quarta-feira, 7 de maio de 2008

A nossa Economia :)

Caros colaboradores, espero ter tempo, este fim de semana., para me dedicar ao Toffler ( depois de corrigir os testes :))
Entretanto, fiquei a pensar no que aqui foi escrito sobre uma possível "troca de serviços" , ou mesmo de bens, numa tentativa de "regressar" a uma economia sem dinheiro :)

Resolvi criar este espaço, para que, quem quiser, ofereça o que tem para "dar", em troca do que precisar :)

38 comentários:

reb disse...

Ora bem, até há pouco tempo havia o sr. José que me acudia sempre que alguma maquineta falhava em minha casa. Actualmente estabeleceu-se nos Açores. Sorte a dele, azar o meu :)
Necessito de um homem ( ou mulher:) que seja multi-ofícios:).

O que precisa de conserto na minha casa:
1º o meu forno electrico deixou de funcionar :( Há 2 meses que só cozinho no fogão...
2º o meu esquentador só fornece água quente para as casas de banho. Na cozinha, inexplicavelmente, só tenho água fria. Isto aconteceu de repente, mas como na cozinha não faz lá mta falta, deixei andar.... Deve precisar de ser limpo...
3º A persiana de um dos quartos avariou. Precisa de substituir a fita.
4º Falta-me um black &decker e quem o saiba usar para pendurar, na casa de banho, um suporte para os roupões...

O que tenho para oferecer:
. explicações aos vosso filhos nas áreas de letras: port, ingles, alemão ( até ao 12º ano). Mais que isso, obrigava-me a estudar :)
Também posso acompanhar nos estudos de disciplinas de história ou filosofia ( estudando com eles).

Como para mim o tempo é precioso, negoceio horas :)
Se alguém competente nestas tarefas passasse 5 horas me minha casa a consertar tudo, eu passaria 5 horas com o seu filho a estudar :)

TãoSóUmPai disse...

:) é um troca justa ... :) ... mas, o que ofereces, para já, não tem valor. Pode ficar a crédito.

No entanto:


1) Isso é capaz de ter a ver com a avaria do relógio/temporizador do fogão. Os representantes das marcas vão-te dizer que precisas dum relógiio novo, o que é verdade, e que o preço dele é quase o de um forno novo, o que é verdade, pelo que deverás comprar um forno novo, o que áté pode não ser, de todo, verdade.
No verão, em casa dum familiar que não a usava há muito tempo, o forno não trabalhava. Um técnico foi lá a casa, expôs-me o problema e decidimos pela melhor solução: ficar sem o relógio a funcionar, mas com o forno a funcionar, fazendo uma ligação directa do comando dos botões ao forno, sem passar pelo relógio. O custo do técncio foi de 30 euros, Iva incluído.
Por isso, só alguém que perceba de fornos te poderá fazer este "bypass", directamente dos botões para o forno.

2) Tenho medo do gás, não me meto com essas coisas. E, neste caso, se o problema é dentro do esquentador, só alguém que perceba disso. Caso contrário, corres o risco de, também, deixares de ter águinha quentinha para os banhos.

3) Persiana? Se for das simples, sei tratar dela.

4) Tenho um black and decker e sei usá-lo mas, para o gancho dos roupões e toalhas ao lado do poli-bain, para não furar a parede e vir a ter problemas de humidade infiltradas, optei por usar um gancho autocolante da Tesa, dos maiores, directamente sobre o azulejo e que, 8 ou 9 anos depois, ainda lá está :).

Assim, depois de recolheres outras manifestações de interesse nas reparações, decides o que é melhor.

Tão só, um Pai disse...

... e eu preciso duma reparação à televisão, porque há dois meses que não tem som. Tenho estudado bastante essa coisa da linguagem corporal, e rido um bocado com a falta de jeito de alguns acctores, nomeadamente os do CSI, que são, mesmo, muito mauzinhos. Os actores e do PS e do PSD é que não grande coisa. Quanto aos das outras "séries" políticas, não sei, porqu porque não aparecem. :) ... vendo bem, até nem quero, ainda, arranjar a televisão. Lá mais para o verão ...

reb disse...

Obrigada por te ofereceres para os arranjos, mas eu queria ver se, com uma só pessoa, conseguia tudo :)

Se não aparecer mais ninguém, poderemos renegociar :))

Qto ao meu valor de troca, se puderes informa-te qto se paga por uma hora de explicações :))... não digas que o que ofereço não tem valor :))))

Mais uma vez, mto obrigada pela pronta oferta de serviços :)

Tão só, um Pai disse...

:) Reb, eu não digo que o que ofereces não tem valor, apenas que, de momento, ou seja, para já, não tem valor, porque não tenho ninguém para ter explicações nas disciplinas que indicas. Daí, o ficar a crédito :) ... talvez para os netos :):):):)

idadedapedra disse...

- Pintura da casa por fora (pago tinta e material e ainda ofereço cervejinhas)
- As colunas do PC que não funcionam
- o forno mas já desisti e vou comprar um novo
- a TV infelizmente ainda tem som :)

Pago em consultas de pediatria e conselhos de como aturar adolescentes :)

Tão só, um Pai disse...

IdP, Conselhos de como aturar adolescientes?... aceitas fiado? :):):):):)

... posso pintar e beber cervejinhas, por as colunas do PC no lixo e, já que vais desistir do forno, não se perde nada em experimentar umas "avarias" de curioso ... :):):)::)

ZIB disse...

Reb, aceita o conselho do TS1P e compra Tesa para não furar os azulejos da casa de banho. Porque eu, com a mania que sei fazer tudo sozinha, peguei no B&D … e ai vai desta. Resultado, furei 1 cano da água, inundei a casa de banho, estive 1 hora a apanhar água, 1 dia sem poder tomar banho, tive que pagar a um canalizador para arranjar o cano, a 1 pedreiro para mudar os azulejos … e a partir daí só uso ganchos com adesivos!
E olha, enquanto circular o dinheiro, prefiro pagar para que me façam as coisas, porque já não confio nas minhas habilidades, nem para mim nem para as oferecer para a troca :-)

reb disse...

Ainda bem que me avisam. Mas esses TESA aguentam com os roupões de banho que são tão pesados?

TãoSóUmPai disse...

Sim, rapariga, aguentam. Limpas bem os azulejos com alcool, enxugas com algodão, deixas secar e aplicas os ganchos. Mas têm de ser os maiores.

idadedapedra disse...

tsup: conselhos sobre adolescentes não vendo, dou. Não é que eu saiba muito sobre isso mas como tenho a minha experiência de uma adolescência atribulada e as das minhas filhas opostas à minha e como tenho alguns utentes adolescentes, penso que consigo aconselhar alguma coisita, ou pelo menos tentar pensar em conjunto

Tão só, um Pai disse...

:) ah ... tábem, também aceito ... :) ...

reb disse...

já está aqui combinada uma troca de serviços ? :))

Tão só, um Pai disse...

... :):):):) ... denoto curiosidade feminina?

TãoSóUmPai disse...

... :) ... afinal, o segredo também é a alma do negócio ... ora essa é que é essa ... :)

reb disse...

Concordo :))

harumi disse...

Não preparem o livrito de cheques para chamar uma dessas empresas que existem agora de arranjos ao domícilio, e bem podem esperar ver a casa sem funcionar daqui a uns tempos! LOL

reb disse...

Conheces alguma empresa dessas que seja de confiança? ou algum senhor multi-oficios?

idadedapedra disse...

Ontem à noite deixei de conseguir pôr comentários não sei porquê.
Reb: a tua empregada não tem um marido multi-usos? E o gajo que a Clara tem, ela não to empresta?

reb disse...

A Clara já não tem ninguém...
Essa do marido da minha empregada, desconhecia...mas vou falar com ela na 3ª feira, qdo cá voltar...

Tão só, um Pai disse...

:) ... hum ... então, vós tinheis falta de informação especializada ... e será que o vosso prestador de serviços, que se quer universal, de acordo com os requisitos, aceitará pagamento em espécie, no que puderes oferecer? :)

idadedapedra disse...

eu não conheço o marido da empregada da Reb :) Só sei que o marido da minha empregada anterior era multi-usos, embora eu só o tenha aproveitado para pinturas :)
Reb: atão e estiveste intoxicada com monóxido? Como é que deste por isso?

idadedapedra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
idadedapedra disse...

isto hoje só dá para pôr em duplicado :/

reb disse...

É verdade, o técnico saiu daqui às 21horas ( são agora 22h)
Foi assim, cortaram-me o gás ( por motivos inexplicáveis:))
Qdo vieram reabrir, fizeram os testes e desocbriram que eu vivia com uma hiper-dosagem de monoxido de carbono :)
O homem perguntou.me se não tinha dores de cabeça ou tonturas...mas nós nunca sentimos nada :)
Talvez pq estou sempre de janelas abertas..
Hoje veio cá. Fomos comprar um tubo novo e aquilo melhorou, mas qdo ligavamos o exaustor, os valores voltavam a subir( embora não tanto). Desligou-me o exaustor.
Agora tenho que ligar para o Lisboa gás, para fzerem nova inspecção e abrirem o gás :)
Este deixou-mo aberto mas ensinou-me a fechar, para fingir que os outros é que o abrem :)
E foi assim o meu sábado, entre testes dos alunos e o homem do gás :))

idadedapedra disse...

pois, não podes ligar o exaustor enquanto o esquentador está ligado. Isso é uma das principais causas de má exaustão, o exaustor do fogão drenar para o mesmo sítio que o esquentador... vi montes de putos intoxicados por isso mesmo. Já não me lembro porque é, mas acho que tem a ver com as correntes do ar do exaustor pelo tubo acima, empurrarem para baixo os gases do tubo do esquentador

reb disse...

Mas pq é q não avisam as pessoas disso??

Tão só, um Pai disse...

:) quando vim morar para onde estou, também tive problemas desses. E funciono, em simultâneo, com o gás e o exaustor.

idadedapedra disse...

Reb: não avisam porque isso só acontece se o exaustor e o tubo do esquentador estiverem mal montados. Ou seja, é possível ter exaustor e esquentador a funcionar correctamente, mas isso implica que quem fez as exaustões as tenha feito correctamente. E depois de tudo feito, poderiam ter testado... mas e se estivesse mal? teriam que partir a parede, o que é uma trabalheira. Tive conhecimento de casos em que o próprio esquentador tinha um detector que fazia com que se desligasse se havia acumulação de gases nocivos; o técnico ía lá a casa e resolvia o problema do esquentador desligando esse detector: ou seja resolvia o problema do esquentador, lá isso resolvia, mas não resolvia o problema da acumulação de monóxido.
Não sei se já te contei que o primeiro caso que vi de uma criança morta em casa por intoxicação de monóxido por má exaustão do esquentador, tinha um pai que montava esquentadores :/

reb disse...

Palavra???
Olha, actualmente, não tenho exaustor, o homem retirou os motores...
Mas penso que o perigo só está ao pé do equentador, na cozinha e qdo está ligado. Mantenho sempre a janela um nadinha aberta...
Espero que seja suficiente...

Tão só, um Pai disse...

:) se o homem tirou os motores do exaustor, é porque tudo isso poderia fazer pummmm !

idadedapedra disse...

não é nada :)))) O monóxido não dá puns :)

reb disse...

ts1pai, tu não me asSustes!!!!
Não corro riscos, IP?

TãoSóUmPai disse...

IP,

É como dizes:

1. O problema do monóxido de carbono advém de, por norma, se ligar a tubagem do esquentador ao do exaustor, e vive versa, antes da saída dos gases para o exterior. Outras vezes, é a saída dos gases para o exterior que, ou não existe e está simulada, ou se encontra impedida por cimento, tijolos ou outros materiais de construção lá deixados. Outras vezes, são passarocos que por lá se metem, já não conseguem sair e dificultam a exaustão.

2. Também não percebo porque retiraram os motores ao exaustor. Se houvesse um problema de gás por queimar, até o simples accionar de um interruptor seria perigoso. Cabe à REB, junto dos homenzinhos, saber o porquê disso. Até pode ser por necessitarem de limpeza.

idadedapedra disse...

mas eu percebo porque é que tiraram os motores do exaustor e não me parece que haja maior risco por isso, antes pelo contrário.
Eu achava que já tinha explicado, mas volto a explicar. O exaustor chupa o ar e faz dentro da chaminé uns turbilhões. Se o cano de saída do esquentador entrar na chaminé no sítio onde há esses turbilhões, os gases da exaustão são mandados para baixo pelo turbilhão. Sem exaustor eles sobem porque o gás de saída do esquentador é mais quente e mais leve do que o ar.
O falar em explosões não se põe aqui neste caso, porque é só o gás da saída do esquentador, não é explosivo, mas é tóxico porque tem monóxido.
Cá de monóxido podem perguntar o que quiserem porque eu fiz um trabalho sobre isso (depois de ter visto um menino morto por isso) e andei a "vender" o perigo do monóxido de carbono pelos congressos todos de pediatria deste país :)

Tão só, um Pai disse...

:) Houston? We solved the problem :) The oxygen is back :) We'll eat canned sardines and beans :) Over :)

reb disse...

Ainda bem que me tranquilizas, IP!

Naõ corro riscos pelo facto de não ter exaustor, pois não?
O homem explicou-me o mesmo que tu...e eu deixei-o tirar os motores.
Devo manter a janela um pouco aberta para sair algum monoxido, já que não tenho exaustor que deveria servir para isso, se funcionasse bem ?

idadedapedra disse...

essa coisa dos exaustores é uma modernice... é porque as chaminés já não são o que eram... Desde que a chaminé tenha uma boa tiragem, não me parece que corras riscos pelo fogão ao cozinhas (já que pelo esquentador já deixaste de ter)