domingo, 13 de abril de 2008

Orçamentos do Estado

Na minha escola, há uma fotocopiadora velhinha ( é a mesma há 8 anos qdo para lá fui). O técnico lá vai fazendo a manutenção, mas ultimamente encontra-se a "dar o berro" e, ao que parece, sem grandes melhorias possíveis. Havia que comprar outra! Como devem imaginar, a fotocopiadora de uma escola grande não pára de trabalhar. Há testes para copiar, fichas de trabalho para as aulas, relatórios, etc.
Na 6ª feira fui buscar umas fichas que lá tinha deixado e vinham com uma qualidade péssima. A funcionária ia dizendo a todos os profes: "Não posso fazer mais nada. E para conseguir isto, vejo-me grega!"
Fui ao conselho executivo reclamar. Estava lá o vice. Respondeu-me que não havia dinheiro para comprar uma fotocopiadora nova, que estão fartos de falar nisso à Drel e a resposta é sempre a mesma: Não há verba! Informou-me tb que, às vezes ,chega alguma massa mas tem que ser gasta numa rubrica específica e não pode ser desviada para outras necessidades...
Tenho colegas que tiram fotocópias do seu bolso, e eu já uma vez ou outra fiz isso, mas nesta momento não posso. São várias folhas , multiplicadas por 25 alunos de cada turma. Não dá!

Outra coisa para a qual deixou de haver dinheiro é para as visitas de estudo. São mto importantes para estes miúdos que raramente saem do sítio onde vivem ( bairro da periferia da cidade).
No 1º período levámos todos os 6ºs anos ao teatro. Como as carrinhas são caras, fomos de transportes públicos ( cada turma com 2 professores), 2 turmas por dia. Apanhámos 3 autocarros até ao teatro. Os bilhetes, embora especiais para escolas, não são acessíveis a todas as famílias. Há pais que mandam recado na caderneta dizendo que não podem pagar. Deixamos esses miúdos na escola? Claro que não. Pagamos-lhes o bilhete...

Quando leio sobre os projectos de novas pontes e de TGVs, não consigo deixar de pensar: que prioridades são estas?

Eu até sou optimista :) Tenho prazer no que faço. Mas seria mto mais optimista se não me deparasse com estes obstáculos na minha vida profissional :)

17 comentários:

reb disse...

Imagino que este post não vos interesse nada :)
Mas, como este é o meu blog, e esta é uma preocupação minha, tinha que o usar tb para este meu desabafo :)
Que cada um, se quiser, use este espaço pros seus desabafos. Prometo lê-los todos! :)

Tão só, um Pai disse...

Podemos fazer um bocado de "brain storming".A escola tem ginásio?

reb disse...

Ginásio tem, não é fotocopiadora? :)

Olha, eu não sou prof de educação física :)

Tão só, um Pai disse...

:) então, aluguem-no. A procura de pavilhões está em alta.
Falem, também, com a junta de freguesia, sobre as visitas de estudo. Vejam, junto da acção social, que soluções são possíveis. Organizem e realizem arraiais para a comunidadeque se inserem, em datas com significado para a mesma.

reb disse...

Lol, achas que não tentámos já isso?
A junta deixou de nos ceder as carrinhas pros passeios pq dizem que os miúdos dão cabo delas :)
Deve ter acontecido uma vez estragarem qq coisa e...finito!
Os nosso pavilhões são cedidos à comunidade aos fins de semana para jogos de futebol ( a preço zero, zona mto carente)
Qto a acções com a comunidade, ainda na semana passada fizemos uma acção de limpeza das ruas do bairro, em conjunto com a junta. As ruas foram fechadas ao trânsito e os nosso miúdos junto com os profes foram apanhar lixo. Isso dá dinheiro? :)

Precisavamos mesmo era de um patrocinador, queres candidatar-te? :)

reb disse...

Se conheceres alguma empresa que nos possa oferecer uma fotocopiadora industrial, fazemos-te uma homenagem na escola, com direito a teatrinho e comes e bebes ( coca-colas) :)

idadedapedra disse...

olha, chegas a uma dessas grandes marcas que produzem fotocopiadoras e pedes que doem uma que já não usem porque já há versões mais recentes... Eles ficam contentes por se ver livre do trambolho e podem pôr nos impostos o dinheiro da doação.
Não sei se a siemens faz fotocopiadoras, mas por motivos óbvios, podes tentar essa marca

reb disse...

Vmaos esperar que alguém aqui acuse o toque :)

Tão só, um Pai disse...

:) Candidato-me a cobrar a utilização do ginásio, que é um património a rentabilizar, em benefício da comunidade.
A zona pode ser carenciada, mas a escola precisa de levar os miúdos da comunidade às visitas , e de comprar uma máquina nova. Isso deve ser explicado à comunidade. Se a comunidade não pode pagar o pavilhão, usa-o menos, para se poder alugar a outras comunidades que o possam.
A procura de pavilhões está em alta, mas a oferta de "patrocínios" (deves estar a referir-te ao mecenato) está em baixa.As empresas não andam a despedir para nada. Contribuir para "obras" do Estado, também está em baixa. Para sacar, ainda vá lá.
Agora, escolham: ou o ginásio a pagantes, ou não há máquina nem visitas.
Outros fornecedores potenciais de transportes são os centros paroquiais.

harumi disse...

Acho que essas coisas também se passam nas empresas (não em todas, claro). Por vezes torna-se mais fácil substituir o carro do administrador que comprar uma fotocopiadora nova. Ainda se pensa um bocado assim: esta rapaziada cada vez que vez sair um modelo mais xpto, desata logo a achar que o que temos na nossa empresa/escola, está obsoleto! A fotocopiadora ainda está muito boa, e com alguma manutenção ainda se vai aguentar muito tempo! Se fossemos atrás da conversa desta malta não havia orçamento que resistisse!
Eu já ouvi coisas semelhantes a esta.
Mas realmente?! Se existem dificuldades deste tipo para adquirir uma fotocopiadora para uma escola, como podemos estranhar, que no nosso país, as verbas afectas a ID sejam sempre muito aquém do desejável.

idadedapedra disse...

ID???

harumi disse...

Investigação e Desenvolvimento

harumi disse...

Teria sido mais correcto se tivesse escrito: I&D

reb disse...

Pois é, esta é uma realidade das nossas escolas que me indigna. Eles cheios de mordomias e nós a pedinchar uma fotocopiadora pq o ministério não tem verba!

Tão só, um Pai disse...

:) tóner é tóner ... se houver na escola uma impressorazita a laser ... o problema até se resolve. Mandas-me, por snail-mail (vulgo CTT) o papelito, eu scano-o, envio-to por e-mail e ... tu imprimes aí nesse bocadinho de Cuba ... :)

reb disse...

:)))

Tão só, um Pai disse...

:):):) ... vês? Uma pequenina mudança de paradigma, mesmo que irrazoável, fez-te sorrir. :):):)