sábado, 26 de abril de 2008

Chorar

Em pequenos, choramos por tudo e por nada ( mais as meninas que os meninos).
Choramos de dor ( física ou psíquica), de raiva, de medo...
Crescemos e as lágrimas não surgem em todas as situações de dor. É como se as seleccionássemos. Como se se tornassem mais íntimas...

Mas há situações em que as não conseguimos conter: qdo vemos um filme que nos comove :)
Chora-se mais com imagens do que com livros, chora-se mais de comoção do que de tristeza!

Não é verdade?

34 comentários:

idadedapedra disse...

sim, eu choro mais vezes de comoção do que de tristeza, mas é porque na tristeza as lágrimas já não saem facilmente. Mas quando consigo chorar por tristeza, aí choro tudo duma vez, intensamente. É muito terapêutico

reb disse...

Qdo eu era pequena era muito chorona :)
Hoje, parece que o sal das lágrimas cristalizou, ou, pelo menos, é mais potente do que a água :)

Mas, como chorar é, de facto, terapêutico, qdo preciso de o fazer nada melhor que ver um filme romântico ( qto mais simples e piroso, melhor. Não pode apelar para o itelecto). Outra coisa que me devolve as lágrimas são as músicas da minha adolescência, ou então algumas que trazem memórias ainda mais remotas.
Há meses vi o filme do carlos saura "fados". Adorei! Comprei o c.d.
Há lá um fado "Na rua do capelão" que me leva à minha meninice: a minha mãe costumava catarolá-lo enqto fazia a lida da casa.
Uma noite destas, pus-me a ouvi-lo alto, na minha sala. Até o cabelo ficou peganheto de tanta lágrima:)
Uma das minhas filhas, ao entrar e ver-me naquele estado, comentou: "Tás-te a passar ou quê?" :))

harumi disse...

Eu também sou um bocado para os olhos brilhantes quando acabam os filmes e se acende a luz. Não acho graça nenhuma, e penso sempre "ó diabo, então tu és assim tão tenrrinho rapaz???". Mas nada a fazer, às vezes estou por exemplo a jantar, e está a dar uma qualquer notícia na SIC Notocías, de alguém a quem o infortúnio bateu à porta. Quando dou por mim, lá estou eu a levantar-me para ir à cozinha buscar qualquer coisa....para disfarçar, percebem?!

reb disse...

Penso que os homens têm vergonha de chorar. Foram assim educados, se não pelos pais, pelo menos pela sociedade. Um miúdo que chora na escola, é logo apelidado de maricas...
Na minha vida, só 1 vez vi um homem chorar, e ainda assim, não choram como nós, não lhes correm as lágrimas pela cara abaixo, é mais ficarem de olhos mto húmidos..
Eu acho bonito ver um homem chorar...

idadedapedra disse...

hum... por acaso é verdade, lembro-me de ver homens com mímica de choro mas não me lembro de lhes ver lágrimas

reb disse...

A partir de que idade deixam de produzir lágrimas? Em pequeninos, choram tanto como as meninas, não é?

harumi disse...

Na vida das grandes urbes não temos rituais de iniciação. De qualquer forma eu diria que será pela puberdade, que os jovens machos começam a assimilar comportamentos dos machos mais velhos. Pela adolescência, essa informação já se encontra assimilada, e muito dificilmente o jovem desatará em pranto quando em contacto com os outros.

reb disse...

Tens razão! Mas sabes que eu acho que, na escola primária, já começam a engolir as lágrimas? Se são chorões, começam logo a ser gozados...

idadedapedra disse...

acabei de ver um homem chorar, um pai, em situação de divórcio que não aguenta não viver com os filhos. Ficou vermelho, olhos cheios de água, mas nem uma lágrima saíu.
Eu é que ía chorando...

Tão só, um Pai disse...

Eu, por acaso, até tenho um problemazita de visão porque não lacrimejo. :) ... sou um macho do caraças ... :) ... é por isso que gosto de cebolinhas. :):):)

Tão só, um Pai disse...

... :):):) ... eu acho que a malta macha deixa de chorar para gritar ... não é por acaso que se diz ser "homem com fome, homem zangado" .... :):):) enquanto a barriguinha estiver cheia, tá tudo calmo ....

reb disse...

Alguém me explica para onde vai a água das lágrimas nos homens?
Será por isso que se assoam tanto? :)

Tão só, um Pai disse...

... deve ser do suor :)

idadedapedra disse...

eles engolem-nas pelo nariz, mas eu não sei como é que isso se faz

reb disse...

Eu sempre achei que os homens se assoam muito, com mta força :)

TãoSóUmPai disse...

... :):) ... calha bem, temos um aspirador com saída de ar pelas orelhas ... :):):)... senão, escapa-se o ar por outro lado ... :):)::)

reb disse...

Da única vez que vi um homem chorar, a zona por baixo dos olhos ficou húmida, o que não aconteceu foi as lágrimas soltarem-se...

Parece-me isto um processo de auto-condiconamento, de raízes mto antigas...

Já agora pergunto: eles têm saco lacrimal como nós, não têm? :)
Se tiverem conjuntivite ou outra infecção qq, as lágrimas soltam-se? :)

idadedapedra disse...

têm, claro que sim :)

reb disse...

poderá chamar-se ao controlo de lágrimas um "controle de esfincteres" :)

idadedapedra disse...

bom... que eu saiba não, nesta nossa dimensão não :)

Tão só, um Pai disse...

... vós sois muito perniciosas. Se nunca vistes um homem chorar, é porque nunca conhecesteis o homem. A menos que estejam a mentir, pra ver s'a malta s'acusa. Coisa feia ... :):):):) a maldade ... :):):):):)

Tão só, um Pai disse...

... :) azar o vosso ... se o benfica tivesse ganho o campeonato, a comoção seria muita ...

reb disse...

ts1pai, se o benfica ganhasse o campeonato, conseguias que as tuas lágrimas te chegassem à boca? :)

A dúvida é só essa. Eu sei que vocês choram, mas acho as vossas lágrimas mto fraquinhas, mal saem dos olhos :)

TãoSóUmPai disse...

:):):):) ... bem ... tu queres, à força, ver um homem chorar ... :):):):) ... e, ainda por cima, à tua frente ... :):):):) ... deixa-me adivinhar que, mesmo nesse caso, vais recolher uma amostra para analisá-la no CSI, não vá a lágrima provir de um lote das de crocodilo ...

... ora deixa lá ver ... a última mulher que me fez chorar, foi uma camóna na praia, de idade já muito avançadota, que se desnudou toda à minha frente ... mas para, atenção, de seguida, mergulhar nas cálidas águas algarvias ... foi um espectáculo emocionante ... comovente ... é por estas que eu acho estar o SEF a fazer um mau trabalho ... é que não há um mínimo de controle de qualidade ... no caso das nacionais, a malta não liga muito, está habituado e não vê nada de extraordinário, mas quando é de importação, estranha-se ... :):)::)

reb disse...

tu não existes :)))

assim, não tens credibilidade para ser o secreta´rio-geral do nosso partido ;)

reb disse...

Digam-me uma coisa: tb vosacontece ser disléxico com as teclas? :)

Sempre que releio o que escrevi, noto que troco imensas letras :)

idadedapedra disse...

é uma disteclia

TãoSóUmPai disse...

:) sim, também tenho disteclia ... acontece ...

reb disse...

Acho que já sei pq é q os homens têm mais enfartes do q as mulheres. Todas aquelas lágrimas acumuladas entopem as veias e o sangue deixa de circular :))

TãoSóUmPai disse...

:):):) ... os homens têm enfartes porque as mulheres lhes transformam o coração numa pedra e, esta, ao desgastar-se, entope a canalização com areia... :):):):) ... os que sobrevivem são os que conseguiram limpar a canalização com muitas lágrimas ... :):):):)

reb disse...

tens mesmo má impressão das mulheres :))
não te esqueças que há mta mulher a chorar por um homem :)

Somos pessoas, antes de sermos homens e mulheres....e, como pessoas, acontece-nos encontros e desencontros, né?

Mas se as lágrimas engolidas desfizerem a areia da pedra, então acho bem que continuem a reprimi-las :)

idadedapedra disse...

corações empedernidos são opção :)
Sofrer, chorar e limpar o coração para continuar a amar é muito mais bonito.
Eu tenho a noção que, desde que deixei de gastar a minha capacidade de amar em paixões, tenho um coração com maior capacidade de amar... é um amor que não é dirigido a um homem, mas sim a toda a gente à minha volta...

TãoSóUmPai disse...

:) amar é uma inquietação desconcentradora do que é importante (lá está o capricórnio a falar) :):):). Mas é bom (este deve ser o ascendente, que até é desconhecido, no zodíaco). Hum ... serei bipolar nos afectos?

idadedapedra disse...

se és bipolar nos afectos eu também sou... ou era... acho que entrei noutra era... não sei se nesta era conseguirei amar um homem, não faço ideia, mas acho que se amar há-de ser uma coisa que começa devagarinho, sem paixão, que se vai criando... não sei se isso existe :)