sexta-feira, 11 de abril de 2008

A timidez

Em tempos, uma colega contou-me uma coisa engraçada: quando andava na infantil, no Liceu Francês, recebeu um prémio especial: "Prix de timidité"
Achei lindo e nunca mais me esqueci.
A timidez ( quando não é excessiva) é, ao contrário do que se diz, uma qualidade bonita...
Desperta ternura no outro...

No fundo, todos nos consideramos algo tímidos, embora, por vezes, os outros não pensem isso de nós.
Afinal o que é a timidez?

Eu sou uma pessoa extrovertida. Geralmente, não tenho dificuldade em exprimir a minha opinião. Mas, tenho uma "zona de reserva" a que poucos têm acesso, é a minha intimidade.
Tenho conhecido pessoas aparentemente mais tímidas do que eu ( aquelas pessoas que, numa reunião, raramente se manifestam, mas quando falam, todos escutam com atenção), que, surpreendentemente, expõem aspectos da sua privacidade com muito mais facilidade do que eu.

Como será que cada um de nós sente a sua timidez?

35 comentários:

... disse...

Passei aqui para deixar a minha impressão digital.

Tão só, um Pai disse...

Depende. Tudo depende dos contextos, dos objectivos dos mesmos e das exigências prévias de conhecimentos e saber. Abordar pessoas é mais difícil. Ir para uma estação de combóios e pedir fundos para um partido, ao princípio, não é fãcil. Vender aspiradores porta a porta também não. Amar alguém e dizer-lhe isso ... pois, nessas alturas temos dúvidas se o queremos fazer. Afinal, o importante, nem sempre é o sermos amados por quem amamos, mas amarmos quem queremos. Até na infelicidade podemos ser felizes.

idadedapedra disse...

hehehe, se houvesse um desses prémios na minha escola eu teria ganho de certeza :)
Ainda ontem estive na escola da filha, numa reunião de pais e tinha coisas para dizer que eram importantes. Estava tudo muito bem estruturado na minha cabeça, mas quando me foi dada a palavra a voz tremeu e não disse metade do que queria.
Tal como apresentações em congressos, por mais que soubesse tudo sobre o que ía apresentar a cabeça esvaziava-se quando era preciso começar a falar.
Depois, sou capaz de contar os meus sentimentos mais profundos em blogs:)
Nas consultas também me sinto à-vontade, excepto se tiver alguém a assistir. Aconteceu-me hoje a ver um recém-nascido, sobrinho duma das psicólogas lá da clínica. A psicóloga assistiu à consulta. Porque me sentia observada não me senti nada à vontade, nem a mímica facial me saía espontânea.
Não me importo de ser tímida. Nalgumas situações de exposição pública é desagradável, mas de resto, no dia a dia, não me perturba nada.

Tão só, um Pai disse...

também já fiz streaptease num restaurante, não foi para ganhar a vida, mas para acabar em grande a festa de despedida a uma colega. No fim, ofereci-lhe uns trapitos íntimos que não me faziam falta. É como digo, depende dos contextos. Há uns em que nos sentimos mais àvontade do que outros. Quando sei do que falo e o que quero, posso enfrentar qualquer plateia, faço-o com entusiasmo, gosto de contar e explicar o que sei, nem preciso de grandes apresentações ou apontamentos. Simplesmente gosto do que faço e do que sei.

reb disse...

Registei a impressão digital tímida do madrugada :)

Restantes comentadores: ao que parece, alguns de nós são tímidos numas situações e não são noutras.
A IP relata sintomas físicos da timidez. Já vi colegas ficarem com o pescoço todo às manchas qdo estão a apresentar uma comunicação em reunião.

A minha timidez revela-se mais qdo tenho que expor algo que é muito profundo. Não tenho a facilidade da IP de falar de situações da minha vida. Racionalizo e teorizo, escondo-me por trás das palavras :)

Mas penso que uma coisa é comum a todos nós: a escrita desinibe!!
Outra coisa que tb desinibe é o vinho :)

Maggie86 disse...

é engraçado q me tenho vindo a aperceber q a 1a impressão q as pessoas tÊm de mim é de uma pessoa arrogante e convencida, porém, depois de conhecerem, constatam algo diferente...essa arrogancia e "convencidez" constatada erradamente vem de uma timidez, utilizada no inicio de um conhecimento, com alguma reserva, com protecção.a timidez é mal vista, é vista com desconfiança, quer seja muito ou pouca...

reb disse...

É verdade: a timidez de alguém que não se conhece bem é muitas vezes considerada arrogância!

Isto só prova que somos pouco "inteligentes" a julgar os outros :)

Tão só, um Pai disse...

Pois eu acho que andamos aqui à volta sem agarramos o boi pelos cornos. Talvez por ser, ainda, um bezerro, com os ditos por crescer.

Gosto de me perguntar, gosto de perguntar. Afinal, o que é isso da timidez? Como é que muda ao longo da nossa vida? É uma salvaguarda da intimidade? Qual intimidade? A amorosa ou a das nossas fraquezas? É a introspecção? Porquê? São os segredos que queremos manter só para nós? É a insegurança que sentimos em determinados contextos para exprimirmos o que pensamos? Mas, isto, tem só a ver com a maior ou menor insegurança, ou também com o bom senso de avaliarmos, no contexto, o impacto do que vamos dizer e fazer? O vinho e outros auxiliares, de sentido contrário, como os cafés, desinibem-nos da nossa timidez, ou das nossas emoções do momento? Ou de ambos? É que, nem a todos o alcool dá alegria e euforia. Um bêbado que bate na família em casa fá-lo porque deixou de ser tímido? Uma mulher que castiga o marido com porrada, quando este cai de bêbado, deixou de ser tímida, perante a embriaguez do outro? Timidez é a incapacidade de exprimirmos as nossas emoções? Quais? Timidez é medo? É o medo do quê? De nos confrontarem com o quê? Connosco, com os outros, com com ambos? De não sermos aceites como o queríamos ou de todo? Conheci grandes comunicadores e comunicadoras em cima do palco que, quando abordados após a palestra, ficam ruborizados/as da cabeça aos pés. Até gaguejam. O que se passa? É algum receio da rejeição ou julgamento do meu eu? O eu do quê? Que preconceitos ou más experiências lhe estão subjacentes? Porque é que há bons actores que são tão tímidos e se isolam fora da tela? Quem deslinda isto? São buracos na nossa auto-estima, em relação a determinados aspectos da nossa vida? No todo ou apenas numa área dela? Um eremita é um tímido? Somos todos tímidos nalguma coisa, ou o que entendemos por timidez respeita apenas a determinadas áreas no relacionamento com o outro?

Do que já exprimimos, parece consensual que timidez tem a ver com maior ou menor capacidade individual em lindar com os outros. :):) O que já não é consensual, é no quê e porquê. Se calhar, isto também dirá algo mais sobre a timidez :):):)

idadedapedra disse...

Se timidez é insegurança? eu acho que não e falo por mim. Por mais que eu me prepare sobre um tema para uma apresentação num congresso, por mais que eu tenha a certeza que li tudo sobre esse tema por isso sei mais dele do que a assistência, NUNCA estou à vontade. É a exposição pública de mim própria que me envergonha, não é aquilo que vou dizer.
Nunca estudei a timidez realmente. Aqui há uns anos perguntei-me o que eram as emoções e li sobre isso e estou esclarecida. A timidez nunca me deu para investigar.
Eu acho que tem muito pouco a ver com amor próprio. Eu nasci tímida. desde miúda que me enfiava debaixo da mesa quando um adulto menos conhecido falava comigo.
O alcool desinibe, porque diminui algumas comunicações de partes do nosso cérebro, aquelas partes que sabem as regras sociais. É como uma pessoa com uma lesão no córtex frontal. Fica desinibida completamente, sai-lhe tudo pela boca fora, não tem auto-censura.
Portanto a timidez tem alguma coisa a ver com o cortex frontal de certeza, mas estou só a especular porque nunca pensei sobre isso.
Percebo perfeitamente a Maggie. É uma forma de apresentação da timidez mas a vida ensinou-me que não nada útil. na tua idade as pessoas que não me conheciam bem achavam-me uma antipática e auto-convencida. E eu não sou nada disso. Agora sei que já não reajo assim à timidez, mas se queres que te diga, só agora é que reparei nisso, quando levantaste essa questão :)
Outra coisa engraçada é que eu continuo a ser tímida com pessoas que conheço há 20 anos e de quem sou muito amiga. O primeiro olá quando os vejo é sempre com timidez :)
Investiguemos então sobre timidez.
A ver se consigo convencer uma psicóloga para vir aqui conversar :)
(o padre e o oncologista não ligaram nenhuma aos meus pedidos)

idadedapedra disse...

madrugada tímida: então e não digitas a tua impressão sobre isto tudo?

Tão só, um Pai disse...

Parece que a net está cheia de psicologice sobre o tema.

Apenas um exemplo:

http://www.timidez-ansiedade.com/timidez/

harumi disse...

Penso existirem vários factores que podem contribuir para que a pessoa seja mais ou menos introvertida ou extrovertida.
Estou "convencido" que todos os factores que possamos encontrar se sustentam na relação do ser humano com o meio que o rodeia. Não me parece que a herança genética possa contribuir para a formação e desenvolvimento de um carácter mais ou menos tímido.
Talvez seja um cocktail de experiências bem ou mal sucedidas na infância, quando nos aventurámos mas primeiras tentativas sociais de afirmação existencial. Por vezes uma crítica dura recebida num momento de exposição, deixa marcas profundas na nossa atitude de relacionamento futuro com os outros. Se por circunstâncias várias e que nós não podemos controlar, se juntarem um conjunto desses acontecimentos num determinado período de tempo, na infância. Muito dificilmente não se moldará em nós um carácter introvertido, ou seja o despoletar de mecanismos de defesa no sentido de evitar agressões futuras.
Contrariamente, se formos bem sucedidos nas primeiras piadas e reflexões públicas, e se recebermos afectivamente um retorno positivo, iniciar-se-à um processo tendente à repetição para que as relações de troca contribuam para o nosso bem estar e reconhecimento social.

reb disse...

Embarquemos, então, no barco da Timidez.
Realmente, o que é a timidez?
Penso que, à partida é uma característica de todos os seres humanos ( como será nos animais?).
Mas não há dúvida que há níveis de timidez. Há casos patológicos, em que as pessoas simplesmente desistem de fazer algumas coisas. Como se fosse uma "fobia do social".
Enqto caracterísitca, é mais forte em alguns do que noutros. Todos sabemos que os bebés não são iguais: uns são mais comunicativos que outros, uns falam a toda a gente e outros encolhem-se no colo da mãe. Mesmo durante a gravidez, isso é perceptível: uns mexem-se mais do que outros.
Com o crescimento, família, escola....essa cacterística atenua-se ou acentua-se. Penso que tem algo a ver com o medo do julgamento que os outros podem fazer de nós. A verdade é uma: todos precisamos de nos sentir aceites pelo próximo.
Um dia fui a um congresso de psicanálise. O 1º comunicador era o presidente da dita associação, uma pessoa mto habituada a discursar. Começou dizendo que se sentia nervoso, que para ele era muito importante a forma como os presentes iriam receber aquilo que tinha pra lhes dizer, e que só um autista é indiferente ao juízo dos outros. A plateia sorriu :)
O maior problema, penso eu, está na carga negativa que, socialmente, se dá a esta característica. Os pais estimulam os filhos pra se desenrascarem e até evidenciarem, pq a sociedade de hoje não se compadece com quem não tem espírito de vencedor. Os tímidos parecem emnos preparados para isso, embora eu ache que isso não é verdade.
Nas escolas, é frequente ver um ou outro miúdo sozinhos nos intervalos. Isso parte-me o coração. Pesno que os adultos devem intervir para sensibilizar os outros. Costumo perguntar aos meus miúdos se já se imaginaram a passar um intervalo sequer sem brincar nem conviver. Eles são receptivos e mtas vezes mudam o seu comportamento de rejeição. Os adultos são responsáveis por estas situações por não se quererm meter em "coisas de putos", esquecendo que oe valores, como tudo o resto, se transmitem pelos mais velhos.

Recordo uma coisa de que nunca me esqueci por me ter magoado muito:
Tenho uma irmã mais nova que era uma criança tímida. Ao entrar para a escola, essa cacterística manteve-se. Um dia perguntei-lhe o que fazia nos recreios. Respondeu-me: "Fico a ver as meninas a brincar"...

reb disse...

Harumi, só depois de publicar o meu comentário li o seu. Obrigada pelo contributo, muito pertinente, sobre o tema da timidez!

Maggie86 disse...

Todos nós temos a nossa cota parte de insegurança, não será isso a timidez?
a timidez tanto é insegurança como segurança, segurança para n nos magoarem, insegurança com medo de sermos magoados....e agora?
idadedapedra, uma psicologa para q se tens aqui uma?hehehe=P

reb disse...

Maggie, tocaste numa tecla certíssima :)

A timidez é sinal tb de segurança, uma vez que é uma auto-protecção!!!


Qtas vezes me senti "agredida" por me expor em demasia? O falar de mais gera muitas inimizades:)

É quase como aquela adivinha: quem é mais guloso: o que sopra ou o que se escalda?

Transpondo para a timidez seria: "quem é mais seguro de si: o que salta ou o que se contém?" :)

idadedapedra disse...

durante o dia pensei nisto.
Os bebés não são tímidos nos primeiros meses de vida. Há os mais sisudos e outros mais caras larocas que se desfazem em sorrisos assim que se olha para eles. Mas todos eles nos olham nos olhos fixamente e não me parece que haja timidez nessa fase.
Depois há a fase em que começam a estranhar os desconhecidos e choram quando os tocamos se não estiverem na segurança do colo da mãe. Ainda não me parece que seja timidez aí.
Depois vem a fase das gracinhas e aí pelos 2-3 anos é que se lhes começa a notar a timidez.
Nós rimo-nos sempre das "gracinhas", mas provavelmente nem sempre é essa a reacção adequada a partir de determinada idade. Porque aquilo que dizem é resultado dum pensamento deles que para eles não era uma piada. E nós rimo-nos porque para nós é engraçado ouvir algumas frases da boca duns piolhos. E provavelmente eles aí ficarão intimidados...
Falo disto porque me lembro na minha infância, em que eu falava muito pouco, mas de vez em quando mandava uma sentença, uma qualquer conclusão a que eu tinha chegado depois de muito matutar num assunto, e as pessoas riam-se. Agora entendo porque se riam. Mas na altura achava que estavam a gozar comigo. Isso talvez aumentasse a minha timidez.
Há-de haver características de personalidade que com determinado ambiente fazem com que uma pessoa fique mais ou menos tímida.
ts1p: ainda não consegui ir pesquisar na net porque hoje está um dia lindo
harumi: fixe tu por aqui
Reb: não há vocês nos blogs, certo? só tus!
Maggie: ainda não te vejo como psicóloga, tal como não vejo a minha filha como médica :)

Maggie86 disse...

hehe, tva a brincar:) somos aspirantes!=P

Tão só, um Pai disse...

Sim, o dia está lindíssimo, de vez em quando parece tímido, o que até lhe dá um ar de graça. Hoje, já estive aqui, já estive no mar, já estive nos amigos, e ... depois não sei :):):)

reb disse...

Compreendo tudo isso que dizes: as crianças nem sempre gostam dos risos dos adultos pq lhes pode parecer que estão a ser gozados. E há famílias altamente gozadoras :))

Mas, continuo a pensar que a timidez é tb uma característica da personalidade e que se nasce mais ou menos tímido. É verdade que os bebés olham nos olhos, nessa 1ª fase, mas penso que é pq ainda não sentem vergonha, não sabem nada dos códigos de relacionamento, e acho que qdo nos olham só estão a "ver-nos" como se estivessem a "estudar-nos".
Agora que há bebés, nos seus carrinhos a passear nas ruas, que riem e interagem com um estranho com mto mais facilidade do que outros, não há dúvida. Eu meto-me com todos os bebés que vejo, e alguns gostam, outros não ( talvez, como dizes por volta dos 8/9 meses)

Tão só, um Pai disse...

Fogo, os meus putos eram terríveis, iam para qualquer cigano. O mais velho tinha até jeitinho para cravar as velhotas, para ela lhes dar um bolinho. Quando eu e a mãe davamos por isso, já ele estava a mastigar.

idadedapedra disse...

não tenho a certeza se os que são sisudos desde o nascimento, venham a ser os tímidos depois. Vou passar a assentar nos meus diários clínicos sisudo/risonho... daqui a 3 anos conto-vos no que deu :)

idadedapedra disse...

Hoje, já estive aqui, já estive na praia, já estive com os amigos, e ... agora estou aqui outra vez

ZIB disse...

Não será que somos tímidos quando, em determinadas situações, damos demasiado valor às coisas, temendo por isso o resultado da opinião que os outros podem ter ou das suas reacções? É como um círculo vicioso de ansiedade e inibição. Ao falar em público, mesmo quando estamos preparados, podemos estar ansiosos por medo a não conseguir dizer o que queríamos (sentido de responsabilidade?) e nos inibimos. Num exame oral, quando sabemos que estudámos, estamos ansiosos porque se calhar não estudámos o suficiente e as palavras não saem, porque temos medo de não aprovar. Porquê na net não sentimos timidez e nos abrimos mais? Não é porque não temos o interlocutor cara a cara, ou muitas vezes nem sabem quem são, e não nos inibimos a escrever sem ansiedade?
Mas fica-me a dúvida: realmente somos tímidos só em situações às quais damos demasiada importância? Porquê esse ciclo vicioso ansiedade/inibição só acontece com alguns? Porque nem todos se inibem e são capazes de interagir sem timidez. A timidez é inata e tem que ver com autoestima/fobia social, ou é aprendida pela forma como nos integramos/relacionamos em sociedade após experiências negativas?

reb disse...

Zib, a mim parece-me que é um mix das duas coisas. Nascemos com caracteristicas próprias ( os nosso genes, a nossa hereditariedade) mas o meio em que crescemos influencia muitíssimo o evoluir dessas nossas características.
Mas, como dizes ou sugeres, é mais difícil sermos "julgados" por pessoas que conhecemos e com quem temos afinidades do que por desconhecidos. Para mim, este blog tem a vantagem de eu não conhecer a maior parte das pessoas que cá escrevem :)
Imagina esta situação: tens que fazer uma comunicação numa reunião. Se os que lá estão forem desconhecidos não é mais fácil do que se lá estiver alguém que conheças bem e para quem sejas importante?
Qto aos bébés sisudos: será que ser sisudo é ser tímido? Talvez ( ou não). A maggie diz que sempre a acharam arrogante e convencida num 1º contacto e isso era só a defesa da sua timidez...
Vejamos a que conclusões chegas no teu estudo. Seria interessante :))
Acho tb que há pessoas mais selectivas que outras ( desde pequenas). Isso tb está relacionado com a timidez?
A mim, começa a parecer-me que a timidez é mas é uma grande capacidade de auto-defesa:) Só me revelo qdo sei que vou pisar "chão firme" :)

idadedapedra disse...

sim Zib, talvez tenhas razão, depende da importância dês ao momento. mas também tem a ver com a situação em si. Eu num congresso fico bloqueada e não penso, porque era importante para mim aquela apresentação.
No entanto, se tenho à minha frente uma criança doente, isso é ainda mais importante para mim e o meu cérebro fica muitíssimo activo, liberta-se adrenalina para me ajudar a ficar perspicaz... não me sinto nada tímida nessas alturas...
Já convidei a psicóloga para vir aqui ajudar-nos; vamos lá a ver se ela tem pachorra para nós :)

LB disse...

Tenho reparado (neste forum) q as personagens q se dizem + tímidas, são aquelas q aqui + falam na 1ª pessoa, do seu intimo e, por isso + se expõem... parece um contra-senso, ou talvez não.... (fica a questão...)

Concordo q a timidez começa por ser uma questão genética (de alguma forma os tímidos têm tido sucesso no processo de selecção natural, pela calada, pimba!! ;), mas é atenuada ou agravada ao longo do crescimento, consoante as vivências, ambientes e feedbacks q vão recebendo.
Registei o q a IP47 disse sobre a frustração q sentia qd, em (mt) pequena, opinava com ponderação sobre temas q lhe interessavam e, os adultos se riam (da precocidade da pequena), o q lhe deixava um grande sentimento de frustração, contribuindo p/ que ela se fecha-se + sobre si. (feedback errado por parte dos adultos!!!)

Considero importante q a escola estimule e ajude a desenvolver as capacidades de intervenção e exposição em publico. Isso treina-se, à técnicas e truques para encarar e superar estas situações.
Sra Professora, n sei se isso está a ser feito hoje em dia nas nossas escolas....

O ciberespaço ajuda (os tímidos) a conviver e a desabafar, a combater a solidão, mas, não creio q, a nível comportamental, essa aprendizagem possa ser transportada para a existência física (antes pelo contrário. Podem-se escudar no anonimato)

De resto, prefiro mil vezes me relacionar e descobrir subtilmente a riqueza do mundo interior de um(a) tímido(a), do que ter de aturar o espalhafato e as futilidades de um(a) desinibido(a)

reb disse...

Pois é, a timidez, tal como todos os sentimentos humanos, é difícil de definir, pela sua subjectividade. Há pessoas tímidas numas situações e "abertas" noutras; pessoas para quem a familiaridade desinibe e outras que se expandem mais no anonimato...

Mas, em crianças, essa carcaterística é mais perceptível: alguns têm sérias dificuldades em relacionar-se com os seus pares.
O que nós professores fazemos?
Nesta fase, não se pode falar em truques ou técnicas. Antes de mais, é preciso que a criança ganhe confiança em nós. Sem que se fale disso, ela tem que sentir que nos apercebemos e somos um aliado.
Um exemplo: se um miúdo nunca quer ir ao quadro por medo de ser gozado se errar, passamos pelo lugar dele qdo estão a fazer um exercício, corrigimo-lo no lugar e só o mandamos ao quadro qdo ele sabe que vai fazer bem. Dp, elogiamo-lo perante a turma.
A pior coisa que se pode fazer é expor um aluno perante a turma. Quando detectamos que alguém está a ser marginalizado, falamos em particular com 2 ou 3 miúdos mais influentes, chamamos-lhes a atenção para a situação, e, geralmente isto resulta. Os miúdos são muito sensíveis a estas situações quando os adultos os alertam para isso. Outra coisa são as regras da sala de aula: "Todos têm direito a ser ouvidos e é proibido gozar"
Ás vezes acontece um puto escangalhar-se a rir com a bacorada de outro. Qdo isso acontece eu faço uma pergunta difícil ao que gozou e desato-me a rir qdo ele não responde. Eles percebem, riem, e ficam mais atentos.
Há montes de coisas que vamos fazendo qdo já há uma relação de confiança com essa turma e , garanto-te, com a ajuda dos profs, eles melhoram imenso nessas atitudes.
Penso que esta questão devia ser trabalhada muito mais cedo, na primária, onde tudo o que o prof diz ainda é "lei".
Com os meus (10/11/12/13) ainda é possível....mais tarde penso que deve ser mto mais difícil..

E concordo contigo: a timidez (contenção) sugere-me sempre um mundo escondido por descobrir, e acho-a uma característica deveras atraente :)

Tão só, um Pai disse...

"... a timidez (contenção) sugere-me sempre um mundo escondido por descobrir, e acho-a uma característica deveras atraente" :) ... ora aí está! As moças tímidas têm muito que se lhes diga.:)

idadedapedra disse...

quando eu era uma jovem adolecente tímida, tive um prof de psicologia ou filosofia (já não sei porque eram os mesmos profs que davam as duas disciplinas) que me achava piada pela minha timidez. Virava-se para mim, fazia-me uma pergunta, eu ficava completamente vermelha e gaguejava a responder. Quando ele se apercebeu disso começou a dizer: est+as a corar, estás a corar muito e ria-se com um ar carinhoso. E fazia-me isso tantas vzes que eu ganhei muito à-vontade com ele e passei a falar mais

idadedapedra disse...

e sim, a timidez não faz com que se tenha menos amores... a abordagem, o chegar a eles é diferente de quem não é tímido, mas chega-se lá.

Uma coisa que percebi na adolescência foi que se bebesse uma imperialzita, conseguia facilmente botar cá para fora os meus pensamentos, sem vergonha. Portanto nas saídas nocturnas lá comecei a beber uma bjecas; só que depois não era só uma... foi aumentando o numero de bjecas numa noite e por aí fora. Mas não, não virei alcoolica, fiquem descansados. No entanto ficou-me desde sempre uma coisa que chamo de alcoolismo social. Para estar com amigos numa farra bebo sempre. Eu nem sei bem se não bebesse o que é que sentiria (concerteza olhava para os outros com um ar entediado e dizia: estão completamente bêbedos, só dizem disparates :))...

idadedapedra disse...

e vocês, cabeças pensantes, expliquem-me lá para que é que temos que introduzir sempre estas letras esquisitas a que chamam verificação de palavras??? Hein??? é uma seca...
Provavelmente é para não deixarem os bebedos pôr comentários, porque aquilo com visão dupla é impossível de se copiar

reb disse...

Fiquei algum tempo a pensar o que eram essas "letras esquisitas" :)
Já te ia perguntar do que falavas, qdo me lembrei. Realmente, que raio de código de entrada; às vezes até parece uma palavra, outras, qdo tem vários "eles" seguidos todos tortos, vejo-me grega pra os reproduzir com a minha miopia :)

Essa do álcool funciona pra todos ( talvez pq todos sejamos tímidos:)

Mas que é uma sensação mto boa a de dizer o que apetece sem auto-censura..lá isso é :)

idadedapedra disse...

Dizia LB: "O ciberespaço ajuda (os tímidos) a conviver e a desabafar, a combater a solidão, mas, não creio q, a nível comportamental, essa aprendizagem possa ser transportada para a existência física (antes pelo contrário. Podem-se escudar no anonimato)"
Eu dos contactos da net, acabo por me encontrar com alguns... à primeira vou tímida, suo das mãos, tenho cólicas, fico com a mímica facial pouco natural... mas depois passa. Até por que à partida eles já estão a contar com isso porque eu já confessei a minha timidez. Portanto parece-me que é uma ajuda para os tímidos

reb disse...

Agora confessem lá: a timidez não é um bocadinho sexy? :)