sábado, 24 de maio de 2008

A relação entre Razão e Afectos--- M. Damásio

De uma entrevista a Damásio, que esteve recentemente em Portugal, publicada no EXPRESSO:

"A mesma natureza humana que leva ao sublime, na construção social, científica ou artística, é a que usa o mundo em benefício próprio, com completo alheamento do que se passa à volta.
Tudo depende da forma como a razão consegue funcionar em relação aos afectos. A imaginação e os produtos que têm vindo, através do tempo, da imaginação, têm criado estruturas que permitem, de certo modo, a regulação das emoções. Voltando a Espinosa, ele tem a ideia muito curiosa e distinta de outros filósofos, de opor a razão à emoção, não sendo um modo eficaz de regular as emoções. A tradição kantiana de que devemos opor a vontade à paixão, dominá-la, para o Espinosa não é suficiente. Uma emoção que não está controlada, que é nefasta, deve ser dominada por uma emoção mais forte do que a primeira, embora essa emoção seja aplicada através da RAZÃO. "

5 comentários:

LB disse...

É mt interessante ver como Damásio relaciona e inspira as suas pesquisas sobre o funcionamento da mente, nas ideias dos Filósofos.
No fundo, fundamenta biologicamente o que foi dito (há séculos) por pensadores.
É um excelente exemplo da “utilidade” da filosofia na investigação cientifica actual.
Tal como tem acontecido com outras mentes brilhantes, como Einstein, um Panteísta que foi buscar mt da sua inspiração (e visão) nas concepções do mundo construídas por filosolfos ocidentais e, orientais. (obg pelo livro IP)
Damásio provou que o pensamento é indissociável das emoções, e que a razão tem um fundamento emocional. Os nossos pensamentos evoluem e são condicionados pelas emoções. No entanto, é na compreensão racional destas que conseguimos dirigir a nossa mente, caso contrário seria a anarquia ou a deriva sensorial... (conheço alguns exemplos dessa deriva : ))

Pois aqui fica uma passagem sobre o Erro de Descartes para melhor compreendermos o q acima foi dito:
Hipótese do marcador somático, para explicar o papel das emoções na tomada de decisões que por pura lógica seriam impossíveis ou impraticáveis. Ele defende que “ao analisarmos a infinidade de possibilidades futuras advenientes de cada decisão que possamos tomar num determinado dilema, o cérebro automaticamente marca esses cenários com uma flag (marcador) positiva ou negativa de acordo com os sentimentos que esses cenários imaginários despertam em nós. Essa flag é o que nos ajuda a restringir o leque virtualmente infinito de decisões que possamos tomar de forma a dispor de um pequeno conjunto de escolhas que, agora sim, são analisadas racionalmente”

Vejamos agora o que Damásio afirma acerca da força de vontade: (..)

A força de vontade é uma metáfora para a ideia de escolher de acordo com os resultados a longo prazo e não de acordo com os de curto prazo...”

A aprofundar em próximos comentários... .

PS:
IP, volta q está perdoada. PLEASE.... Tu és indispensável para aprofundar estes temas cientificamente....

reb disse...

é verdade LB, ele fundamenta biologicamente o que já tinha sido observado por filósofos mas também , mais recentemete, por psicólogos. o homem não pára nas suas investigações.
A necessidade de se tomar consciencia das emoções mais básicas, já era conhecido, o que ele descobriu foi a parte biologica deste processo: a razão regula as emoções. E descobriu-o em laboratório.
Gostaria de conhecer melhor o pensamento de espinosa pq ele o menciona nestes estudos.
Diz: "Espinosa entendeu mto bem que qdo se fala da vida não se pode olhar apenas para a propria vida, mas tb para a dos outros. O bem-estar individual é impossivel se à volta se estiver a passar, por exemplo uma catástrofe mundial"

"bons e maus actos, actos com repercussões negativas para o próprio ou para outros. Estou tb a empregá-los em sentido biologico. A interessante aventura, qdo se pensa na biologia moderna é que, em vez de olharmos para o bem e o mal na perspectiva que nos foi trazida pela religião, devemos olhar pela perspectiva biológica".
O bem leva à manutenção da vida com bem-estar, o mal são as acçoes que levam à perda de vida, à dor.

E esta frase tão sábia:

"o que devemos fazer é regular a nossa vida. Às vezes produzimos um grande vale de lágrimas, às vezes produzimos a grandeza."

reb disse...

Sobre "força de vontade" e longo prazo, ora lê o que foi escrito no blog "romantismo" sobre relações duradouras :)
É pra ti, LB :)

reb disse...

O que eu acho é que vivemos uma época fantástica em que as ciências se começam a cruzar umas com as outras...
penso que era isso que o toffler queria dizer no seu último livro...

anokas disse...

Grande é o trabalho desenvolvido por Damásio na área designada por ciência cognitiva, e têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e da memória.