sexta-feira, 11 de abril de 2008

Selecção natural

Dizem os cientistas que chegámos ao que somos pelo processo de selecção natural.
Isto tem-me feito pensar no seguinte: se, hipoteticamente, houvesse uma tal globalização que provocasse um cruzamento de raças maior do que o que conhecemos até agora, haveria alguma raça predominante e alguma que fosse extinta?
Mesmo entre caucasianos, as características dos povos do norte ( cabelos e olhos claros) desapareceriam?
Se algumas características de algumas raças são predominantes sobre outras, isso significa que estão melhor adaptadas à sobrevivência?

Como temos uma comentadora cientista, esperemos que nos ajude a compreender estas questões :)

27 comentários:

idadedapedra disse...

Hum...
Então é assim: se deixássemos a selcção natural funcionar os negros ganhariam em áfrica, os caucasianos nos países frios, os amarelos lá onde vivem e por aí fora. Só que hoje em dia nós combatemos a selecção natural com a medicina e outras técnicas. Um negro não precisa de protector solar; um branco em áfrica sem protector solar vê-se à rasca... e por aí fora...*
Actualmente se nos misturarmos todos, a raça que daí adviria seria uma mistura de todas: nariz nem largo nem estreito, cabelo semi-encaracolado, olhos provavelmente castanhos; ligeiramente em bico... cada uma destas características dependeria do número de indivíduos de uma espécie

* esta lembra-me uma anedota velha: filho negro a falar com pai negro: Pai, proque é que nós temos a pele escura? - Filho, porque em áfrica o sol é muito quente e esta cor protege-nos. - Pai, porque é que temos carapinha. - Filho, porque em áfrica o sol é mutio quente e este cabelo protege-nos do sol... E por aí fora. - Pai, mas para que é que nós precisamos disso tudo se vivemos na Damaia?

reb disse...

:))))

Ora bem,tomemos um exemplo: e se esses negros, vivendo na europa do norte se cruzassem com loiros de olhos azuis? Os filhos, vivendo nesses países frios, não teriam necessidade da carapinha pra se protegerem do sol. Mas, ainda assim, continuariam mulatitos e muitos deles com carapinha. Imaginado que continuavama cruzar-se com outros negros, embora a viverem num país frio, continuavam a ter essaa características que já não lhes eram necessárias para a adaptação ao habitat?
Percebes a minha dúvida?

reb disse...

No fundo essa é a questão posta pelo filho negro da damaia :)))

idadedapedra disse...

Exactamente. Se a selecção natural ainda actuasse, sobreviveriam mais aqueles os não-negros (não sei bem porque é que nos países nórdicos as pessoas são loiras de olhos azuis, mas alguma utilidade há-se ter). Percebes? As características que são úteis a um determinado ambiente fazem com que esses indivíduos vivam mais, se reproduzam mais e por isso os seus genes vão sendo os mais comuns.

Agora tenho um apárte para dizer que não tem nada a ver com isto mas que foi o meu último pensamento de ontem à noite: a humanidade actual não é mais justa do que era na idade da pedra! pronto, tenho dito!

Tão só, um Pai disse...

A maior e menor capacidade de adaptabilidade a outros ambientes que não os que determinaram o tipo de raça, também pode ter um papel importante na sobreviência e aceitação, pelo corpo, dessa variabilidade.

Lembro-me de, em pequerrucho, pirar-me de casa para as minhas deambulações solitárias, às 2 da tarde, no pico do calor, numa terra em que as temperaturas atingiam, àquela hora, os 70 graus celsius ao sol e 40 à sombra, fazendo-o sem chapéu, com sandalitas, uma camisa de manga curta e calções. Regra geral, orientava a bicicleta pela berma areosa da estrada porque, no pouco em que ela era alcatroada, o alcatrão estava derretido, aumentava a grossura dos pneus e impedia a progressão. Os recém-chegados, muitas vezes, começavam a sofrer de doenças cardíacas e tinham, por norma, muitas dificuldades em respirar o ar tão quente e, por essa via, rarefeito. Deixem-me que vos diga o seguinte: apesar de ser moreno, sempre que vou à praia apanho um escaldão, com ou sem cremes. Naquela idade e enquanto lá estive, isso nunca me aconteceu.

Também conheci de perto, pela proximidade à guerra, gentes que pertenceram a tropas de elite e por lá andaram. Eram uns copinhos de leite originários de berças nortenhas daqui, da. então, chamada metrópole. Pois haviam muitos que parecia terem lá nascido.

Conclusão? Se calhar, temos no nosso património genético capacidades de adaptabilidade que se sobrepôem ao pensamos ser o status quo da selecção natural até então operada por um determinado ambiente.

Isto, para mim, também põe, aaté certo ponto, em causa, as teorias evolucionistas da espécie humana. Por vezes, até acho que somos híbridos, de algo muito primitivo com algo de muito elaborado. Mas isto são as minhas confecturas metafísicas. Todos temos o direito a conjecturar sobre o que não aceitamos.

Tão só, um Pai disse...

E que importância não terão, também, os mecanismos psicossomáticos numa adaptação, com sucesso, do organismo humano à variabilidade?

reb disse...

Mantenho algumas dúvidas sobre este assunto. Provavelmente, ainda não compreendi bem o conceito de "selecção natural" (embora compreenda que, hoje em dia, nos humanos, a medicina pode salvar todos, até aqueles menos aptos para sobreviverem)
Imaginemos ( medicinas àparte) que deslocávamos uma parte da população sueca para um país africano, e faríamos o mesmo com um grupo de africanos que iriam habitar num desses países frios e com pouco sol. Conseguimos fazer conjecturas? Qual o grupo que á partida teria melhores condições genéticas para se adaptar? ( esqueçamos a medicina sueca e a dos africanos :))
A mim, intuitivamente, parece-me que seria mais fácil para os africanos, mas posso estar completamente enganada. Há quem diga que o frio enrijece e os povos do norte constipam-se menos.
Mas aquela pele dos africanos parece-me mais forte....será?

Daí a minha questão: se houvesse uma total mistura de raças independentemente do continente de origem, a selecção natural acabaria com os loiritos de olhos inadaptados ao sol? :)

reb disse...

Voltando ao aparte da IP: "Na idade da pedra eramos mais justos que agora"
Ah, nem tenhas dúvidas. Nesse tempo, a hierarquia era natural: mandavam os mais fortes e talvez mais inteligentes, os mais aptos para comandar a tribo e defender todos.
Hoje manda o dinheiro. E como o dinheiro está na base do poder e gera a corrupção, esta hierarquia é mto mais injusta.
Hoje temos leis e, no entanto, todos sabemos que a justiça não é igual pra todos. As cadeias estão cheias de pobres que fizeram pequenos furtos. Os mais poderosos, os que cometem verdadeiros saques ou outros crimes de corrupção, podem até sujeitar-se a julgamentos-fantasma, mas poderão sempre pagar a bons advogados, que conhecem bem o sistema e, ou saem em liberdade, ou é-lhes aplicada uma pena insignificante.

Tão só, um Pai disse...

... embora existam uns exemplares resilientes de outras "pedras", nunca tive a oportunidade de comunicar com a malta das pedras a sério ... tendo em conta que, já na altura, também existiam canibais, acho que a vida teria um sentido de (in)justiça demasiado comestível para o meu gosto.
Sei lá, fico desconfortável quando, em vez de "ou matas ou morres", ouvisse um "ou comes, ou és comido".

reb disse...

Farto-me de rir com os comentários deste ts1pai :)))

reb disse...

Eu, então, associo a idade da pedra aos flintstones :)

Imagino aquelas famílias que viviam em casas de pedra, com carros de pedra e televisões de pedra :))

idadedapedra disse...

:)))) vocês são demais!
Eu lá me sentei aqui na minha camita com o portátil à frente, e comecei a ler os comentários... ía lendo e ía pensando a minha opinião sobre aquilo para depois me manifestar no fim sobre cada post...
cheguei ao fim, caguei-me a rir e pronto... passo ao tópico seguinte:)))

idadedapedra disse...

ai Rebzita, vou mais uma vez tentar explicar-te a selecção natural e a evolução genética.
Imagina o tempo em que ainda não havia humanos. Havia uns macacóides, talvez protótipos de humanóides. esses gajos, como os macacos actuais, tinham o polegar logo ao lado dos outros dedos.
Um dia, quando se estava a formar um novo ser, o óvulo quando se começou a dividir em várias células, houve ali um erro. O material genético ao reproduzir-se teve um engano (esses enganos acontecem milhares de vezes porque de uma célula inicial nós temos que formar milhões e milhões de células e por vezes nesse trabalho de cópia do núcleo, há um pequenino engano na sequência). Esse gajo nasceu diferente. Provavelmente os outros até gozavam com ele, porque o polegar dele estava mais para baixo e movia-se duma maneira esquisita, conseguia atingir a palma da mão e tocar nas pontas dos outros dedos. Coitado, era um malformado. Só que essa malformação permitiu que ele fosse muito habilidoso: agarrava muito melhor os objectos, conseguia manuseá-los, alterá-los... construía abrigos muito melhores, fazia armas para se defender e para caçar, muito mais eficazes. Esse gajito por isso tudo, viveu mais anos. Como viveu mais anos, reproduziu-se mais. os filhos dele também viveram mais anos e portanto também se reproduziram mais... e portanto o gene passou a ser muito comum, cada vez mais comum e acabou por ser esse gene que ficou nessa espécie e pronto.
Foi uma malformação que ajudou a adaptação ao ambiente e todas essas ganham em termos futuros.

idadedapedra disse...

agora, se os negros forem todos para os países nórdicos (hum, as nórdicas íam rejubilar:)), ou se todos os nósrdicos forem para áfrica, e se branquelas e pretos se misturassem completamente, actualmente, porque há protectores solares e aquecimentos centrais e etc etc, já não é tão importante as características genéticas... a mistura irá provavelmente dar num meio termo entre branco e preto...
Porque é que os nórdicos são tãp brancos eu não sei, mas hei-de perceber

reb disse...

Se uma comunidade negra fosse transferida pra uma vila sueca, e não hovuesse cruzamentos com brancos, ao fim de 3 ou 4 gerações continuariam a ter caracolinhos, apesar de não lhes servirem para nada?

Tão só, um Pai disse...

Reb, a resposta será, "depende", de haver, ou não, na farmácia local, um bom stock de restaurador olex:)

reb disse...

lololllllllllllllllll

Parto-me a rir com este pai :)))))

idadedapedra disse...

:)))))

reb disse...

eu julgava que olex era uma tinta para o cabelo:)

mas IP, qdo saires do planeta SPM, please responde-me a esta dúvida... :)

reb disse...

Cientista, qto tempo demora o teu SPM?
É que nos anda a faltar a tua visão mais concentrada/menos dispersa dos assuntos :)

idadedapedra disse...

bolas, espero que acabe já amanhã, senão bato em alguém

idadedapedra disse...

qual dúvida? Para que serve o restaurador olex?

reb disse...

lolol, essa tb é uma dúvida que tenho: se é restaurador, restaura o q? :)
mas a outra dúvida é: se viverem durante vários anos na suécia e nunca se cruzarem com brancos, esses negros manterão a carapinha, ou os miúdos passarão a nascer com cabelo menos potente, uma vez que já não precisam de protecção para o sol?
Vem na linha de dizeres que, com a selecção natural, o polegar propagou-se....mas tb se vão perdendo coisas: dentes caninos, etc.
Então e os caracoletas? :)

Tão só, um Pai disse...

Restaurador olex? A pub (licidade) dizia qualquer coisa como "não é normal ver um preto com carapinha branca ou um branco de carapinha" (na altura, o Marco Paulo ainda não era "artista"). Também havia um gajo como eu, todo "platinado", que ia a um guichet, onde, sorridente, comunicava que se ia candidatar ao emprego. A funcionária olhava-o, no cabelo, com um ar descrente (a nossa linguagem corporal também se manifesta por sinais exteriores do corpo, não controlados pelas nossas acções conscientes ou subconscientes), dizia qualquer coisa como "só aceitamos candidatos até 30 anos", o "rapaz" respondia, "mas eu tenho 30 anos", ao que a senhora lhe retorquia, meio desconfiada, meio incomadada pela insistência, "pois olhe, não parece ... e já estamos servidos". O homem ia-se embora com uma expressão tristonha, após o que se seguia a descrição das vantagens do restaurador olex.

idadedapedra disse...

se a selcção natural ainda actuasse e se houvesse vantagem em ter cabelos lisos naquele determinado habitat, iriam perdendo os caracolinhos concerteza

Tão só, um Pai disse...

:):):):) não posso deixar de sorrir, perante a preoocupação analítica do "pêlo" ... :):):) ... se os animais dos climas frios são tão peludos, porque não o são, também, os povos nórdicos?

idadedapedra disse...

pois, também não sei... provavelmente porque não precisam de pelos há muitos anos porque se agasalham com roupa e os animais não.
Mas realmente não faço a mínima ideia porque é que os nórdicos são deslavados, sem pelos, olhos claros... um dia investigo isso, mas só depois da fase M, porque pensar em estudar agora irrita-me :)