terça-feira, 8 de abril de 2008

"A metafísica é uma consequência de estar mal-disposto"- Fernando Pessoa

Todos os versos do Fernando Pessoa têm o condão de nos deixar a pensar. Como entendia tanto da natureza humana?
Esta frase faz-me sorrir! Acho-a de uma ironia sublime! :)
Ele tinha aquela qualidade rara de encontrar: gozava-se a si próprio.
Se alguém tinha laivos metafísicos era ele! Estaria tantas vezes mal-disposto? :)

E passando para nós: o que é a metafísica? É sair dos sentidos, sair do físico? Pairar?
Existe essa dicotomia: físico/ metafísico? Viramo-nos para o espiritual quando o mundo terreno nos provoca algum tédio? Ou temos fases mais isto, fases mais aquilo? Ou somos sempre as duas coisas, uns mais umas que outras? Energias investidas num dos lados, desaparecem do outro?

18 comentários:

Tão só, um Pai disse...

Levar umas pauladas no dorso pode não ser coisa de grande metafísica ... ou seja, como já dizia o outro, quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga. Lá está, a história repete-se, há por aí outro post em que abordas este assunto, o dos estados da mente influenciarem o corpo.

idadedapedra disse...

"Metafísica (meta = depois de/além de e physis = natureza ou físico) é um ramo da filosofia que estuda a essência do mundo. A saber, é o estudo do ser ou da realidade. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como:
O que é real? O que é natural? O que é sobre-natural?. O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade"
Portanto, para mim, cientista, a metafísica há-de vir a ser física :)

reb disse...

Fiquei confusa com essa definição...
Mas se é o que está para além do físico, como pode ser um ramo da física? Como defines física?

idadedapedra disse...

é porque a física ainda não chegou aí... mas há-de chegar... isto digo eu, que um dia a físico-química explicará aquilo que achamos agora que não é explicável...

reb disse...

Qdo passar a explicar aquilo que não é físico, deixará de ser física e será outra área do conhecimento, não é?

ZIB disse...

A metafísica trata dos problemas centrais e mais profundos da filosofia. O campo de trabalho da metafísica compreende os aspectos da realidade que não se podem investigar empiricamente, ou seja, aqueles que são inacessíveis à investigação científica. Desde Kant (quem, por sua vez, se apoia nos empiristas), uma afirmação é metafísica quando afirma algo substancial ou relevante sobre um assunto que, por princípio, escapa a qualquer possibilidade de ser experimentado (pelos sentidos) pelo ser humano. Então como é que o ser humano, apesar das suas limitadas capacidades mentais, poderia participar das verdades metafísicas, que pretende fundamentar com a ajuda da filosofia?
E, cientista, como é que a metafísica poderá virar física?
Ufffffffffffff

Tão só, um Pai disse...

Ai, ai, ai, está aberto o caminho para entramos no ocultismo, no paranormal e no seu primo afastado do exoterismo, Deus nos valha, até já vejo fantasmas.
Num tom mais sério, até acho que a ciência é inerentemente metafísica, nas suas abstrações e representação ou reconstrução simplificada da realidade. Curiosamente, algumas das proposições de Einstein quanto à deformação da luz, apenas foram validadas anos mais tarde.

idadedapedra disse...

atão mas eu já tinha dito outro dia que achava que se o ser humano sobrevivesse mais umas centenas de anos conseguiria descodificar o universo e que aí se descobriria que os sentimentos são partículas atómicas (ou outras por nós ainda não conhecidas) ou que as partículas atómicas são sentimentos... :)
Estou a brincar, a exagerar talvez, mas acho que mesmo os pensamentos serão explicados pela física (ou então outra ciência futura).
Ao longo da vida já mudei de opinião várias vezes por exemplo em relação à existência de coincidências. Há alturas em que tenho a certeza que não pode ser uma coincidência, que é algo de paranormal; noutras alturas acho que são mesmo coincidências ou sou eu que valorizo de maneira diferente certos factos.
A tristeza por exemplo... um sentimento tão profundo... toma-se um comprimidito, ou seja, uma molécula qualquer, e a tristeza passa! Isto tem muito que se lhe diga, desculpem lá :)

idadedapedra disse...

metafísica deve ser a notícia que vi há bocadinho: um ser humano nascido mulher, mudou de sexo e casou com uma mulher; poratnto esse ser humano é o marido, ok? Até aqui nada de mais. Mas como a mulher era estéril, implantaram o embrião no útero do marido (que não foi tirado na mudança de sexo), portanto é um homem (se definição de homem for ter pila) e está grávido de 5 meses. Às tantas vai parir como as hienas... :)

Tão só, um Pai disse...

IdP, a minha interpretação metafísica do universo é esta: se o infinintamente grande for, de facto, semelhante ao infinitamente pequeno, então, o nosso universo não será mais do que matéria, átomo ou molécula, de um corpo infinitamente maior, com muitos mais universos, que nunca avistaremos do nosso ... :)

Quanto à metafísica do grávido, pá, não sei, mas olha que lanças luz sobre alguns tabus religiosos, relacionados com a virgindade. :(

Tão só, um Pai disse...

.... :) mais outra das minhas deambulações metafísicas. No amor entre homem e mulher, como o vivi, a energia é inerentemente positiva e caracteriza-se por dois estados, a atraente e a atractiva. :)

idadedapedra disse...

sim, quem nos diz a nós que dentro dum átomo não há um universo muito mais pequenino do que o nosso...? E quem nos diz a nós que nós não somos só um atómo, ou uma célula, dum universo ou dum ser muito maior...?

idadedapedra disse...

isso é antes de vir a negativa: repelente e repulsiva :))))))

estou a ser horrível porque eu sei que há amores para a vida como o do meu irmão com a minha cunhada e espero que o da minha filha com o namorado dela!

Tão só, um Pai disse...

Quando há filhos, independentemente dos tipos de energia, será sempre como o outro dizia, lá no altar ou na secretaria, "até que a morte o separe", quer estejam pacificados ou não. E olha, até podemos raptar os miúdos e andar com eles, em fuga pelo mundo, mas até aí andamos a fugir para nada, basta olhar para eles e ver as feições do outro, não sendo por isso que os amamos menos. Mais uma vez, lá vem a atractiva e a atraente, no que ficará sempre.

reb disse...

chiii...tanta metafísica :)

IP47 :)
É verdade que um comprimido pode aliviar a tristeza,mas só a pode aliviar enqto sintoma, tal como a aspirina tira a dor de cabeça. A tristeza só passa qdo desobrirmos a causa e a mudarmos, caso contrário precisaremos de comprimidos para todos os estados de espírito negativos, não é?
Que as emoções são químicas, concordo. Como há dias me explicaram, são descargas de hormonas ( comandadas pela hipófise) e que se manifestam fisicamnete. Mas ainda nenhum medicamento foi capaz de substituir o que, na nossa interacçaõ com o mundo, nos faz sermos mais ou menos felizes...

Qto ao homem grávido, eu acho que ele mudou mesmo de sexo e portanto não tem pila, só conservou os orgãos reprodutores internos. Não acredito que nenhum homem conseguisse dar à luz como as hienas :)

JR disse...

Hummm... Tanta metafisica...
Na verdade, a utilização da palavra tem a ver com a colocação dos livros na biblioteca, porque vinham depois da fisica.
E os livros que estavam arrumados depois da fisica, falavam da procura daquilo que seria a realidade em si mesma e não apenas aquilo que é perceptível aos nossos sentidos.
Esta verdade última, ontológica (a ontologia trata do Ser, daquilo que É)ocupa praticamente toda a filosofia ocidental até Kant.
Mas metafisica, em filosofia, não tem e nunca teve outro significado que a busca da Verdade, do Ser. Portanto, como diz a IP, a metafisica visa a realidade. A realidade real e não apenas a que podemos dizer.

reb disse...

A realidade real que não podemos dizer ou que não podemos ver?

JR disse...

Este dizer tem um sentido "filosófico", que no fundo não será muito diferente desse ver.