domingo, 11 de maio de 2008

Invasão chinesa!

Todos sabemos que muitos dos produtos que compramos são "made in china", se não na totalidade, pelo menos em algumas peças, fruto da mão-de-obra barata daquelas bandas..

Acabei de ler que uma finalista do curso de comunicação social decidiu, durante um mês, viver sem qualquer produto fabricado nesse país.
Teve que abdicar do telemóvel, do carregador, da máquina fotográfica e repectivo carregador, do ipod, de pilhas, de soutiens que tinha ( marca oysho), de jeans, da calculadora científica, de escovas para o cabelo,de roupa que tinha comprado na berschka e na pull&bear, de umas botas da zara, dos auscultadores, de almofadas de decoração da zara-home, de uma mala para portátil, do auricular da motorola, do gps, da touca para a natação....e, claro, dos restaurantes chineses e das lojas onde tudo se compra mais barato..
Concluiu:
"foi dificil sobreviver sem eles, por vezes impossível. A China está em todo o lado"
"para sobreviver sem produtos chineses, é preciso ter grandes doses de paciência e de imaginação"
"se não quisermos usar produtos chineses, é fundamental estarmos dispostos a gastar mais dinheiro do que seria normal"...

18 comentários:

Um lugar ao Sul disse...

Estás a falar do artigo que vinha na revista do Expresso?

É um bom artigo para aqueles que dizem mal a torto e a direito da invasão chinesa, que os chineses são isto e aquilo, e que são eles que nos trazem todos os problemas... talvez se olhassem por eles abaixo saíssem à rua em pelota!

Tão só, um Pai disse...

,,, pois eu, até acho que, com a época estiva, podíamos fazer, todos, um naturismo despreocupado ... como há uns anos se fazia na Alemanha ... enfim, os condutores dos autocarros é que ficavam desconfiados ... quando entrava alguém desnudado, nunca se sabiam onde tinham, antes, as moedas guardadas e, essas, de certeza que não foram feitas na China ...

Tão só, um Pai disse...

... bom, o curioso é o de, uns poucos de anos atrás, ninguém se preocupar com os produtos made in taiwan, tailândia, malásia, tailândia e Filipinas. O que até serviu de mote a uma da rábulas dos malucos do riso ... uma das com mais piada ... :)

reb disse...

O que o artigo nos mostra é que já fomos "invadidos" pelos chineses e nada podemos fazer contra isso, a não ser que migremos para uma aldeia do interior e nos tornemos artesãos:)
Compramos mtas coisas espanholas ( zara, etc) mas, se virmos a etiqueta há sempre qq coisa made in china.
Em tempos, aquando da invasão de timor pela indonésia, lembro-me de haver pessoas que não compravam nada que viesse de lá...
Mas relativamente à china, não há nada a fazer: eles são os grandes produtores mundiais!

idadedapedra disse...

até as bandeiras anti-china são made in china, hihihihi...
Ora portanto em que fase estamos no esgotamento do capitalismo que o JR fala? :)

Tão só, um Pai disse...

:):):) ip, ainda estamos na fase do recrudescimento do capitalismo ...

idadedapedra disse...

pois, isso é o que eu também acho. Uma vez, quando estive em angola, ouvi uns gajos dizer que não valia a pena mudarem de presidente, porque este já está rico e um novo ainda teria que enriquecer e por isso roubaria muito mais.
O que me parece é que, a mudança de mãos do poder económico, dos states para a china é capaz de dar um resultado semelhante, não? Até que eles todos sejam capazes de tanto consumismo como os americanos, vamos ter muito que esperar :) E eles são mais...

reb disse...

Os chineses são a fábrica do mundo. Os artigos são feitos lá, mas depois são quase todos exportados. A maioria é pobre e não pode consumi-los...

idadedapedra disse...

deixa-os poisar...

harumi disse...

Quando o desenvolvimento na China proporcionar um melhoramento efectivo na vida dos chineses, e consequentemente começarem a reivindicar melhores salários e condições socias, lá se vai o "Made in China".
Só porque começaram a comer um pouco melhor, já dá para o Lula da Silva apresentar como argumento da subida de preço dos cereais, a existência de pelo menos 500 milhões de chineses que começaram a comer arroz diariamente (claro que ao Lula não convém a argumentação dos biocombustíveis como factor do aumento do preço dos cereais).

TãoSóUmPai disse...

Reb,
No que respeita ás baterias de lítio, outra coisa não faria sentido. A china é o maior produtor e consumidor dessas baterias. Para além disso, as maiores jazidas e exploração mundiais do mineral, encontram-se no ... Tibete :) ... e quanto ao resto dos produtos, de certa forma, aplica-se o mesmo ... no que respeita à produção e consumo ... é por isso que quando compramos umas chanatas em qualquer venda de praia ou feira, temos de escolher o xxxxl, porque o xl nos fica a meio do pé :)

reb disse...

Parece-me que esta hiper-produção chinesa só é possivel se continuarem os salários de miséria dos chineses. Eles são os operários de todo o mundo, são os nossos "escravos". As multinacionais foram para lá, pq com os salários que têm que pagar, é só lucro.
Como podem os chineses revoltar-se se o regime é totalmente repressivo e quem se opôe é morto???

Tão só, um Pai disse...

REB,
Nós também já fomos os chinas da europa e andámos contentes com isso. O custo de vida deles também lhes permite, por enquanto, terem salários baixos. Mas eles ainda têm mais três vantagens que nós não tinhamos: a dimensão do mercado interno, a globalização e ao aumento do mercado interno com todo o mercado global, e taxas de juro mixurucas.

reb disse...

queres comparar a dimensão da produção chinesa com o que a nossa foi???
só se for nos salários dos portugas, pq em termos de exportação nunca chegámos aos calcanhares daquele monstro amarelo ;)

JR disse...

Ah... os chineses... E essa das etapas do capitalismo... Pois é, mas vocês é que andavam por aí a falar do Marx. As etapas do capitalismo é uma parte elementar da análise que o Marx fez à sociedade e está no fundamento das suas propostas de acção.
Mas do mesmo modo que “inventou” que o socialismo só seria viável se fosse a nível mundial, também disse que era preciso que o capitalismo fosse uma realidade global para depois se ultrapassar.
Os “socialismos” não só não conduziram ao socialismo como atrasaram o desenvolvimento do “capitalismo”.
Há alguns anos, a propósito da África do Sul, discutia-se o boicote ou não. Os defensores do não ao boicote diziam que isso só contribuiria para o fechamento do país ao exterior, com óbvias consequências negativas para a população negra.
Cuba é um exemplo do resultado dos boicotes. É minha opinião que, se o embargo americano não existisse, há muitos anos que Cuba seria igualzinha aos outros países da zona.
Portanto, para se lutar pelos direitos humanos da china ou do Tibete, há que promover a economia chinesa. Esta arrastará para o seu inevitável fim as ditaduras, porque todo o controle ditatorial reduz o rendimento e consequentemente o lucro. Porque é que acham que a escravatura acabou?
Como dizia o TS1P, o capitalismo ainda está na fase de desenvolvimento.
Só não percebo por é que há por aqui tantas queixas.

Ps: hoje estou virado para as bocas...

idadedapedra disse...

A propósito de chineses: os deuses andam zangados com eles... hoje houve para lá um sismo enorme que matou uma data deles :/

"a maioria são pobres" Nas sociedades capitalistas tem sempre que haver pobres, certo? Senão como é que se consegue mão de obra barata?

Tão só, um Pai disse...

IdP, não fales alto, ou os deuses ainda descobrem que há para aqui meia dúzia de gatos pingados que há muito não têm um terramotozito ... :)

reb disse...

Esse sismo foi uma coisa horrivel. Montes de crianças soterradas...

O capitalismo não está em igual etapa de desenvolvimento no mundo inteiro. Um operário alemão ganha mais do que eu, um professor chinês deve ganhar menos de metade do que eu ganho.
A china deu uma reviravolta de há 20 anos a esta parte ( ou será menos). No tempo do maoismo, eles eram todos agricultores. Estes mandaram tudo pras fábricas para recuperar o atraso.Em duas décadas tornaram-se os produtores mundiais. Os trabalhadores não têm quaisquer direitos. São escravos.

Pois, os países ricos vivem dessa mão-de-obra de escravo chinês..
Bem como o governo chinês e os capitalistas chineses, que ainda mantém o nome de comunista só pra poder ter um partido único e proibir a contestação.
É o cumulo da perversão do conceito de comunismo.
Agora eles são "comunistas-capitalistas" :)