quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cores

É sabido que as cores depertam sensações diferentes em todas as pessoas e que, em matéria de gostos, algumas oferecem maiores consensos do que outras.
Eu sou das muitas pessoas para quem o Azul é a predilecta.
De todas as cores primárias, é o azul a única de que gosto. Em geral, prefiro as cambiantes que partem das primárias, mas, no caso do azul, gosto de todas as tonalidades. Azul escuro, azulão, turquesa, acinzentado. O azul inspira-me tranquilidade e bem-estar ( será pq vivemos no planeta azul?:)
Não gosto de vermelho. Acho-o agressivo. Mas aprecio os rosas e aquela mistura entre azul e vermelho que são os violetas e roxos.
Também não sou fã de amarelo vivo....teria que ser clarinho para o suportar. Embora ache que o laranja é alegre, acho-o uma cor cansativa...
Não gosto de castanho. É lá côr :)
O verde tem tonalidades muito bonitas: o verde seco, o marinho. Do verde-alface não gosto :)
O branco tem dias, mas sim, é sempre branco. Não preferem o branco sujo?
O preto tb tem dias...mas não seria capaz de estar numa sala com paredes pintadas de preto. Nem de encarnado:)
O cinzento é mais acolhedor...

E vocês, de que cores gostam mais? :)

13 comentários:

Tão só, um Pai disse...

É como dizes, depende do estado de espírito e da luz solar. Gosto muito do branco-frigorífico, salpicado por quadros na parede de uma sala. Hoje, as casas são cada vez mais pequenas, nem sempre iluminadas durante todo o dia, e eu ... preciso de sensação de espaço e imensidão.
Gosto do azul clarinho numa camisa, gosto do encarnado do meu impermeável e na camisa do benfica, gosto do preto numa cerimónia elegante ou sobre peles claras de cabelo moreno, também gosto do branco sobre peles claras e cabelo moreno, gosto do verde, principalmente quando é a única cor que sobra nos saldos da H&M, gosto de todos os tons de azul, conforme os dias e as situações, no verão gosto de ter nos sofás forras verde alface e laranjas, gosto do amarelo quando côr contrastante e não de fundo. Só não vou à bola com o roxo, mas isso tem uma explicação.
Também já ouvi falar em cromaterapia, embora ache que não exista melhor terapia que o sol a brilhar sobre o verde luxuriante da natureza vegetal, ou sobre os azuis estranhos do mar.

nelio disse...

aquela cor, entre o azul e o verde, que às vezes pinta o mar...

reb disse...

É isso, nélio, é aquele tom entre azul e verde que aparece no mar, mas tb é o azul do céu...

Será que vamos concluir que todos gostamos de azul? :)
Haverá alguém que não goste de azul?

ts1pai, não percebi mto bem aquela do preto e do branco em peles claras e cabelo escuro:)
Parece-me que tu gostas é de peles claras e cabelo moreno, independentemente da cor do traje :)

Parti-me a rir com essa do verde qdo é a única cor que sobra nos saldos do H&M :)))

Maggie86 disse...

a cor q eu prefiro é o azul, tb, penso q tem a ver c o mar e a tranquilidade q ele nos da!dp, o amarelo enjoa-me, o rosa tem q ser um bcd forte pq rosa esbatido tb enjoa(lol), branco n gosto, sabe a vazio!preto gosto conjugado com outras cores como o rosa.gosto do laranja, de tons arroxeados, de purpura, etc etc etc!!mundo de cores q nos despertam os mais variados sentimentos:)

nelio disse...

e o verde do céu? por vezes vê-se ao por do sol.

harumi disse...

Para mim depende do objecto em questão.
Mas acho que sou capaz de atravessar todo o arco-íris em termos de preferências. Como disse depende muito da coisa em si.
Acho inclusivé que não tenho nenhuma cor que me agrade mais que as outras. Sou talvez mais exigente no que respeita aos tons. Por exemplo no verde, os tons são tão diversos e fascinantes que é quase como se estivessemos a falar de muitas cores. Nos azuis também se conseguem tons muito bonitos.
Mas por exemplo para o vermelho, amarelo e laranja, já não espero tanto dos tons.
O branco e o preto, são de um universo diferente. Não tornam as coisas nem mais nem menos coloridas, mas podem afirmar-se com carácter em muitas situações da vida.

idadedapedra disse...

eu também acho que gosto de todas as cores, embora por exemplo nas paredes duma casa tenham que ser cores suaves porque senão agridem-me.
Estou a olhar da minha janela lápara fora a ver se prefiro alguma das cores que vejo.
Vejo todas as tonalidades de verde, branco, camélias que vão do rosa clarinho a rosa forte, o cér azul clarinho, os troncos castanhos (que é uma cor sim senhora:)), cor de tijolo... não consigo decidir qual é a mais bonita, pronto.
Ah, e eu já vos tinha dito que as cores não existem, não já? Hehehehe, tinha que dar um toque de ciência a isto

reb disse...

Da minha janela não vejo essas cores todas :) Vejo o verde das árvores, mas não alcanço os troncos, e, sobretudo vejo o azul do céu, pincelado de nuvens brancas.
Tb acho que todas as cores da natureza são bonitas...( o arco-íris...:) ) mas se pensar em cores para o interior da minha casa ou para as minhas roupas, já elejo algumas e rejeito outras. Sofás castanhos é feio, não é? Fica pesado. Nas roupas, para mim, essa cor só da cintura pra baixo, ou então tem que vir mesclada de outros tons...

E, sim, as cores claras tb me tranquilizam e o encarnado tb me agride. No entanto, conheço quem adore o encarnado e tenha uma parede da casa pintada dessa cor...

idadedapedra disse...

eh pá, mas ninguém quer saber porque é que eu digo que as cores não existem? Ora bolas, achei que íam ficar todos excitadecos com esta minha afirmação.
Mas é verdade (será?). As cores não existem. As coisas no escuro não têm cor porque a cor não existe. A cor é a reflexão da luz nos objectos. Quando a luz embate num objecto só alguns dos comprimentos de onda da luz são absorvidos; outros são reflectidos. Os que são reflectidos são aqueles que nós vemos, ou seja aquilo que dá a sensação de cor... É giro ou não é giro, como a realidade depende de tanta coisa :)

reb disse...

É giro sim :)
Tenho uma ideia de ter estudado isso na escola, e de me terem dito que o branco é a mistura de todas as cores ( se não me engano). Lembro-me que tinhamos um circulo com várias cores e qdo o rodavamos mto rapido só se via branco :)

idadedapedra disse...

as coisas pretas são pretas porque absorvem toda a luz, todos os comprimentos de onda da luz; as brancas é ao contrário, não absorvem nenuma, refelectem a luz toda

Tão só, um Pai disse...

E é por isso que há animais que vêm outras cores.

reb disse...

E dizem que alguns vêem a preto e branco. Será?