quinta-feira, 10 de abril de 2008

memórias :)

"Ó papão, vai-te embora/ vai pra cima do telhado/ deixa dormir a menina/ um soninho descansado"

"Naquela linda manhã/ estava a brincar no jardim/ a certa altura a mamã/ chamou-me e disse-me assim...lá lá lá..."

"Peixinho dourado/ do fundo do mar/ vem para a areia/ me escutar..."

" Senhor rei e pai amigo/ meu amor não tem igual/ eu lhe quero como quero/ às pedras brancas do sal!"

"Está a chover/ está a pingar/ estão as raposinhas no quintal/ a apanhar laranjinhas/ para o dia de natal"

"Um, dois, três, macaquinho do chinês"

"Um dó li tá, cara de amendoá..."

"Não vi velha nem velhinha, não vi velha nem velhão, corre, corre cabacinha, corre, corre cabação"

:)

31 comentários:

Ana Pessoa disse...

"que linda falua, que lá vem lá vem..."

xxx

A

Maggie86 disse...

...nao brinques so a correr, tropeças sem querer, se cais ficas mal...essa música dava-me pesadelos quando era pequena:P

Maggie86 disse...

estopa, linho, lã, estopa linho, estopa lã, estopa linho, estopa lã:)

idadedapedra disse...

eu nas consultas canto essas musiquitas para os bebés se acalmarem.
Uma das que me sai mais vezes é essa "foi numa linda manhã". Outro dia estava eu cantarolando e a mãe do bebé disse-me: "as músicas das crianças têm letras horríveis" :)
Vou escrever a letra toda para ver se concordam:
"Foi numa linda manhã
estava a brincar no jardim
a certa altura a mamã
chamou-me e disse-me assim:
não brinques só a correr
tropeças sem querer
tu cais, ficas mal
Respondi: pronto, está bem,
depressa porém
esqueci-me de tal
Ninguém sabe depois como foi
escorreguei caí no chão
no joelho ficou um dói-dói
no nariz um arranhão
Desde então procurei ser melhor
por ser má fui infeliz
faço agora tudo quanto a mamã
me diz"
Diria que não é das piores :)

reb disse...

eu peço ao senhor barqueiro que me venha buscar/ tenho filhos pequeninos/ não os posso sustentar :)

Mandem mais coisas: reavivem as vossas memórias!

Faço um apelo a todos os pais e mães: não deixem cair esta cadeia!!! Cuidem das memórias futuras dos vossos rebentos! Se soubessem o lugar que ocupam dentro de todos nós!
Tenho alunos a quem nunca ninguém contou uma história, não conhecem o "capuchinho vermelho" nem a "branca de neve", nada... :(
Eles aprendem as coisas novas do tempo deles, mas estas lengalengas de tradição oral são estruturantes. Por alguma razão, sobrevivem séculos...

Tenho uma dúvida: será que estas coisas passavam mais de avós pra filhas e netas? Será que não fazem parte das memórias dos homens?

reb disse...

Lol, lembras-te da letra toda :)
Se leste o comentário da maggie, ela diz que essa música lhe causava pesadelos :)
Mas, dizem os psicólogos, são mto úteis os contos tradicionais infantis ( que são todos terríficos) pq os ajudam a lidar com o medo ( melhor o medo na ficção do que na realidade)
É espantoso como, na nossa idade, ainda nos lembramos dessas cantilenas. Tomara que as mães de agora ainda tenham memórias dessas pra embalar os seus bebés :)

ZIB disse...

O balão do João sobe sobe sem parar, fica então o João a cantarolar. Mas o vento a soprar leva o balão pelo ar, fica então o João a choramingar.

O meu menino é d'oiro, é d'oiro fino, não façam caso que é pequenino.
O meu menino é d'oiro, d'oiro fagueiro, hei-de levá-lo no meu veleiro.

Dorme, dorme, meu menino, que a mãezinha logo vem, foi lavar os cueirinhos à fontinha de Belém

As canções de embalar sempre foram as minhas preferidas … e o Zeca Afonso também :-)

ZIB disse...

Fui ao jardim da Celeste, giroflé, giroflá, fui ao jardim da Celeste, giroflé, flé, flá. O que foste lá fazer? giroflé, giroflá, O que foste lá fazer? giroflé, flé, flá.
Fui lá buscar uma rosa, giroflé, giroflá. Fui lá buscar uma rosa, giroflé, flé, flá. Para quem é essa rosa, giroflé, giroflá. Para quem é essa rosa, giroflé, flé, flá. É para a menina Zib, giroflé, giroflá, É para a menina Zib, giroflé, flé, flá.

idadedapedra disse...

pico pico sardanico
quem te deu tamanho bico
foi a pulga da balança
deu um pulo e foi pra frança
os cavalos a correr
as meninas a aprender
qual será a mais bonita
que se há-se esconder

Esta eu também usava nas consultas para brincar com os miúdos. mas pensando na letra da primeira estrofe, no calão actual fica meio ordinária (principalmente se nos enganarmos e escrevermos "fez" em vez de "deu", que foi o que me aconteceu numa consulta; não sei se alguém deu por isso, mas eu devo ter corado até às entranhas e nunca mais usei esta lenga lenga:))

Tão só, um Pai disse...

Ha ha ha ha ha ... !

Eu também já tive problemas quando enviei um email contendo o relatório e contas da instituição em que trabalhei. Houve um lapus letrae na escrita das "Contas". Bom, não que esse lapso não voltasse a ocorrer, mas passei a usar o corrector para pesquisar o que não deveria existir, depois de lhe ensinar uma palavra que não conhecia, ou se recusava a conhecer.

reb disse...

lololol...quem te deu tamanho bico? :))))
Ai, mentes danadinhas! :)

continuemos, giroflé flé flá....:)

janela janelinha porta portinha campainha trrimmmm !

Sim, tb usava o Menino de ouro do zeca pra embalar :)
Já tinha esquecido :)

harumi disse...

Esta li-a ontem à noite, embora só agora esteja a comentar.
Deixou-me com um sorriso, que demorou a desvanecer.

reb disse...

Alguém se lembra desta?

Brincando na serra enqto o lobo não vem. O que é que o lobo está a fazer? :)

As brincadeiras dos rapazes eram mais acção que lengalengas, mas não haverá alguns "ditos" que se usavam nesses jogos?

Tão só, um Pai disse...

Pá, nos meus 8 a 10 anos, a malta tinha que gramar os sábados de manhã da mocidade portuguesa. Para nos vigarmos, tínhamos um hino para isso, mas aqui, assim e em público, não. Há níveis de credibilidade a manter. :):)

Tão só, um Pai disse...

... antes disso, a malta tinha de gramar as cançonetas da escola, que até cantava com vergonha, porque nos davam um ar abébézado. Tipo tirei o pau ao gato, essa do giroflé ... o pessoal já cantava roberto carlos ... deixa-me buzinar o calhambeque pi pi ... essas coisas ... o obladi obladã dos beatles ... isso sim, tinha piada.

idadedapedra disse...

olá cá estou eu,
o brize contínuo
novo desodorizante
faz desaparecer
o cheiro mais irritante
Fora, fora, fora
fora com os maus cheiros

E esta? :)))) Foi só para avacalhar...
Mas lembram-se, não lembram?

Tão só, um Pai disse...

:) ... pois ..., nem mais, o "algodão não engana".

Num tom mais ancestral, quando alguém perguntava "o que é isto?", lá vinha o coro, "... uma camisa fórmula 1" :)

reb disse...

:))))))))))))))

Eu tinha um noivo
um noivo tão rico
e eu agora fico
sem noivo nenhum
Porque eu não sabia
e ele não dizia
que eu precisava de MUM
de MUM
desodorizante MUM!!

:)))))

Este devia ter ido parar ao post "perfumes e feromonas" ;)

idadedapedra disse...

bic alaranja uma escrita fina
bic cristal uma escrita normal
bic laranja, bic cristal
duas escritas à vossa escolha
bic bic bic
bic bic bic

LM é um cigarro pra você
LM é um cigarro ...
LM da fábrica nacionallllll

reb disse...

Essa do LM era de Lourenço Marques :)))
Alguem me explica como esses slogans ou lengalengas ouvidos, repetidamente, na infância, não desaparecem mais?
É por isso que o pessoal da publicidade, os criativos, têm que ter conhecimentos sobre os meandros da memória :)

A minha casa como cheira bem
pq tem pq tem pq tem
AIRWICK
A minha casa como cheira bem!

E na praia: ´"É rajá fresquinho!"
"é fruta ou chocolate!"

e o sumás de ananol? :)

Tão só, um Pai disse...

:) LM? Aqui na "metrópole"? :) e a do citroen? ". . . Oficina? Nem pensar!"

Tão só, um Pai disse...

:) na praia, ainda se ouve" olhá língua da sogra" :)

reb disse...

Em que praia é que ouves a "língua da sogra" ?

Eu só oiço a das bolas de berlim: "boliiiiiiiiiiiinhas!!"

O que eram as "quentes e boas"?

Tão só, um Pai disse...

:):):) quentes e boas são as castanhas.
Língua da sogra, nas prais não vigiadas pela liga da protecção das sogras ... tipo Guincho. Ainda no ano passado, apareceu lá um que só vendia disso. A milhafrada macho-beeta acabou logo com o stock. Não sei se foi uma manifestação silenciosa ...

Eu, se ouvisse bollliiiiinhas fugia logo para o banho. Qué lá isso ... :):):)

idadedapedra disse...

linguas da sogra vendiam na azarujinha... ou eram os barquilhos? Ou será que é a mesma coisa?

Tão só, um Pai disse...

:):):) a azarujinha é em S. João. Já não devem vender, a liga das sogras fez queixa à ASAE e encerraram a actividade de venda desse produto.

reb disse...

Na azarujinha eram barquilhos numa caixa vermelha grande :)

língua da sogra não é uma espécie de linguas de gato mas em grande?

reb disse...

stucomat ( escreve-se assim?)

stucomat é a grande tinta
stucomat é robbialac
toda a gente pinta com a stucomat
stucomat é robbialac

:)

reb disse...

Tudo vai melhor com coca-cola
Com coca-cola a grande!
Toda a gente está contente
Quando bebe coca-cola
Passa a sede, de repente
Ao refrescares-te com COCA-COOLA
Tudo vai melhor com coca-cola
Com coca-cola a grande!

Desde que começaram a falar de anúncios publicitários, todos os dias me lembro de um diferente. Parece que se abriu uma torneira da minha memória :)

Unknown disse...

EU tinha um disco de vinil com historia do pescador e sua mulher onde a musica que ele cantava para chamar o peixinho tinha esta estrofe: "Peixinho dourado/ do fundo do mar/ vem para a areia/ me escutar..." cantada numa voz feminina. Eu gostaria muito de ter uma cópia desta gravação.

Diacuuy Fialho disse...

Ola como vai? encontrei seu blog numa busca pelo google. Estou escrevendo algumas coisas sobre meu pai, e lembrava do verso: peixinho dourado do fundo do mar, venha até a praia quero lhe falar: , e estão apareceu sua pagina. Fiquei muito feliz por esta ligação com Portugal, pena que lembro mais de toda a história.
Abraços.
Diacuy Fialho