Ele´é o mais velho? :)

Um lugar ao Sul disse...

Acho curioso associar os números a cores ou a pessoas, por acaso nunca tinha pensado nas coisas sobre esse prisma...

Mas como fazem essa associação? Qual o modelo padrão?

TãoSóUmPai disse...

... nuno ... há coisas que funcionam como menemónicas. O zero é branco, o 1 é preto, ... :) o resto varia ... 100.000 é a casa ... 1 milhão, o euromilhões, o 8 é uma rapariga nua deitada de lado ... o 96 é o 69 a fazer o pino ... :) ... o 11 um par de cornos ... :)

idadedapedra disse...

96 para mim é um casal zangado :)

reb disse...

Nuno, neste jogo de associações, tens que largar a matemática e tentar que a tua subjectividade ( o teu lado menos treinado, mais espontâneo) divague... :)

Para mim, os nºs são cores. Desde pequena que me lembro de os associar a cores. Porquê? Sei lá...coisas da nossa imaginação infantil :)

Concordo que o 96 é um casal zangado :)

reb disse...

o que acho engraçado é que o nelio se associe ao nº 2...
será que é o 2º de vários irmãos?

deve haver uma explicação psicológica para isto :)

nelio disse...

reb, sim, sou o segundo filho e ainda por cima nasci num dia 2 e num ano terminado em 2. o meu irmão é mais velho, embora na prática se comporte como mais novo, porque eu é que tenho que cuidar dele... :)

a minha mais que tudo é o 3, não sei porquê, mas a verdade é que tivemos 3 filhos. 2+3=5. curioso, não é? mas já a associava ao 3 antes de saber quantos filhos teríamos.

tenho um grande amigo que sempre associei ao 7, vá-se lá saber porquê. o inconsciente tem destas coisas...

cada um de nós tem um "número da sorte". como é que o escolhemos, se nem sequer acreditamos na "sorte"? eu pelo menos não acredito. claro que o meu é o 2.

reb disse...

Que giro! :)

O nº 3 representa mais alguma coisa para ti? :)

é um nº mágico?

Um lugar ao Sul disse...

A imaginação não pode dar para tudo, concordo que o 69 seja um casal feliz, mas do 96 parti-me a rir, nunca me tinha lembrado de tal coisa!

idadedapedra disse...

atão agora vai uma anedota a propósito de números:

Um ceguinho, apesar de toda sua juventude, estava sem fazer sexo já há muito tempo e estava sempre a pedir:
- Arranjem uma mulher p'ro
ceguinho ... arranjem...

Um amigo, farto de o ouvir, resolve ajudar o cego e diz-lhe que vai arranjar uma mulher para fazer amor com ele.
O ceguinho vai para casa e fica à espera...
Algumas horas depois batem à porta...
- Quem é?
- Sou a Leninha. Foi um amigo seu que me mandou vir para resolver o seu problema!
- Entra, entra! Diz-me primeiro como é que estás vestida, hein, hein?
- Bota de couro, saia justa, uma blusa de seda e sem cuequinhas.
- Ahhh!!! - suspira o ceguinho - É hoje! Tira a botinha, tira !... e como é que estás agora?
- Descalça, deitada na cama!
- Ai, meu Deus ! Tira a blusinha, tira filha... e como é que estás agora?
- De maminhas nuas e só com a saia!
- Tira a sainha! Tira a sainha, pelo amor de Deus! ... e agora? Como estás ?
- Estou nua, deitada na cama, só à espera que digas como me queres comer.
- Leninha, já fizeste 69?
- Ainda não. Só faço daqui a 2 meses!...

reb disse...

:))))))))))))))))))))


só não percebi mto bem o nome leninha ;)

Um lugar ao Sul disse...

Eu num gostei, estás a denegrir a imagem de uma senhora que optou por trabalhar para além da idade da reforma? Antes fosse toda a gente assim...

JR disse...

Trabalhar? Fazer 69 é trabalho?

idadedapedra disse...

denegrir? Eu não disse que ela era negra... (dahhhh... seca!)
Mas isso lembra-me a outra do steve wonder quando lhe perguntaram se era complexado por ser cego, ao que ele respondeu "complexado? não! Era muito pior se fosse negro"

Um lugar ao Sul disse...

Mudando um cado de assunto mas: porque raio é que a nós, que somos claros dizemos que somos brancos (e não somos) e aos pretos (que são pretos) dizemos que são negros?

Porque é que a palavra preto tem, geralmente, uma conotação negativa e por vezes racista, enquanto que o negro já não o tem?

reb disse...

são modas :)

idadedapedra disse...

eu aqui usei a palavra negro porque senão a piada seca não tinha piada. No dia a dia digo sempre preto até porque conhecço muitos e eles chamam-se uns aos outros pretos

reb disse...

lolololllllll
escangalhei-me a rir :)))
nconheço montes de pretos e no dia a dia chamo-lhes pretos a todos :)))))

Um lugar ao Sul disse...

Eu conheço alguns e não temos qualquer problema em relação a isso, mas em geral noto muito isso nas pessoas, uma certa contenção verbal, não sei porquê.

Nos Estados Unidos é precisamente o contrário, ai de quem chamar a um "black" "nigger"! Está o caldo entornado.

mãedopedro disse...

Gostei de ler o teu post sobre a Matemática, assim como o rol de comentários. Vou-me apresentar, chamo-me Pino, sou professora de matemática e mulher do Nélio. Sei que es irmã da Clau e que és professora de português. Enfim, perguntas ao Nélio o porquê do três, não acredito que seja tão só por termos três filhos, isso seria reduzir o número três a apenas um caso concreto. Na verdade o número três é um número muito simples e ao mesmo tempo complexo e consistente. Já pensaste que um triângulo é um polígono constituido por três lados? E que toda a matemática pitagórica baseia-se no triângulo rectângulo? E que ainda em pleno sec. XXI, continuamos a leccionar aos jovens o teorema de pitágoras? É apenas um pequeno exemplo. No entanto o meu número preferido é o Pi, é uma dízima infinita não periódica. Se leres o Cosmos do Carl Sagan ou vires o filme Contacto, poderás deliciar-te :-). Olha, é estranho estar a falar com alguém que não conheço, no entanto quero apenas acrescentar que gostei muito de ler o teu comentário no blog de a vida compedro. Um beijo Pino

idadedapedra disse...

olá Pino!
Eu aqui sou idadedapedra :)
Tens que nos convidar para ir aí a Faro para conheceres a Reb e fazerem juntas um programa de português/matemática...
Enquanto vocês fazem isso eu delicio-me a ler a banda desenhada que há aí por casa:)
Bjs

reb disse...

Bem-vinda, Pino!

Fico muito contente por termos aqui uma professora de matemática:)
Qto ao nº 3, compreendi o que dizes, e é engraçado q ainda hoje o teorema de Pitágoras não tenha sido ultrapassado :)
Sendo o 3 um nº tão importante, posso entender que o nélio te associe a ele :)


Volto a dizer que o vosso blog "a vida com pedro" é simplesmente delicioso de tão verdadeiro e despretensioso!

Espero que aqui voltes qdo tiveres tempo ou qdo algum post te entusiasme a escrever.
Muitos beijinhos!

JR disse...

Ah... pois... mas o teorema de Pitágoras tem um pequeno problema: a irracionalidade da raíz quadrada de 2...